El Chato e Los Gemelos: Parque Nacional Galápagos

Photo ofEl Chato e Los Gemelos: Parque Nacional Galápagos Photo ofEl Chato e Los Gemelos: Parque Nacional Galápagos Photo ofEl Chato e Los Gemelos: Parque Nacional Galápagos

May 3, 2019
June 2017

near Bellavista, Galápagos (Ecuador)

A Reserva El Chato é um sítio com uma criação ao ar livre de tartarugas gigantes e, na minha opinião, é o melhor lugar de todas as Galápagos para interagir com as mesmas.

Saímos pela manhã e pegamos um táxi até a vila de Santa Rosa, situada na estrada E5, que conecta Puerto Ayora à Isla Baltra. Pagamos 8 dólares pelo táxi, pois desistimos de esperar o ônibus. Se você perguntar por info de ônibus para os locais, eles vão falar que não existem pra que você pague mais caro num táxi, mas tem transporte coletivo sim!

Caminhamos 3,2 km até a entrada da Reserva El Chato, onde pagamos 3 dólares de entrada por pessoa. Uma vez na reserva vimos a explicação sobre o lugar e tiramos fotos como cascos de tartarugas.

Na sequência, fizemos uma trilhazinha simples por dentro do sítio, onde pudemos ver muitas tartarugas imensas comendo goiaba na maior tranquilidade. O lugar é muito simpático!

Pra fechar o circuito, fomos nos Túneles de Lava, uma linda caverna de origem vulcânica dentro do rancho.

Depois de fazer o percurso na Reserva El Chato, aproveitamos para ir até Los Gemelos.

Los Gemelos são duas crateras na parte alta da Ilha de Santa Cruz (615 msnm) formadas pelo desabamento do teto de suas respectivas câmaras magmáticas. A vegetação é mais densa e vistosa comparativamente às porções mais baixas da ilha e pudemos observar algumas espécies de aves no local.

O acesso até aqui também se dá pela estrada E5, que conecta Puerto Ayora à Isla Baltra. Ivan, Anna e eu caminhamos 8,4 km por 1h30min desde a Reserva El Chato até aqui, mas se você quiser vir direto de Puerto Ayora, o táxi cobra 10 dólares.

A estrada passa entre as duas crateras e, coincidentemente, o táxi irá te deixar a 100 metros de caminhada de cada uma delas. Há um circuitinho de 1 km bem fácil em que você poderá contemplar ambos Los Gemelos e ver um pouco da linda selva da região.