Pinheirinho-Praia Cova da Mijona e Praia da Ribeira do Cavalo

Photo ofPinheirinho-Praia Cova da Mijona e Praia da Ribeira do Cavalo Photo ofPinheirinho-Praia Cova da Mijona e Praia da Ribeira do Cavalo Photo ofPinheirinho-Praia Cova da Mijona e Praia da Ribeira do Cavalo

June 26, 2022
June 2022

near Pinheirinhos, Distrito de Setúbal (Portugal)

Este percurso não é muito comprido, mas dado o desnível que o mesmo apresenta, torna-se um percurso duro.
O percurso inicia-se num pequeno descampado, na Aldeia de Pinheirinhos. A primeira paragem é efetuada na praia da Cova da Mijona. O trilho até lá é sempre a descer e é preciso ter muita atenção, uma vez que existem muitas pedras soltas, aconselho que o mesmo seja feito com o auxílio de bastões. O acesso à praia é feito por uma escadarias cravadas e auxílio de cordas. É uma praia deserta (ainda que lá exista uma pequena. habitação) pelo que o barulho do mar será a único.
Depois seguimos para a praia da Ribeira do Cavalo, a subida até regressar ao trilho é íngreme, pelo que deve ser feita calmamente, uma vez chegando ao trilho é seguir para a direita e sempre em frente, não que enganar.
O acesso à Ribeira do Cavalo é efetuado por meio de arbustos altos (atenção aos arranhões) e um pouco antes de se chegar à praia existem cordas para facilitar a descida. Nesta zona atenção às pedrinhas soltas, é comum aqui haverem quedas.
Uma vez chegando à praia, é dar um mergulho. Está praia ainda que de difícil acesso, costumas estar muito movimentada....
O regresso faz-sepleo mesmo caminho, até ao primeiro cruzamento. A partir daí é subir um estradao de pedra largo, até aos carros.