Inauguração do troço do GR12 no Concelho de Vila Nova da Barquinha.

Photo ofInauguração do troço do GR12 no Concelho de Vila Nova da Barquinha. Photo ofInauguração do troço do GR12 no Concelho de Vila Nova da Barquinha. Photo ofInauguração do troço do GR12 no Concelho de Vila Nova da Barquinha.

February 26, 2022
February 2022

near Constância, Santarém (Portugal)

Inauguração do troço do GR12 no Concelho da Barquinha.

É costume dizer que as coisas feitas em casa tem outro sabor!....
Estou a falar da inauguração do troço do GR12 Caminhos do Tejo no concelho de Vila Nova da Barquinha. Quando as autarquias se aplicam normalmente sai sempre algo de extraordinário. Um troço com pouco mais de 10 kms nível 2, muito acessível tipo familiar. Inicia -se no Centro Náutico de Constância e termina no Centro Cultural da Barquinha, por isso é linear. As vistas alternam entre os rios e vegetação ribeirinha. O pavimento é maioritário em terra. Na sua extensão alguns aspetos históricos tanto regionais como nacionais, como exemplo o Castelo de Almourol e o Convento do Loreto. Também passamos por clareiras propicias a futuras zonas de lazer.
No que toca a restauração, o percurso passa por café/ bar junto ao Castelo, pelo Restaurante Almourol em Tancos e outros. Uma mais valia neste troço GR12 é a possibilidade de tornar o percurso circular utilizando o comboio, visto que as estações da CP acompanham todo o traçado. Assim pode-se escolher a melhor opção para ir e voltar. Para quem vem de longe é garantido zonas de restauração e locais para pernoitar.
Enfim, todos os ingredientes para passar um excelente dia a beira rio, tanto como desporto ou como Lazer.
Fica o meu agradecimento pelo convite da Camara Municipal de Barquinha pelo Presidente Fernando Freire que também teve a sua longa caminhada até a inauguração do GR12. Parabéns pelo esforço, dedicação e mérito do feito.
Sou suspeito, mas sempre achei espetacular esta nossa margem do Tejo.