PR5 MCN - Caminhos de Canaveses

June 27, 2023
June 2023

near Sobre Tâmega, Porto (Portugal)

Percurso circular realizado na freguesia de Sobretâmega (concelho de Marco de Canaveses), com início e fim junto ao Parque Fluvial do Tâmega, no dia 27 de junho de 2023.
Trata-se de um percurso fácil e sem dificuldades técnicas, e que pode ser feito em 1h40 (mais ou menos). Começa-se em caminhos de terra batida, que fazem parte do parque fluvial, seguindo depois por uma zona de mato; a seguir percorre-se várias ruas em paralelo e estradas, em zonas rurais, pouco habitadas e sem grandes motivos de interesse. Depois desce-se novamente e, ao chegar aos 5,3 km, encontramos a ponte medieval dos Asnos, a precisar de alguma limpeza e trabalhos de manutenção. Um quilómetro depois, chegamos à aldeia de Canaveses, por onde passa uma antiga estrada romana (Tamacana Via). Na aldeia podemos também ver o seu principal largo, o Terreiro do Santo, onde sobressai a Casa da Palmatória e a Casa Grande com a sua capela senhorial, bem como a Capela de S. Sebastião. Algumas destas casas estão, infelizmente, em estado de ruína e ao abandono.
Depois fazemos um quilómetro nas bermas de uma estrada nacional; há quem se queixe de ser pouco seguro, mas pareceu-me uma estrada com pouco trânsito. O objetivo deste desvio é ver as Caldas de Canaveses (estância termal, atualmente em obras) e a Casa da Ribeira (um solar do séc. XVIII, com capela setecentista, usado atualmente para turismo e eventos).
Este PR5 Caminhos de Canaveses é um percurso simples, acessível, mas alguns pontos estão sem sinalização e as placas que indicam o percurso encontram-se um pouco degradadas e a precisar de substituição. Ainda por cima há zonas em que este percurso se sobrepõe com um percurso de grande rota (assinalado com risca branca e vermelha), o que pode induzir em erro. Os pontos de interesse estão quase todos concentrados nos últimos três quilómetros:
- Parque fluvial do Tâmega e Igreja de Santa Maria de Sobretâmega (início / fim do percurso);
- Ponte dos Asnos (ao km 4,7), sobre o rio Paçô;
- aldeia de Canaveses, por onde passava a Tamacana Via (ao km 5,1);
- Hotel Palácio de Canaveses (Caldas de Canaveses - ao km 6,1);
- Casa da Ribeira (ao km 6,7).