Activity

Eco-trilho - Quinta do Covelo

Download

Trail photos

Photo ofEco-trilho - Quinta do Covelo Photo ofEco-trilho - Quinta do Covelo Photo ofEco-trilho - Quinta do Covelo

Author

Trail stats

Distance
0.83 mi
Elevation gain
46 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
46 ft
Max elevation
507 ft
TrailRank 
44
Min elevation
445 ft
Trail type
Loop
Moving time
29 minutes
Time
one hour 7 minutes
Coordinates
228
Uploaded
April 6, 2022
Recorded
April 2022
Be the first to clap
Share

near Ameal, Porto (Portugal)

Viewed 170 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofEco-trilho - Quinta do Covelo Photo ofEco-trilho - Quinta do Covelo Photo ofEco-trilho - Quinta do Covelo

Itinerary description

Inicialmente, conhecido como Lindo Vale, o espaço onde agora se encontra a Quinta do Covelo foi muito importante na produção agrícola devido aos seus terrenos férteis e à sua vasta área verde (8 hectares).
Devido, principalmente, a uma grande epidemia de tuberculose, por volta de 1908, a Quinta do Covelo esteve para acolher o hospital D. Manuel II, com o intuito de tratar doenças respiratórias. Graças ao crescimento exponencial da cidade, houve uma mudança estratégica tendo o hospital sido deslocado para o Monte da Virgem (atual hospital Santos Silva).
Na década de 80, o arquiteto Castro Calapez foi responsável pela transformação da Quinta como a conhecemos nos dias de hoje, tendo apenas sofrido algumas alterações. Esta foi aberta ao público em 1988. Anos mais tarde, em 1997, foi inaugurada a horta pedagógica e, em 2018, o parque infantil. Recentemente, em 2020, abriu também um parque canino onde as pessoas podem disfrutar de algum tempo de qualidade com os seus cães.
O Covelo é um espaço rico em fauna e flora, apresentando assim, espécies como: Camélia Japónica (Camellia Japonica), Ácer Negundo (Acer negundo), Carvalho Alvarinho (Quercus robur), Líquenes, Magnólia Grandiflora (Magnolia grandiflora), Sobreiro (Quercus suber), Eucalipto (Eucalyptus), Aveleira (Corylus avellana), Dedaleira (Digitalis purpurea), Pinheiro Manso (Pinus pinea) e Bravo (Pinus pinaster), Acácias (Acacia), Sabugueiro (Sambucus nigra), Austrálias (Acacia melanoxylon), Tradescância (Tradescantia) , Ervas aromáticas, Piriquito Monge (Myiopsitta monachus), entre outras.

Waypoints

PictographMonument Altitude 466 ft
Photo ofCasa e capela Photo ofCasa e capela Photo ofCasa e capela

Casa e capela

A família Pais Andrade, antiga proprietária destas terras, mandou construir a casa e a capela no século XVIII. Mais tarde, em 1830 estas foram vendidas a Manuel Rocha Paranhos, daí o antigo nome "Quinta do Paranhos". Este espaço assumiu-se como lugar estratégico do "Cerco do Porto", entre 1832 e 1833, onde foram travadas algumas batalhas entre Liberais e Absolutistas. No final do século XIX as terras foram vendidas a Manuel José Covelo, um comerciante Burguês, tendo sido atribuído o nome atual "Quinta do Covelo". Atualmente, a casa encontra-se bastante degradada e inabitada, permanecendo apenas como parte integrante do património cultural.

PictographWaterfall Altitude 465 ft
Photo ofCascata Photo ofCascata Photo ofCascata

Cascata

A cascata é uma estrutura feita de pedra e tijolos, que funciona através de um sistema de filtração, ou seja, a água que nela circula é sempre a mesma, não havendo quaisquer desperdícios. É constituída por dois depósitos de água (um mais largo que o outro) e ocupa uma grande área, devido à sua extensão. Para além disso, no cimo da cascata podemos encontrar poldras, isto é, pequenas rochas que formam uma espécie de ponte para as pessoas circularem sobre o leito de um rio ou riacho, neste caso sobre a cascata. A nível paisagístico, a existência de um elemento hídrico tem grande impacto e é bastante cativante.

PictographFlora Altitude 501 ft
Photo ofAfloramento granítico Photo ofAfloramento granítico Photo ofAfloramento granítico

Afloramento granítico

Um afloramento rochoso é a exposição de uma rocha à superfície, podendo ocorrer devido à ação humana ou de forma natural, como é o caso desta. Este afloramento em concreto é constituído por granito (granito de dupla mica e grão fino), daí o nome “afloramento granítico”. Existe um elevado número de seres vivos presentes no granito e este já se encontra muito desgastado, devido a agentes erosivos, o que dificulta a visualização dos cristais que o constituem.

PictographTree Altitude 463 ft
Photo ofCarvalho Photo ofCarvalho Photo ofCarvalho

Carvalho

Muitas vezes, árvores podem ser consideradas nucleadoras de biodiversidade, pois estão associadas direta ou indiretamente com diversas espécies. Devido à extensa biodiversidade que podemos encontrar numa árvore, esta pode ser uma ferramenta útil para o planeamento de reflorestação e para a proteção de espécies ameaçadas. Esta árvore em concreto é um Carvalho e através da sua observação encontramos, associadas a esta, espécies como: fetos, umbigos de vénus, líquenes, musgos e até mesmo alguns insetos como pequenas aranhas.

PictographFlora Altitude 448 ft
Photo ofAquaponia Photo ofAquaponia Photo ofAquaponia

Aquaponia

A Aquaponia alia a aquacultura (criação de peies em viveiro) com a hidroponia (cultivo de plantas sobre a água), funcionando num sistema fechado e dinâmico onde os resíduos dos peixes servem de nutrição para as plantas e estas, por sua vez, filtram a água devolvendo-a em boas condições para os peixes crescerem saudavelmente.

PictographFauna Altitude 448 ft
Photo ofGalinheiro móvel Photo ofGalinheiro móvel Photo ofGalinheiro móvel

Galinheiro móvel

Um galinheiro móvel é bastante benéfico pois tira partido do trabalho natural das galinhas para limpar e preparar lotes de terreno para posterior produção agrícola. Tem como objetivo: revirar a terra, eliminar ervas daninhas, eliminar pragas de insetos, fertilizar a terra (estrumar) e ainda são fonte de alimento (ovos). Este tipo de galinheiro é de fácil deslocamento e não causa estragos no solo onde é colocado havendo assim um melhor aproveitamento da área. Nesta horta podemos encontrar galinhas Pedrês Portuguesas caracterizadas pelo seu aspeto mosqueado, matizado de cinzento escuro em fundo branco.

Comments

    You can or this trail