Activity

PR 'De São Miguel ao Funchal'

Download

Trail photos

Photo ofPR 'De São Miguel ao Funchal' Photo ofPR 'De São Miguel ao Funchal' Photo ofPR 'De São Miguel ao Funchal'

Author

Trail stats

Distance
8.16 mi
Elevation gain
1,693 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,693 ft
Max elevation
1,388 ft
TrailRank 
47 2.7
Min elevation
1,388 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 37 minutes
Coordinates
1776
Uploaded
March 29, 2015
Recorded
March 2015
  • Rating

  •   2.7 3 Reviews
Be the first to clap
3 comments
Share

near Alcainça Grande, Lisboa (Portugal)

Viewed 2149 times, downloaded 60 times

Trail photos

Photo ofPR 'De São Miguel ao Funchal' Photo ofPR 'De São Miguel ao Funchal' Photo ofPR 'De São Miguel ao Funchal'

Itinerary description

O propósito desta partilha é dar a conhecer um novo e belo percurso pedestre "De São Miguel ao Funchal" situado nos territórios das uniões de freguesias da Malveira-Alcainça, Venda do Pinheiro-Santo Estêvão da Galés e Cheleiros-Igreja Nova, Concelho de Mafra.

Existem três pontos possíveis de partida para este percurso pedestre: a Igreja de Alcainça, a Padaria Adelaide na Avessada e o Apeadeiro desativado da linha do Oeste de Alcainça-Moinhos para o caso que queiram deslocar-se de comboio sendo para isso necessário que contactem a CP para uma paragem extraordinária.

Uma das alternativas é começar o percurso pedestre junto à Igreja (séc. XII) de São Miguel de Alcainça (https://goo.gl/maps/tA2VC 38.91971377 -9.28985775) sendo eventualmente possível visitar à mesma e o estacionamento será no próprio adro.

Começamos por subir em direção a Alcainça Grande e deixando esta para trás, iremos circundar o Alto das Comeras.
Mais tarde, atravessaremos a estrada nacional 116, que liga Mafra à Malveira, em direcção ao apeadeiro desativado da CP, Alcainça-Moinhos, passando antes por uma antiga ponte sobre um ribeiro.
Atravessando a linha do Oeste, começamos a subir em direção à Quinta das Pegas por um antigo caminho carreteiro recentemente e arduamente reaberto (agradeço a simpatia do Sr. Ribeiro ter disponibilizado as máquinas para o efeito) e caminhando ao redor da Serra do Funchal passamos junto ao Picadeiro da Quinta do Brejo. Seguidamente chegamos às Quintas e a Avessada. Aqui e sendo já horas de comer qualquer coisa, vamos à Padaria/Café Adelaide (https://goo.gl/maps/9LC6b 38.91078783 -9.26131368) que coze a lenha uns maravilhosos e variados pães com leitão, azeitonas, alheira, entremeada, chouriço, torresmos normais ou picantes, bifana, queijo e fiambre, entre outros. Além de também das suas broas deliciosas, bebidas e cafés, por isso e para quem assim desejar, nem terá de levar o lanche habitual.
Já reconfortados, retomamos a nossa caminhada onde passaremos ao lado do Picadeiro da Quinta da Anta em direcção ao cabeço do Funchal, onde subiremos aos 476m e de onde podemos usufruir de uma bela vista sobre a região.
Descendo, passamos primeiro pelo vilarejo do Funchal, chegando seguidamente à povoação de Moinhos, não sem antes ter atravessado a sua passagem de nível da Linha do Oeste.
Subindo ligeiramente, vamos contornando o Cabeço de Alcainça até finalmente chegar ao nosso ponto de partida, ou seja, a Igreja de Alcainça.


Percurso Circular:
- Grau de dificuldade: 3 (numa escala de 1 a 5)
- Distância: cerca de 8 ou 14 Km pois é possível fazer só metade do percurso tanto do lado de Alcainça como da Avessada. O ponto de retorno é onde o percurso praticamente se junta fazendo como que uma espécie de oito.
- Para todos aqueles que queiram ficar para jantar depois da caminhada recomenda-se o restaurante São Miguel (https://goo.gl/maps/AEAjD 38.92195707 -9.29613948) – Alcainça Pequena.
- Grupo dedicado sobre o percurso pedestre: https://www.facebook.com/groups/1063079520373614/

Waypoints

Photo ofCapela do Espírito Santo Photo ofCapela do Espírito Santo

Capela do Espírito Santo

A Capela do Espírito Santo, tem o principal elemento de destaque no portal manuelino. A data de fundação da capela original é desconhecida, mas coloca-se a hipótese de ter sido durante o século XVI, dado a presença de alguns elementos manuelinos (nomedamente o portal e o arco triunfal). Em 1755, um terramoto fez ruir esta construção, tendo sido posteriormente reconstruída. Esta capela apesar de ser uma construção posterior integra o portal primitivo, um exemplar típico do manuelino. É um portal rematado em arco contracurvado rebaixado, constituído por quatro segmentos torsos sobrepostos, e decorado em tom feérico. Nas suas ombreiras assentes sobre altas bases duplas de scção oitavada com decoração geometrizante, erguem-se dois colunelos torsos servindo de moldura exterior, que sobem até aos capitéis duplos, cuja temática é vegetalista, e se prolongam pela fachada até à altura do festão que o remata. Por dentro, os pés-direitos são rematados por colunelos lisos assentes nas mesmas bases. Os remates dos vários elementos incluem festões, cogulhos, pináculos torsos e rosetas. As ombreiras são secoradas com rosetões e alguma fauna, sendo esta composta por um curioso macaco no pé-direito do lado esquerdo, e um pássaro de talhe gordo no intradorso do carco. A estes motivos juntam-se uma outra representação de uma ave (agora a devorar ou a transportar algo no bico), de um peixe, ambos no extradorso do arco. Estes dois motivos enquadram uma cruz da Ordem de Cristo e um escudo de Portugal. Está classificada como Imóvel de Interesse Público. Durante muitos anos já funcionou nesta Capela a escola primária. No largo fronteiro à Capela do Espírito Santo e à Igreja de São Miguel encontra-se o antigo relógio de sol, e que pelo que sabemos é único no concelho de Mafra.

Photo ofIgreja Paroquial de São Miguel Photo ofIgreja Paroquial de São Miguel Photo ofIgreja Paroquial de São Miguel

Igreja Paroquial de São Miguel

A igreja, de fundação quatrocentista, foi remodelada no século XVII. Apresenta revestimento azulejar do tipo "padrão", o púlpito e o teto de masseira de largos caixotões vazios. Da época medieval destacam-se os arcos ogivais das capelas do cruzeiro, cobertos por azulejos do século XVII e dois túmulos góticos. De salientar ainda duas pias de água benta, ambas quinhentistas. Do lado do Evangelho encontra-se uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário com retábulo de talha dourada.

PictographProvisioning Altitude 0 ft
Photo ofPadaria/Pastelaria 'Adelaide'

Padaria/Pastelaria 'Adelaide'

Especialidades: broas e variados pães a lenha com leitão, azeitonas, alheira, entremeada, chouriço, torresmos normais ou picantes, bifana, queijo e fiambre, entre outros. Rua 25 de Abril 2665 Avessada Telefone: 219 662 094, 916 716 776

Comments  (3)

  • Photo of J. Barbosa
    J. Barbosa Apr 9, 2018

    I have followed this trail  verified  View more

    O trilho tem algumas dificuldades de seguir devido a alguns obstáculos que é necessário: vedações

  • Photo of Barbarasilva77
    Barbarasilva77 Jun 23, 2020

    I have followed this trail  View more

    O percurso é muito bonito na parte final. Vale a pena mesmo por essa parte final.
    O inicio do pr é interessante mas mais ou menos a meio não é aconselhável. Por duas vezes encontramos zonas com muito mato e tivemos muita dificuldade em atravessar. Não aconselhado a pessoas com pouca mobilidade. O tal café da Adelaide já não tem muitas das coisas para comer. Ficou muito aquém das expectativas. Desilusão.

  • Photo of Ismael Marta
    Ismael Marta Sep 9, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Este trilho é muito bonito!
    E moderada por duas razões: o trilho proposto já não se consegue realizar totalmente, porque entretanto alguns espaços tornaram-se privados, o que significa que é preciso contorná-los. Por isso, 13,14km são, na verdade, 17 e picos; além disso, o desnível de 516 inclui sempre subidas íngremes (para as eólicas) ou descidas com alguma inclinação, o que não é de todo compatível com um passeio familiar (vulgarmente entendido).
    Sem estes "senãos", o trilho - volto a dizer - é muito bonito.

You can or this trail