Activity

Ecotrilhos- Escola Básica 2,3 de Azeitão

Download

Trail photos

Photo ofEcotrilhos- Escola Básica 2,3 de Azeitão Photo ofEcotrilhos- Escola Básica 2,3 de Azeitão Photo ofEcotrilhos- Escola Básica 2,3 de Azeitão

Author

Trail stats

Distance
2.52 mi
Elevation gain
26 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
174 ft
Max elevation
430 ft
TrailRank 
42
Min elevation
264 ft
Trail type
One Way
Coordinates
60
Uploaded
May 29, 2020
Be the first to clap
Share

near Vila Fresca, Distrito de Setúbal (Portugal)

Viewed 359 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofEcotrilhos- Escola Básica 2,3 de Azeitão Photo ofEcotrilhos- Escola Básica 2,3 de Azeitão Photo ofEcotrilhos- Escola Básica 2,3 de Azeitão

Itinerary description

Trabalho efetuado no âmbito do trabalho de projeto de duas turmas de 5º ano. O objetivo do projeto era conhecera zona envolvente da escola em várias vertentes: história, flora, fauna, gastronomia e interesse turístico.
Neste projeto interdisciplinar houve o envolvimento de várias disiplinas: TIC, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Tecnológica.
O trajeto tem início no Palácio da Bacalhoa e segue até à sede de Agrupamento, Escola Básica 2,3 de Azeitão.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 420 ft
Photo ofPalácio da Bacalhoa Photo ofPalácio da Bacalhoa Photo ofPalácio da Bacalhoa

Palácio da Bacalhoa

O Palácio da Bacalhoa - também conhecido como Palácio dos Albuquerques, uma construção com mais de 500 anos de História, fica situado na Quinta da Bacalhoa, que é uma antiga propriedade da Casa Real Portuguesa, situado em Vila Fresca de Azeitão. Tendo, naturalmente, sofrido algumas modificações, no decurso dos seus cinco séculos de existência, o Palácio, conserva ainda, para além dos lindíssimos jardins e da casa do Lago, as abóbadas ogivais dos seus tempos mais remotos, o palácio com janelas ao estilo renascentista, os cubelos representativos da Via Sacra e elementos cerâmicos decorativos, do século XVI.

PictographWaypoint Altitude 360 ft
Photo ofOliveiras Milenares Photo ofOliveiras Milenares Photo ofOliveiras Milenares

Oliveiras Milenares

O nome de Azeitão deriva de azzeittum, palavra de origem árabe que significa “olival”. Ao que se sabe estes já existiam quando os árabes cá chegaram, cerca do Séc. III d.C. Estas três oliveiras milenares de grande beleza, estão catalogadas como árvores de Interesse Publico, possuem 2000 anos de vida. Podemos apreciar o seu tronco fendido, retorcido e com múltiplas cavidades de onde partem varas que mantém a copa verde. Aqui estão os dados técnicos de uma delas, retirados da ficha das árvores classificadas do Ministério da Agricultura. Perímetro da base 6 metros Diâmetro da copa 10 metros Altura 11,40 metros

PictographWaypoint Altitude 368 ft
Photo ofPalácio dos Duques de Aveiro Photo ofPalácio dos Duques de Aveiro Photo ofPalácio dos Duques de Aveiro

Palácio dos Duques de Aveiro

O Palácio dos Duques de Aveiro é um edifício majestoso do renascimento clássico. Foi mandado construir por D. Jorge Lencastre, entre os anos 1521/37. Pouco vulgar pela sua fachada monumental, adota uma planta em U. As janelas são já também características do estilo maneirista, tal como a grande porta nobre, encimada pela janela central, estas num conjunto muito típico da arte maneirista. A fachada é dividida por bandas verticais e os cunhais em acabamento rústico (opus rusticum) também muito característico. De arquitectura um tanto monótona e fria, o palácio conserva, apesar disso, uma bela fachada lateral sobre os jardins, com grande colunata formando extensa varanda e que pela sua elegância e dimensões mostra claramente como a arquitetura portuguesa aproveitara rapidamente as colunatas e loggias que tinha surgido na região em meados do século XVI. Do interior palaciano pouco mais resta para além dos amplos salões, com os seus silhares de azulejos a meia altura, visto que o palácio foi saqueado aquando da prisão do último duque de Aveiro, acusado de envolvimento no atentado contra D. José, em 1758.

PictographWaypoint Altitude 357 ft
Photo ofPelourinho Photo ofPelourinho Photo ofPelourinho

Pelourinho

O pelourinho que podemos observar no Rossio da Vila (atual Praça da República) é uma reconstrução da segunda metade do século XX. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933. Este pelourinho inicialmente estava em Vila Fresca de Azeitão quando o concelho de Azeitão foi criado, depois a sede do concelho mudou-se para Vila Nogueira de Azeitão e o pelourinho ficou em Vila Nogueira até aos dias de hoje.

PictographWaypoint Altitude 343 ft
Photo ofFonte dos Pasmados Photo ofFonte dos Pasmados

Fonte dos Pasmados

Segundo a tradição, a fonte ficou a ser conhecida por este nome, devido ao pasmo, à admiração, que a sua contemplação causava. Na verdade é admirável, ao ponto de ser considerada o ex-libris de Vila Nogueira de Azeitão, fazendo-lhe guarda de honra - nessa qualidade - a fachada central das caves de José Maria da Fonseca. Quem beber desta água, ficará ligado a Azeitão para sempre. Foi projectado seguindo regras de um barroco tardio, entre os anos de 1764 e 1777.

PictographWaypoint Altitude 341 ft
Photo ofJosé Maria da Fonseca - Casa Museu Photo ofJosé Maria da Fonseca - Casa Museu Photo ofJosé Maria da Fonseca - Casa Museu

José Maria da Fonseca - Casa Museu

Construída no século XIX, foi restaurada em 1923. O percurso pela Casa-Museu inicia-se com uma breve explicação sobre a história da empresa produtora de vinhos, seguindo-se a visita às antigas adegas: a Adega da Mata e a Adega dos Teares Novos, onde estagia, entre outros, os mais antigos Moscatéis de Setúbal, alguns dos quais autênticas relíquias com mais de 100 anos.

PictographWaypoint Altitude 383 ft
Photo ofPalácio Salinas

Palácio Salinas

Salinas e o Largo do Salinas. Embora a sua construção seja do século XVII sofreu várias alterações ao longo dos tempos, chegou mesmo a ser um teatro. Azeitão foi entre o século XV e o século XIX, uma vila muito preferida pela nobreza do reino. No Largo do Salinas, ao fundo da antiga rua de Santo, um edifício conhecido por " Palácio do Salinas " . Foi neste local que a Infanta Dona Constança  Manuel, primeira mulher de Dom Pedro I, constituiu o Solar da sua quinta, a da Nogueira, foi génese da povoaço.

PictographWaypoint Altitude 353 ft
Photo ofPastelaria 'O cego' Photo ofPastelaria 'O cego' Photo ofPastelaria 'O cego'

Pastelaria 'O cego'

O negócio familiar foi fundado em 1901 por Manuel Rodrigues, que cegou quando era novo, daí o nome cego. Homem dos sete ofícios casou com Teresa Prata, cozinheira, que começou por confecionar os esses, os amores, as tortas e a encharcada, com base em receitas da doçaria conventual.

PictographWaypoint Altitude 302 ft
Photo ofSociedade Filarmónica Azeitonense Photo ofSociedade Filarmónica Azeitonense

Sociedade Filarmónica Azeitonense

Em 1856 foi criada a primeira banda Filarmónica em Azeitão com a designação de“Sociedade Filarmónica Ordem e Progresso", a qual fez a sua apresentação no dia 1 de Agosto de 1856, data comemorativa de São Lourenço, Padroeiro da terra, sendo composta por elementos das duas freguesias de S. Lourenço e S. Simão. Mais tarde por desavenças ocorridas durante as Festas de S. Gonçalo, entre os músicos das duas freguesias do concelho de Azeitão, levaram à dissolução desta e à criação de duas Sociedades uma em cada uma das freguesias. No ano de 1881 devido à impossibilidade de reconciliação entre os músicos das duas freguesias, resolveu-se formar uma banda filarmónica em Azeitão, constituída por elementos da Freguesia de S. Lourenço e de S. Simão. Mantêm uma Escola de Música com actividade diária para poder renovar os seus quadros sempre que necessário.

PictographWaypoint Altitude 264 ft
Photo ofEscola Básica 2, 3 de Azeitão Photo ofEscola Básica 2, 3 de Azeitão Photo ofEscola Básica 2, 3 de Azeitão

Escola Básica 2, 3 de Azeitão

Esta é a nossa escola: A Escola Básica do 2º e 3º ciclo (EB 2,3) de Azeitão iniciou o funcionamento em 1978 com instalações provisórias, para dar resposta às exigências de garantir o direito à educação a todas as crianças e jovens portugueses, em cumprimento dos princípios constitucionais conquistados pela Revolução de Abril de 1974. Contudo, os anos e décadas foram passando e as instalações provisórias foram tornando-se definitivas, hoje a escola em funcionamento nas mesmas instalações de há 35 anos, é neste local, apesar disso é aqui que as diferentes aprendizagens acontecem.

Comments

    You can or this trail