Ecovia do Vez Sistelo - Vilela

1924
December 18, 2021
December 2021

near Sistelo, Viana do Castelo (Portugal)

Alojados em Sistelo, optámos por fazer esta Etapa 3 da Ecovia do Vez. Partimos de Sistelo e fizemos o percurso de cerca de 11Km até à Ponte de Vilela. Éramos 4 - 2 adultos, uma criança de 3 anos de "mini bicicleta" e uma de 12 anos. Em Dezembro apanhámos alguns locais ainda com gelo e concluímos, à custa de uma queda de 3 de nós na mesma descida, que as placas de piso escorregadio devem ser respeitadas. A beleza do percurso é inquestionável ora pela proximidade ao rio ora pela altura a que nos encontramos do mesmo. A vegetação é fantástica e a época em que fomos foi superdivertida para as crianças pelo manto de folhas secas espalhado pelo chão e pelo forte caudal das águas do rio acentuando a beleza do percurso.

PictographBridge Altitude 738 ft

Rio

PictographFlora Altitude 653 ft

PictographFlora Altitude 569 ft

Em Portugal, o azevinho é típico das regiões montanhosas (até aos 1500 metros) e nasce naturalmente em bosques de carvalhos e matagais, preferindo as encostas mais sombrias, húmidas e as linhas de água. Devido à colheita intensa a que foi sujeito em Portugal, o azevinho encontra-se protegido por lei desde 1989, tendo sido colocado na lista das plantas em vias de extinção

PictographFlora Altitude 559 ft

O gelo formado durante a noite devido à humidade e baixas temperaturas mantém-se por muitas horas como tivemos oportunidade de ver.

PictographWaterfall Altitude 549 ft

PictographWaterfall Altitude 563 ft

Queda d'água

Esta rampa de declive acentuado foi o local onde vários de nós experimentaram quedas aparatosas num momento que acabou por dar para rir mas que deixou mazelas temporárias em vários de nós. A humidade e o gelo que se forma fazem com que o piso fique mesmo escorregadio pelo que se recomenda bastante cautela em locais com declive marcado.

Imagem de tipo de piso que se pode encontrar.

PictographBridge Altitude 519 ft

Ponte

PictographWaterfall Altitude 500 ft

PictographTree Altitude 465 ft

PictographTree Altitude 430 ft

Interseção

Aqui tivemos algumas dúvidas mas não se deve subir a escadaria e sim seguir em frente sempre junto ao rio.

Moinho de Loureda

waypoint

Poldra da chã e zona fluvial da carreira - o dia estava com uma luz fantástica e os reflexos na água do rio eram deslumbrantes. Pudemos observar de perto exemplares da raça cachena tipica da região.

ponte medieval de vilela

No final regressámos a Sistelo de táxi a tempo de um bem merecido almoço em família.