Sobreiro: natureza selvagem do Rio do Cuco à aldeia de José Franco

Photo ofSobreiro: natureza selvagem do Rio do Cuco à aldeia de José Franco Photo ofSobreiro: natureza selvagem do Rio do Cuco à aldeia de José Franco Photo ofSobreiro: natureza selvagem do Rio do Cuco à aldeia de José Franco

June 26, 2021
June 2021

near Sobreiro, Lisboa (Portugal)

Passeio fácil e tranquilo pela terra dos limões, o Sobreiro. A tranquilidade que envolvia o Rio do Cuco, a frescura sentida e o chilrear da passarada, fazem-nos crer que o passeio decorre em ambiente selvagem. Mas estamos a 5min, de carro, dos centros urbanos da Ericeira e Mafra. Esta sensação só é possível porque estas encostas, outrora totalmente cultivadas, foram abandonadas por falta de rentabilidade económica da agricultura, feita à força de braços. O pão com chouriço e a sangria da aldeia típica do José Franco coroaram este agradável passeio.

Rio do Cuco

Nasce na Tapada Militar, outrora a primeira Tapada ou tapada do convento, usada pelos frades para produzir os alimentos necessários à vida do convento. Desagua na praia da Ribeira d'Ilhas

A subir do Rio do Cuco em direção às Achada.

Sobreiro

O rendilhado de casas, quintais, limoeiros e culturas horticulas é demonstrativo da intensidade que a agricultura já teve nesta região.

Adega da aldeia José Franco

Os vários tipos de pão, broas e pão com chouriço estão à venda desde as 08H00. Da padaria descemos à adega e com um copinho de sangria o pão com chouriço caiu muito bem.