Activity

Rota da Água

Download

Trail photos

Photo ofRota da Água Photo ofRota da Água Photo ofRota da Água

Author

Trail stats

Distance
2.31 mi
Elevation gain
148 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
262 ft
Max elevation
372 ft
TrailRank 
17
Min elevation
177 ft
Trail type
One Way
Moving time
39 minutes
Time
50 minutes
Coordinates
591
Uploaded
May 11, 2022
Recorded
May 2022
Be the first to clap
Share

near Alcácer do Sal, Distrito de Setúbal (Portugal)

Viewed 58 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofRota da Água Photo ofRota da Água Photo ofRota da Água

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 321 ft
Photo of1- Cisterna Romana

1- Cisterna Romana

As cisternas ou reservatório de armazenamento serviriam para o aproveitamento de águas pluviais. Identificada na década de oitenta, esta cisterna romana apresenta o seu interior forrado com opus signinum e seria coberta por uma abóbada da qual resta o respetivo arranque.

PictographWaypoint Altitude 339 ft
Photo of2- Arca de Água e Poço Velho

2- Arca de Água e Poço Velho

Desde inícios do século XVIII que encontramos referências bibliográficas sobre o Poço Velho. A área onde se situa tinha o nome de Vale da Cruz do Cano no século XVIII. Faria a ligação do abastecimento de água através de uma série de túneis à Fonte Nova e a fonte que fica no Palácio dos Salemas.

PictographWaypoint Altitude 222 ft
Photo of3- Arca de Água dos Telheiros Photo of3- Arca de Água dos Telheiros

3- Arca de Água dos Telheiros

Construída em meados do século XIX, serviria para abastecer a população de Alcácer do Sal. A água vem desde a mina de água de Rio dos Clérigos.

PictographWaypoint Altitude 199 ft
Photo of4- Fonte do Passeio Photo of4- Fonte do Passeio

4- Fonte do Passeio

Obra construída em meados do século XIX numa área de expansão da cidade, numa zona considerada chique para a época, junto à entrada para Évora. Nesse mesmo século é criado o jardim público, ainda hoje aí existente, assim como era tradição os assalariados rurais escolherem este ponto antes de irem trabalhar para os campos. É abastecida pela água que corre desde a Mina de Água do Rio dos Clérigos.

PictographWaypoint Altitude 207 ft
Photo of5- Fonte do Chafariz Photo of5- Fonte do Chafariz Photo of5- Fonte do Chafariz

5- Fonte do Chafariz

Desconhecemos em que ano terá sido delineada e concluída esta obra, contudo a existência de um painel de azulejos com a data de 1597, reinado de D. Filipe I de Portugal permite supor que a obra foi concluída nesses anos. Sabe-se, contudo, que a água é trazia por túneis vindos da Fonte Nova situada numa rua mais acima.

PictographWaypoint Altitude 195 ft
Photo of6- Fonte do Solar dos Salemas Photo of6- Fonte do Solar dos Salemas

6- Fonte do Solar dos Salemas

Situada no Solar dos Salemas, este edifício foi mandado edificar por Rui Salema, por volta de 1525. Durante a sua recuperação na primeira metade do século XVIII, terá sido construída esta fonte. No pátio existe uma fonte de parede, com tanque em mármore e um golfinho, em cujo espaldar se pode ler a data de 1762. A água que a abastecia provinha da arca de água do Poço Velho, situada a cerca de 1,5 km, que no seu trajeto abastecia igualmente o Hospital Velho da Misericórdia, e terminava no Solar.

PictographWaypoint Altitude 260 ft
Photo of7-Fonte Nova

7-Fonte Nova

Segundo Cardoso em 1747 a fonte e tanque anexo já existiam. A sai designação tem a ver com o fato de a fonte ter sido renovada no início do século XVIII, sendo por esta razão anterior a esta data, quiçá do século XVII. É abastecida pela água que vem do Poço Velho.

Comments

    You can or this trail