Activity

PR7 EPS Caminho dos Mareantes

Download

Trail photos

Photo ofPR7 EPS Caminho dos Mareantes Photo ofPR7 EPS Caminho dos Mareantes Photo ofPR7 EPS Caminho dos Mareantes

Author

Trail stats

Distance
3.5 mi
Elevation gain
161 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
125 ft
Max elevation
57 ft
TrailRank 
53 4.7
Min elevation
2 ft
Trail type
Loop
Coordinates
115
Uploaded
December 27, 2011
Recorded
December 2011
  • Rating

  •   4.7 2 Reviews
Share

near Esposende, Braga (Portugal)

Viewed 6456 times, downloaded 134 times

Trail photos

Photo ofPR7 EPS Caminho dos Mareantes Photo ofPR7 EPS Caminho dos Mareantes Photo ofPR7 EPS Caminho dos Mareantes

Itinerary description

ESTE PERCURSO ENCONTRA-SE EM MONITORAMENTO. PEDIMOS QUE O FAÇA COM RECURSO A EQUIPAMENTO DE GEOLOCALIZAÇÃO POIS PODERÁ HAVER ALGUMA AUSÊNCIA DE MARCAÇÃO.
OBRIGADO.

THIS ROUTE IS IN MONITORING. WE REQUIRE YOU TO DO IT WITH RESOURCE THE GEOLOCALIZATION EQUIPMENT BECAUSE THERE MAY BE ANY ABSENCE OF MARKING.
THANK YOU.


Trata–se de um percurso pedonal a partir da estátua do monarca D. Sebastião, da autoria de Lagoa Henriques, e que tem destaque na Capela dos Mareantes da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Esposende (séc. XVI), capela que dá o mote para o percurso e serviu de inspiração para o nome do itinerário.

O percurso explica o urbanismo e a expansão de Esposende, de Vila marinheira a Cidade destino turístico.


Ficha Técnica:

Entidade Promotora: Câmara municipal de Esposende
Localização do Percurso: cidade de Esposende
Tipo de Percurso: Pequena Rota, circular
Âmbito do Percurso: urbano, Histórico, Paisagístico e Natural
Ponto de Partida: Praça D. Sebastião
Ponto de Chegada: Praça D. Sebastião
Distância Percorrida: 5.6 km
Duração do Percurso: 2h00m
Grau de Dificuldade: Fácil
Cota Mínima Atingida: 1m (Av. Eng. Arantes e Oliveira)
Cota Máxima Atingida: 17m (Rua das Dunas, junto à praceta)
Pontos de interesse: Estátua de D. Sebastião, Cap. do Sr. dos Aflitos, Museu Mun. de Esposende (Teatro-Club de Esposende), Pelourinho, Fórum Mun., Biblioteca Mun. Manuel Boaventura, busto de Correia de Oliveira, Ig. da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, cap. do Sr. dos Mareantes, Ed. dos Paços do Concelho, Palacete Nélia, Ig. Matriz de Esposende, busto Rodrigues Sampaio, Ig. e Cruzeiro de S. João, Hosp. Valentim Ribeiro, Parque Natural do Litoral Norte, Praia de Suave Mar, Foz do rio Cávado, Farol de Esposende, Forte de S. João Baptista, Edifício do Centro Marítimo de Esposende, Monumento ao Homem do Mar.
Época Aconselhada: todo o ano
Cartografia: Carta Militar de Portugal - Instituto Geográfico do Exército, escala de 1:25 000, nº 68.
Material necessário/recomendado: sapatilhas/ e roupa adequada a caminhar e às condições climáticas do dia.

View more external

Waypoints

PictographCar park Altitude 0 ft

Início do roteiro

Trata–se de um percurso pedonal a partir da estátua do monarca D. Sebastião, da autoria de Lagoa Henriques, e que tem destaque na Capela dos Mareantes da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Esposende (séc. XVI), capela que dá o mote para o percurso e serviu de inspiração para o nome do itinerário.

O percurso explica o urbanismo e a expansão de Esposende, de Vila marinheira a Cidade destino turístico.

Percurso é de dificuldade baixa e com uma distancia aproximada de 5.6km.

Cidade de Esposende.

A elevação de Esposende a Vila remonta a 19 de Agosto de 1572, durante o reinado de D. Sebastião (1554-1578). Em 16 de Dezembro de 1886 adquiriu a categoria de julgado Municipal e em 27 de Outubro de 1898 a de Comarca Municipal. Foi após o período áureo da arte de marear, decorrido entre as centúrias de XIV e de XV, que Esposende conheceu o auge – entre os séculos XVI e XVIII – através do comércio marítimo e da construção naval.

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofEstátua de D. Sebastião

Estátua de D. Sebastião

Na Praça D. Sebastião, em frente às Piscinas Foz do Cavado, encontra-se a estátua de D. Sebastião.

A 19 de Agosto de 1572, o rei D. Sebastião concedeu foral à Vila de Esposende. Na comemoração do IV centenário desse momento tão significativo para Esposende, a Câmara Municipal decidiu erigir um monumento em memória do monarca, na praça de seu nome.
 
Esta estátua, da autoria de Lagoa Henriques serve de referência ao princípio e fim do Caminho dos Mareantes

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofCapela do Senhor dos Aflitos

Capela do Senhor dos Aflitos

No Largo Comandante Carlos de Oliveira Martins, fronteiro ao Dr. Fonseca Lima encontra-se a pequena capela do Senhor dos Aflitos.

A capela tem uma planta rectangular, com a fachada voltada a poente. A frontaria ostenta um frontão triangular, encimado por uma cruz trilobada assente num plinto. Os pináculos laterais são de base rectangular.

Após estas visitas, deslocando-nos através da Rua Barão de Esposende e do Largo Marquês do Pombal, chegamos a um outro largo, o do Pelourinho. Antes, passaremos pelo Edifício do Teatro Club, que alberga actualmente o Museu Municipal de Esposende.

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofMuseu Municipal de Esposende

Museu Municipal de Esposende

O Museu Municipal de Esposende está instalado num edifício dos princípios do século XX, à época o Teatro-Club de Esposende, que saiu do traço do arquitecto Ventura Terra.

PictographPhoto Altitude 66 ft
Photo ofPelourinho

Pelourinho

O pelourinho de Esposende terá tido lugar defronte da Câmara Municipal, até 1925, quando o estado de degradação em que se encontrava obrigou a que fosse reconstruído no local onde o pode agora observar. Trata-se de um interessante exemplar deste símbolo do poder concelhio.

Através da rua Narciso Ferreira, alcança-se o Largo Sacadura Cabral, local onde se implanta o Forum Municipal Rodrigues Sampaio (edifício do antigo Grémio da Lavoura de Esposende).

PictographPhoto Altitude 0 ft

Fórum Municipal Rodrigues Sampaio

O edifício do antigo Grémio da Lavoura de Esposende datado do séc. XVIII, hoje transformado num moderno edifício , apresenta ainda na sua fachada elementos compositivos de remate em cantaria bastante cuidados – cunhais, cornija e envasamento.

Hoje, apresenta-se reformulada e alberga o Forum Municipal.

O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio distinguiu-se na categoria “Reabilitação urbana”, sendo que, na apreciação das intervenções apresentadas a concurso e consoante as linhas em causa, o júri pondera a extensão da reabilitação, a valorização da qualidade da paisagem urbana, a interligação funcional com os espaços e valores naturais e culturais existentes e a compatibilização da intervenção com os demais usos na área urbana de influência. Constituem também elementos de avaliação a imagem e modelo organizacional adoptado, as técnicas e a racionalidade construtiva, integrando valores de caracterização local e aplicando soluções, tecnologias e materiais amigos do ambiente que reduzam o consumo de energia, bem como o garante da acessibilidade e mobilidade na utilização do espaço público e do espaço edificado e a apropriação pelos utilizadores.

Localizado no Largo Sacadura Cabral, na cidade de Esposende, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio foi construído a partir da reabilitação do edifício do antigo Grémio da Lavoura, considerado um imóvel emblemático para a cidade e para o concelho. Neste sentido, foram preservadas as características das fachadas norte e poente do imóvel, assim como a entrada principal e a escadaria em pedra do séc. XVIII, tendo sido criado um jardim na envolvente do imóvel.

Ao nível do rés-do-chão, o edifício dispõe de um gabinete para o Presidente da Assembleia Municipal, um auditório com capacidade para 40 lugares sentados, mais 7 lugares para deficientes, e sanitários. No 1.º piso, existe uma sala de reuniões e o balcão da sala de assembleia com capacidade para 32 lugares sentados afectos ao público. Este equipamento, inaugurado a 14 de Novembro de 2009, além de constituir a sede da Assembleia Municipal de Esposende, serve também de palco à realização de outros eventos, nomeadamente iniciativas de âmbito cultural, como conferências, seminários ou pequenos concertos.

A partir da rua Dr. José Manuel Oliveira chega-se à Biblioteca Municipal, para onde deverá dirigir-se.

PictographPhoto Altitude 66 ft
Photo ofBiblioteca Municipal Manuel Boaventura

Biblioteca Municipal Manuel Boaventura

Tendo como suporte físico a denominada Casa do Arco, a Biblioteca Municipal ocupa um conjunto de outros dois edifícios datáveis dos séculos XVI e XVIII. Aqui se guarda para consulta todo o acervo documental acerca da história e tradição deste concelho.

Quem ascende pela Rua da Senhora da Saúde, desde a Praça do Município, e ultrapassa a estrada Porto-Viana do Castelo (EN 13), repara num souto arborizado onde se implanta a Capela da Senhora da Saúde.

PictographPhoto Altitude 66 ft
Photo ofIgreja da Misericórdia e Capela do Senhor dos Mareantes

Igreja da Misericórdia e Capela do Senhor dos Mareantes

A igreja da Misericórdia faz parte de um complexo de edifícios que inclui também a Casa da Misericórdia, cuja confraria foi instituída em 1595.

O templo actual data de 1893, conforme uma inscrição existente no seu interior.

No interior da Igreja da Misericórdia, está construída a Capela do Senhor dos Mareantes. Trata-se de uma capela de características excepcionais, classificada como Monumento Nacional.

Numa das extremidades desta praça, poderemos apreciar o busto do poeta António Correia de Oliveira, da Casa de Belinho, em Antas.

PictographPhoto Altitude 66 ft
Photo ofBusto do poeta António Correia d'Oliveira

Busto do poeta António Correia d'Oliveira

O poeta António Correia d'Oliveira era natural de São Pedro do Sul, onde nasceu no ano de 1878.

Em 1912, por casamento com uma senhora de família proprietária em Belinho, veio viver para a Quinta das Rosas. Aí permaneceu até à morte, em 1960.

Grande poeta neogarrettista, foi um dos cantores do Saudosismo, juntamente com Teixeira de Pascoaes e outros. Ligado aos movimentos culturais do Integralismo Lusitano e da revista Águia, Atlântida, Ave Azul e Seara Nova.

Convictamente monárquico, transforma-se num dos poetas oficiosos do Estado Novo, com inúmeros textos escolhidos para os livros únicos de língua portuguesa do sistema de ensino primário e secundário.

Foi o primeiro Português a ser nomeado para o prémio Nobel em 1933, sendo o português com maior número de nomeações (15)

A ladear a face norte desta praça, irá encontrar um edifício. Aqui encontra-se a Câmara Municipal de Esposende.

PictographPhoto Altitude 66 ft
Photo ofEdifício dos Paços do Concelho

Edifício dos Paços do Concelho

O edifício dos Paços do Concelho, de origem setecentista, sofreu remodelações ao longo dos anos que lhe conferiram o aspecto actual. A galeria térrea composta em arcaria que faz a ligação entre a rua 1.º de Dezembro e o Largo Fonseca Lima, é de apreciável valor.

Na rua 1º de Dezembro, também conhecida como “rua direita”, poderemos dar largas ao nosso espírito consumista e adquirir uma recordação numa das lojas da artéria comercial mais movimentada da cidade. Um verdadeiro centro comercial ao ar livre.

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofPalacete de Valentim Ribeiro

Palacete de Valentim Ribeiro

O Palacete de Valentim Ribeiro da Fonseca, na rua 1.º de Dezembro, trata se de um edifício estilo Arte Nova, mandado construir no início do século XX, por Valentim Ribeiro da Fonseca.

Após a rua “Direita”, já no Largo Rodrigues Sampaio, é a morada da actual Igreja Matriz.

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofIgreja Matriz de Esposende

Igreja Matriz de Esposende

A igreja matriz é um edifício de meados do século XVI, como muitos dos monumentos de Esposende. Sofreu já alterações e restauros posteriores, mas o conjunto denota claramente a sua origem cronológica.

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofEstátua a António Rodrigues Sampaio

Estátua a António Rodrigues Sampaio

Neste Largo Rodrigues Sampaio, detemo-nos para apreciar a estátua a António Rodrigues de Sampaio, nascido em Mar, em inícios do séc. XIX.

Foi jornalista e um dos conceituados políticos do séc. XIX, chegando a ministro do reino e a seguir primeiro-ministro.

Sua obra é vasta e seus esforços tiveram como alvo a instrução do povo português e promoveu a descentralização administrativa.

PictographPhoto Altitude 66 ft

Loja de Turismo de Esposende - TPNP, ER.

Largo Rodrigues Sampaio, 47
4740-218 Esposende
253 961 354
Website: www.portoenorte.pt

PictographPhoto Altitude 66 ft
Photo ofCapela e Cruzeiro de S. João Baptista

Capela e Cruzeiro de S. João Baptista

A capela de S. João data da segunda metade do século XVII, bem como o interessante cruzeiro que podemos encontrar bem perto.

Vire para nascente até à Av. Dr. Henrique Barros Lima, seguindo para norte em direcção ao Hospital Valentim Ribeiro da Fonseca. Nesse percurso, vá pela direita e assim poderá apreciar a bela arquitectura da casa do Dr. Vale Lima.

PictographPhoto Altitude 0 ft

Hospital Valentim Ribeiro

O edifício deste Hospital saiu do risco do Arquitecto Ventura Terra, nos inícios do século XX, ainda sob o regime monárquico.

Prossigamos o percurso, através da Marginal (Av. Eng. Arantes e Oliveira), à margem do estuário do Cávado, com uma esplêndida vista sobre as suas águas, até à Praça das Lampreias.

PictographPanorama Altitude 66 ft
Photo ofFoz do rio Cávado

Foz do rio Cávado

A reunião do rio Cavado como Mar é um espectáculo que merece algum tempo de observação e de enlevo...

O Rio vai-se espraiando no estuário, numa curva lenta em direcção ao Atlântico. Está protegido a poente pelo Ofir e a nascente pelas terras de Esposende. Aquela fita de água dirige-se ininterruptamente para o seu final, mergulhando nas águas do grande Oceano.

Mesmo no final do estuário do Cavado há bons locais para admirar esta paisagem de uma beleza inconfundível: um bar, com a sua esplanada, ou um passeio pela marginal, arranjada para isso mesmo, onde o deambular de bicicleta ou a pé apetece, nos fins-de-tarde cálidos de Verão, ou num dia mais agreste de Outono...

A morte da água Ruy Belo, in Obra poética, I, 1984, p.182

Um dos passeios que mais gosto de dar é ir a Esposende ver desaguar o Cávado. Existe lá um bar apropriado para isso. Um rio é a infância da água. As margens, o leito, tudo a protege. Na foz é que há a aventura do mar largo. Acabou-se qualquer possível árvore genealógica, visível no anel do dedo. Acabou-se mesmo qualquer passado.

É o convívio com a distância, com o incomensurável. É o anonimato. E a todo o momento há água que se lança nessa aventura. Adeus margens verdejantes, adeus pontes, adeus peixes conhecidos. Agora é o mar salgado, a aventura sem retorno, nem mesmo na maré-cheia. E é em Esposende que eu gosto de assistir, durante horas, a troco de uma imperial, à morte de um rio que envelheceu a romper pedras e plantas, que lutou, que torneou obstáculos. Impossível voltar atrás. Agora é a morte. Ou a vida.

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofForte S. João Baptista

Forte S. João Baptista

O forte de S. João Baptista ergue-se junto à foz do Cavado, no limiar do rio e do mar.

É um edifício de origens seiscentistas, mandado erigir por D. Pedro II, mas que viu a sua construção prologar-se pela centúria seguinte.

Foi parcialmente desmantelado aquando da instalação do farol e também quando decorreram as obras de enrocamento da barra do Cávado.

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofFarol de Esposende

Farol de Esposende

Em 1866 foi instalado na barra do Cavado, junto ao Forte de São João Baptista, uma luz de porto constituída por um farolim lenticular montado num candelabro de ferro e alimentado a petróleo, cujo alcance rondava as 7/8 milhas. Manteve-se um farolim de luz fixa, vermelha, assente numa estrutura metálica até 1925, ano em que começou a funcionar o farol assente num torre de ferro encomendado em 1922 à Casa Barbier, Bénard & Turenne.

O aparelho óptico foi substituído em 1926 por um reflector catadióptrico, pese embora utilizasse, ainda, como fonte luminosa, um candeeiro de petróleo. Em 1938, o farol era então alimentado por energia eléctrica da rede pública de distribuição, o que permitiu a substituição do sinal luminoso fixo para relâmpagos, permitindo um alcance de cerca de 22 milhas. Mais tarde retirou-se o antigo sinal sonoro da plataforma principal e instalou-se uma estrutura autónoma junto ao mar.

Em 1980, o equipamento luminoso foi substituído por um sistema monobloco rotativo de painéis de ópticas seladas, com sistema de reserva e fonte de alimentação que lhe garantiam um alcance de 21 milhas e a independência quase total à intervenção humana. No ano de 1994 realiza-se uma intervenção geral na estrutura metálica da torre e instala-se a plataforma que sustentava as trompas de ar do sinal sonoro, outrora existente. A óptica rotativa acrílica actual de 400 milímetros de diâmetro substituiu o sistema de monobloco existente em 1980.

O Farol é constituído por uma torre cilíndrica vermelha em ferro com uma altura de 15 metros, assente numa base de cimento e rematada no topo por uma lanterna alcance de 20 milhas náuticas. Em anexo pode-se observar o edifício de 2 andares, construído com aparelho granítico do forte e que serviu de alojamento aos faroleiros.

PictographPhoto Altitude 66 ft
Photo ofCentro Marítimo de Esposende (Edifício de Socorros a Náufragos)

Centro Marítimo de Esposende (Edifício de Socorros a Náufragos)

edifício recuperado pelo Forum Esposendense.

Encontram-se os seguintes serviços:

R/C – Instituto de Socorros a Náufragos

1º andar

Espaço museológico

2º andar

Sede do Forum Esposendense

Redacçãoo do Jornal Farol de Esposende

Biblioteca Marítima

Auditório do Forum Esposendense

Torreão – Local de visita e colocação de sinais

PictographPhoto Altitude 66 ft
Photo ofPiscinas Foz do Cávado

Piscinas Foz do Cávado

As Piscinas Foz do Cávado encontram-se integradas num complexo de lazer, na cidade de Esposende entre a marginal e a margem direita do rio Cávado.

Mais informações em: http://www.esposende2000.pt/site.php?Tipo=1&IDPag=3941

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofMonumento ao Homem do Mar

Monumento ao Homem do Mar

Homenagem que simboliza o esforço das populações ligadas ao mar, através da cosntrução naval e pesca.

PictographPhoto Altitude 0 ft

Estádio Padre Sá Pereira

Estádio Padre Sá Pereira

PictographCar park Altitude 0 ft

Parque de Estacionamento

Parque de Estacionamento

PictographCar park Altitude 0 ft

Parque de Estacionamento

Parque de Estacionamento

Comments  (2)

  • Photo of claudiavcvc
    claudiavcvc Oct 1, 2020

    I have followed this trail  View more

    Excelente combinação entre natureza e centro urbano

  • rui.stx Feb 18, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    Passeio agradável

You can or this trail