Pedra da Macela, Cunha/Paraty, SP/RJ.

Photo ofPedra da Macela, Cunha/Paraty, SP/RJ. Photo ofPedra da Macela, Cunha/Paraty, SP/RJ. Photo ofPedra da Macela, Cunha/Paraty, SP/RJ.

April 20, 2019
April 2019

near Cunha, São Paulo (Brazil)

A Pedra da Macela, com 1840 mts de Altitude, é o ponto culminante da região, fica situada no Estado do Rio de Janeiro um pouco depois da divisa com São Paulo, sendo o ponto culminante do município de Paraty, RJ. Neste tracklog, a gravação se inicia na cidade de Cunha e parte dela é de carro até o início da subida. Classificamos como caminhada, pois não existe uma trilha e sim uma estrada que é fechada por uma porteira e dá acesso a torres de transmissão no cume. Toda a subida é feita nessa estrada e é bem inclinada, com aproximadamente um desnível de 400 mts que são vencidos em uma extensão de 2 km de ida. Trata-se de uma caminhada de orientação muito fácil e nível de esforço moderado. Apesar de ser em uma estrada é toda cercada por mata de altitude com muitas araucárias e manacás que estavam floridos quando subimos ( abril/2019). Chegando no cume temos uma trilha para direita e outra para a esquerda. A da direita tem a vista espetacular para a baia da Ilha Grande com destaque para Paraty, parte de Angra dos Reis, Ilha Grande e outras ilhas do lado Sul da Baia, deste ponto, bem na frente temos vista para uma formação rochosa magnífica com três maciços, na direção de Paraty. Na trilha da esquerda a visão também é magnifica para a Serra do Mar e Serra da Mantiqueira. Na Serra do Mar em destaque temos o Frade de Angra e as montanhas de Mangaratiba. Na Serra da Mantiqueira os destaques são, bem no horizonte, o Maciço de Itatiaia, Serra Fina e Pico do Marins. Apesar de ser uma caminhada fácil o custo benefício é excelente, pois a vista que se tem do seu cume ´pode ser considerada uma das mais belas dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Estando em Cunha, de preferência no inverno, por ter melhor visibilidade, não deixe de conhecer a Pedra da Macela. Boa Caminhada.