[FláviaJulianaLeonor Eco-Trilho Escola Secundária de Amarante]

Photo of[FláviaJulianaLeonor Eco-Trilho Escola Secundária de Amarante] Photo of[FláviaJulianaLeonor Eco-Trilho Escola Secundária de Amarante] Photo of[FláviaJulianaLeonor Eco-Trilho Escola Secundária de Amarante]

May 28, 2020
May 2020

near Telões, Porto (Portugal)

Posto 1: Cruzeiro do Lamaceiro
O percurso inicia-se no Cruzeiro do Lamaceiro. Os cruzeiros são uma cruz monumental, feita em pedra que são colocadas por cima de vários degraus. Estes remontam aos primeiros séculos do cristianismo, onde era o símbolo usado como identificação da cristianização. A cruz "é sempre o símbolo do triunfo eterno sobre a morte", é o símbolo mais comum presente em todas as culturas e pode simbolizar um ser com os braços abertos em oração. A cruz marca os locais sagrados, como igrejas, cemitérios, caminhos...

Continuando o percurso, podemos observar os vários campos agrícolas existentes, cultivados ainda com muita dedicação.

Posto 2: Vinhas
As vinhas são algo muito requisitado pelos turistas, pois normalmente, estes gostam de saber todo o processo para um bom vinho e esta freguesia é conhecida pela qualidade do mesmo. Com isto, podemos remeter para as disciplinas de biologia e física e química, pelo facto de que o crescimento das uvas e o tratamento das mesmas diz respeito à biologia (natureza) e, por outro lado, a física e química quando falamos na passagem da uva para o vinho.

Continuando o nosso caminho, também podemos observar imensas árvores e pequenas estufas de cultivo de amoras e mirtilos.

Posto 3: Igreja de Santo André de Telões
Esta igreja localizada no Mosteiro de Telões, pertence à Rota do Românico, onde é um percurso que percorre várias igrejas e que é feito normalmente por vários turistas, pessoas religiosas e que gostam de visitar este tipo de monumentos. A igreja de Santo André de Telões ou mais conhecida como Igreja do Mosteiro de Telões, surgiu no século XIV, já modificada ao longo dos tempos devemos dizer que a sua construção foi feita em fins do século XII e inícios do século XIII.
No século XVI, fizeram uma das maiores modificações nesta Igreja, da qual resultou uma ampla campanha de pintura rural. Já nos séculos XVII e XVIII foi posto novos altares e retábulos, onde podemos ver os estilos maneiristas e barroco, com alguma influência contemporânea. Mais à frente da Igreja, podemos observar mais um cruzeiro que, com as obras, foi modificado do local onde se encontrava inicialmente.

Quase a acabar o percurso, podemos visualizar a evolução deste Mosteiro, pois, há mais ao menos 4 anos, foi-lhe dado um ar mais renovado e mais adequado ao local que é.

Posto 4: Patronato da Sagrada Família de Telões, Cruzada do Bem
O Patronato da Sagrada Família de Telões foi fundado em Janeiro de 1951, na freguesia de Telões, no concelho de Amarante, pelo Padre Joaquim Teixeira Bento, começando a funcionar no mês seguinte. Esta comunidade surgiu para prestar ajuda social e material às crianças mais carenciadas em idades pré-escolar e escolar, onde poderiam ter o ensino e benefícios de uma refeição completa. Devido aos recursos dos donativos de benfeitores privados e de várias instituições, iniciou-se a construção do atual edifício que posteriormente, terminou em 1959. Era constituído por uma escola, cantina, centro de formação, local de enfermagem e Dispensário de Higiene Social.
Em 2014, a Cruzada do Bem desenvolve o apoio social de Intervenção Comunitária, ou seja, um serviço de apoio social ao domicílio com distribuição de refeições, também efetuando a higiene e serviços domésticos essencialmente a idosos e a pessoas mais carenciadas. Infelizmente, este ano fechou, porém, já se ouve falar de novos projetos para este edifício.

Assim terminamos o trilho, espero que tenham gostado de conhecer um pouco da história da nossa freguesia!