Activity

Praia do Campeche (Florianópolis/SC)

Download

Trail photos

Photo ofPraia do Campeche (Florianópolis/SC) Photo ofPraia do Campeche (Florianópolis/SC)

Author

Trail stats

Distance
3.76 mi
Elevation gain
3 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3 ft
Max elevation
25 ft
TrailRank 
30
Min elevation
0 ft
Trail type
One Way
Moving time
one hour 13 minutes
Time
4 hours 41 minutes
Coordinates
871
Uploaded
December 27, 2019
Recorded
December 2019
Be the first to clap
Share

near Campeche, Santa Catarina (Brazil)

Viewed 193 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPraia do Campeche (Florianópolis/SC) Photo ofPraia do Campeche (Florianópolis/SC)

Itinerary description

Praia do Campeche
A Praia do Campeche é muito frequentada por surfistas e kitesurfistas, devido às características do mar e vento, e pela galera jovem, principalmente na região do Riozinho. Mas também recebe várias famílias por conta da grande disponibilidade de hospedagem. Na realidade, é uma das praias mais ecléticas e democráticas da Ilha.
A praia do Campeche não apresenta nenhum marco divisório físico que a separe de suas vizinhas, a Praia da Joaquina, ao norte, e a Praia do Morro das Pedras, ao sul. Ela inicia nas proximidades da Lagoinha Pequena, considerado o limite sul da Praia da Joaquina, e finaliza no canto norte da Praia do Morro das Pedras. Por não existirem limites entre as três praias, dá para passear à vontade, caminhando ou pedalando, por vários quilômetros de areia dessa imensa praia da costa leste.


Nome Campeche: Existem duas versões para o nome Campeche. A primeira, é mais elegante, remete a um visitante ilustre e frequente da região, o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry. A lenda que ficou é que o nome Campeche provém do apelido francês que o visitante costumava chamar o lugar: Campo de pesca, ou seja, Champ et Pêche.
Porém, como a ilha em frente a praia já tinha este nome desde o século anterior, historiadores afirmam que ele provém de um vegetal chamado pau-campeche (Hematoxylon campechianum) da família das Fabraceae, utilizado como planta medicinal e para tinturaria de mesmo nome que, a exemplo do pau-brasil, foi muito procurada no início da colonização.
27.01.2019

Orientações:
Lembrem-se: NÃO FAÇA FOGUEIRAS: Ao acampar as fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais.
Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando.
EVITE ao máximo FUMAR e, se o fizer, sobretudo não descarte suas bitucas no caminho - bituca também é LIXO, apague-as com água e traga junto com o seu lixo. 
Muita atenção ao horário de retorno (variável de acordo com a estação), leve SEMPRE lanterna e baterias sobressalentes.   
Confira a previsão climática mas mantenha-se preparada para uma mudança repentina do clima.
Para sua segurança mantenha pessoas informadas sobre o seu cronograma antes de sua saída.
Sempre hidrate-se e coma bem: Água e comida são fatores que determinam a nossa existência e na trilha eles são ainda mais importantes. Crie o hábito de beber água pontualmente, mesmo que você ainda não esteja sentindo sede. Aliás, a própria sede já é um sinal de desidratação. A comida também. Alimente-se bem antes de ir e faça o cálculo de calorias e nutrientes necessários e que devem ser consumidos ao longo do dia.
Lembre-se: em ambientes naturais há riscos de diversos acidentes e a fadiga pode favorecê-los, por isso a grande importância de respeitar a si mesmo.
NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas recolha o lixo que encontrar se for possível.
 
Toda trilha possui seu esforço é importante conhecer seus limites.
A felicidade verdadeira deve ser compartilhada!
Respeite a natureza! Preservemos a beleza natural do mundo.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 9 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

Comments

    You can or this trail