Itinerário turístico pela região de Calvos e Santa Ana.

Photo ofItinerário turístico pela região de Calvos e Santa Ana. Photo ofItinerário turístico pela região de Calvos e Santa Ana. Photo ofItinerário turístico pela região de Calvos e Santa Ana.

June 26, 2020
June 2020

near Castelo Picão, Lisboa (Portugal)

Este é um itinerário traçado em meio rural, mais concretamente localizado na Freguesia do Milharado.
Tem como principal objetivo dar a conhecer mais sobre duas aldeias existentes no concelho de Mafra, Calvos e Santa Ana, que não são conhecidas por todos.

Este itinerário foi realizado por uma aluna do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, com o intuito de dar a conhecer a sua pequena aldeia, Calvos, mostrando com fotografias os principais pontos históricos e de interesse.

O percurso é de dificuldade moderada, e aconselhável principalmente a quem pretende estar em contacto com a natureza e com o meio rural.

A maior parte das construções históricas não tem data de edificação, mas no entanto estima-se, por pessoas mais vividas que a maior parte das construções seja dos séc. XXVII - XIX.

Sabe-se que este antigo posto do leite é de meados do séc. XIX.

Capela antiga da região de Calvos, Milharado

Pensa-se que esta capela é do ano de 1983.

Antigamente, por volta do séc. XIX (1950), esta escola ensinava até à 4ª classe.

Fundada no ano de 1992.

Photo ofCasas dos finas do séc. XXVIII, já em ruínas. Photo ofCasas dos finas do séc. XXVIII, já em ruínas. Photo ofCasas dos finas do séc. XXVIII, já em ruínas.

Casas dos finas do séc. XXVIII, já em ruínas.

Fonte local do ano de 1855.

Estima-se que esta calçada é de meados do séc. XXVIII.

Tanques antigos, do ano de 1966.

Photo ofPrimeiro caminho construído, nos finais do séc. XXVIII, por José Estêvão Carreira e ponte do séc. XIX. Photo ofPrimeiro caminho construído, nos finais do séc. XXVIII, por José Estêvão Carreira e ponte do séc. XIX.

Esta estrada antigamente não existia, sendo mais tarde construída para facilitar a deslocação até às terras de cultivo.

Vestígios de um caminho antigo.

Antigamente existia uma passagem, por onde os agricultores passavam com os carros de bois, para auxílio no seu trabalho (agricultura). Construído no séc. XXVII.

Construído por volta dos anos 80.

Antiga vacaria e zona de criação de porcos.

Edificado em meados do séc. XIX.

Construído nos finais do séc. XXVII.

Paisagens naturais.

Photo ofCapela de Nossa Senhora da Santa Ana e largo de Nossa Senhora de Santa Ana. Photo ofCapela de Nossa Senhora da Santa Ana e largo de Nossa Senhora de Santa Ana. Photo ofCapela de Nossa Senhora da Santa Ana e largo de Nossa Senhora de Santa Ana.

Capela de Nossa Senhora da Santa Ana e largo de Nossa Senhora de Santa Ana.

Construída em meados do séc. XXVII. No largo de Nossa Senhora de Santa Ana costuma decorrer a festa anual da região. Ponto de passagem- possível paragem para lanche.

Quinta abandonada, que outrora pertenceu a um Rei e uma Rainha. Já em ruínas a Quinta da Cartxaria ainda apresenta as divisórias da casa dos reis e da sua família, bem como a casa dos fazendeiros. Estima-se que foi construída nos finais do séc.XXVII.

Regresso ao ponto de partida.

Localizado em Santa Ana.

Poço antigo.

Antigamente este poço fornecia água para a aldeia da Rólia, Milharado. Construído no séc. XXVIII.

Outrora este caminho serviu para a passagem de animais, que auxiliavam no trabalho dos agricultores.

Elementos antigos.

Tanque antigo do ano de 1889.

Antiga arrecadação.

Antigamente era utilizada para guardar materiais e instrumentos agrícolas.

Photo ofPonto edificada a 30 de novembro de 1884, onde atravessa o rio Trancão. Photo ofPonto edificada a 30 de novembro de 1884, onde atravessa o rio Trancão.

Ponto edificada a 30 de novembro de 1884, onde atravessa o rio Trancão.