Eco-Trilho (mar) Escola Perafita

May 4, 2019
May 2019

near Poupas, Porto (Portugal)

Ao longo deste percurso visualizamos caraterísticas geológicas, ambientais e pontos de interesse cultural da localidade. A turma do 8ºD da Escola Básica de Perafita criou e selecionou alguns pontos de interesse neste trilho.

Comércio e exploração de rochas

Saindo da Escola Básica de Perafita, em direção a ocidente, observamos um estabelecimento de comércio de rochas. Aqui, com a autorização do proprietário, podemos observar diferentes tipos de rochas que são utilizados para ornamentação, construção e pavimentação,...

A autoestrada, abre ao longo do seu percurso, um trilho pedonal. As gentes da terra utilizam no seu dia a dia para encurtar viagens...

Ribeira de Joane

Ribeira de Joane, Freguesia de Perafita . A bacia hidrográfica da ribeira ocupa uma área bastante urbanizada das freguesias de Perafita e Santa Cruz do Bispo. Drenam para a ribeira as zonas de Telheira, Freixieiro, Santa Cruz do Bispo e Perafita e, ainda parte do aeroporto Francisco Sá Carneiro. A linha de água principal encontra-se canalizada. A foz da Ribeira localiza-se junto a Praia do Paraíso, local que iremos visitar...

Na construção do muro das propriedades o granito é muito utilizado para fazer as vedações. É possível observar uma planta invasora, erva-das-Pampas, no momento, ainda não está em flor.

Granitos, mármores, sienitos, são utilizados pelas gentes locais para honrar os seus antepassados. A calçada de calcário lembra um trabalho de pedraria e calceteiro perfeito. Uma profissão já em declino.

O Plano dos Centenários constituiu um projeto de construção de escolas em larga escala, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, entre 1941 e 1969. O plano deve o seu nome ao terceiro centenário da Restauração da Independência e ao oitavo centenário da Independência de Portugal, comemorados, respetivamente em 1940 e 1943 (fonte Wikipédia)

Podemos desviar o nosso trilho para Norte seguindo a indicação das Sepulturas Medievais.

Em Perafita os nomes de algumas ruas seguem características de localização geográfica e outras características locais, tais como nomes de flores, de planetas,.... descobre mais! Eram utilizados azulejos para criar estas placas que atualmente estão a ser substituídas por plástico! Gostamos mais das antigas de azulejo e tu?

Placa indica ao local a percorrer...

A Ribeira de Joane, vislumbra-se ao longe. Os campoa agricolas outrora banhados por esta ribeira, eram férteis e com grande apetência agrícola... A pressão urbanística fez desaparecer os campos e a qualidade da ribeira.

A Petrogal vislumbra-se ao longe, os campos agrícolas têm a seu limite onde as torres de refrigeração e combustão são visíveis.

Nos espaços com terrenos cultivados, a criação de espaços com terrenos sem cultivo origina uma grande biodiversidade e promove um maior equilíbrio do ecossistema.

Os terrenos particulares podem ser delimitados com espécies vegetais muito coloridas, agora em maio domina o amarelo.

O afloramento do maciço granítico exposto aos agentes erosivos vai sendo alterado originando formações características bem visíveis.

À medida que caminhamos ao longo da estrada poderá reparar numa areia grosseira depositada na berma e nos terrenos. Estes sedimentos, também denominados por areia granítica ou saibro, resultam do fenómeno da arenização provocado pela desagregação do granito a que a rocha fica sujeita quando a água se infiltra e circula nas suas diáclases.

A Rua do Marreco deve o seu nome à existência de patos pequenos , cuja macho tem cabeça castanha com uma lista branca (marreco) . Este local já foi um habitat ideal para esta espécie , porque era constituído por zonas húmidas. Nome científico : Anas platyrhnchos domesticus

O passadiço ao longo da praia permite caminhar junto ao mar sem destruir as dunas. As plantas instalam-se e encontram um habitat propicio para se desenvolverem, mesmo as invasoras.

PictographBeach Altitude 18 ft

A praia do Cabo do Mundo tem a particularidade do ter uma fronteira rochosa entre área e o mar, o que lhe confere uma beleza única. O maciço rochoso presente faz parte do afloramento granítico que se estende desde Valongo a Matosinhos.

O edifício constitui uma estratégia para elevar as águas residuais a enviar para tratamento na ETAR.

A foz da Ribeira localiza-se junto a Praia do Paraíso.

Uma longa rede de passadiços permitem uma boa caminhada junto ao mar, sem pisar as dunas.

Os chorões, plantas atrativas e bem instaladas na paisagem, impedem o desenvolvimento das espécies protetoras e endémicas.

Os penachos, também conhecida por erva-das-Pampas, nome cientifico Cortaderia selloana, invade as dunas, tal como o chorão. O estorno presente é uma erva pioneira na fixação das dunas e por isso bem adaptada a habitats de areia. Juntos competem pelo espaço e destruição ou proteção das dunas.

Voltados para Norte, contrário à nossa direção do trilho, a paisagem é acolhedora e o passeio sereno.

Foz da Ribeira da Guarda: A linha de água praticamente toda canalizada vai desaguar junto à Aldeia Nova

A ribeira na sua foz é atravessada pelo passadiço que apresenta vegetação densa, resultado da existência de água no caudal da pequena ribeira.

PictographBeach Altitude 18 ft

O gradeamento existente protege e promove a formação da duna.

Nas dunas, estas duas plantas competem pelo espaço e nutrientes, quem vai ganhar? Esperemos que seja o estorno!

PictographBeach Altitude 18 ft

O Estorno bem adaptado à aridez da duna ajuda à sua sustentabilidade.

Grupo desportivo local

Implementado numa zona junto ao mar, mesmo com a paisagem da refinaria o desporto é rei e impera na população local. Onde antes existia sal que era fonte de rendimento de muitas famílias, agora um local de descontração e lazer.....

Aspeto geral dos pinheiros, junto à Refinaria

Os pinheiros com a copa seca e queimada revela a acidez do ar e chuva a que está sujeito. Os plátanos ao longo da rua mostram a sua resistência, promovendo a erosão do passeio e rua lateral.

Sinais de influência da poluição

Os pinheiros ao longo da vedação da refinaria apresentam sinais evidentes da ação dos poluentes locais. Gases de combustão que libertados para a atmosfera combinados com a água, originam chuva ácida que destrói as folhas das copas das árvores. Os ventos arrastam o que a natureza ainda não consegue reciclar-Plástico! Só utilizando os ecocentros podemos confiar que a reciclagem é possível e urgente, mesmo ao nosso lado!