Eco-Escolas Eco-Trilho ( Escola Secundária José Cardoso Pires )

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho ( Escola Secundária José Cardoso Pires ) Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho ( Escola Secundária José Cardoso Pires ) Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho ( Escola Secundária José Cardoso Pires )

March 25, 2022

near Quinta do Caldeira, Lisboa (Portugal)

Este percurso tem os seguintes objetivos: Conhecer a flora do jardim Alexandra Alpha da Escola Secundária /3 José Cardoso Pires; Fazer exercício físico em contacto com a Natureza;

PictographTree Altitude 409 ft

Planta Autóctone: Pilriteiro

*INFORMAÇÃO DA PLANTA* Nome científico: Cratraegus Monogyna Família: Rosaceae Origem: Europa Atividades a desenvolver - Apreciar a floração da árvore nos períodos de Março, Abril, Maio - Consumo do fruto na fase da maturação: Agosto, Setembro, Outubro - É possível fazer a economia circular dos frutos que são consumíveis porque estes são normalmente desperdiçados. - É também possível fazer algumas sobremesas, acompanhamentos e molhos com o fruto: compotas, chutney, recheio para bombons e tartes. Mais informações: https://www.hortamandalaesjcp.com/pilriteiro

PictographTree Altitude 404 ft

Planta Exótica: Magnólia

*INFORMAÇÕES DA ÁRVORE* Nome científico: Magnólia liliflora Família: Magnoliaceae Origem: China e Japão Atividades a - contemplar a magnífica floração de inverno e posterior folhagem. - Recolher as pétalas que caiem em painais próprios e como são comestíveis utilizá-las para decoração de pratos. Recolher as pétalas e as folhas que caiem para compostagem orgânica - Capturar imagens da flor - Acompanhamento das fases da árvore - Capturar a imagem da flor/folha, tronco Mais sobre a planta: https://www.hortamandalaesjcp.com/magn%C3%B3lias%C3%A1rvoresex%C3%B3ticas

PictographTree Altitude 421 ft

Planta Ripária: Salgueiro-Negro

*INFORMAÇÕES DA ÁRVORE* Nome científico: Salix Atrocinera Família: Salicaceae Origem: Europa Atividades a praticar Apreciar as folhas as flores e os frutos. Folhas verdes alternas e elípticas As flores têm amentilhos verticais que arraiem os insetos, florindo de janeiro a março. Os frutos são como cápsulas pilosas que abrem em duas valvas. Surgem em terrenos húmidos ou encharcados. Na mitologia romana e dedicada à Juno. Esta planta tem sido utilizada na sustentabilidade ambiental pois e utilizada na depuração de águas poluídas devido a sua capacidade para absorver e transformar poluentes em matéria orgânica. A casca do tronco possui propriedades medicinais, dado que foi a partir dela que foi isolado o ácido acetilsalicílico que deu origem à aspirinas em 1899.

PictographTree Altitude 426 ft

Freixo comum

*INFORMAÇÃO DA PLANTA* Nome científico:fraxinus angustifolia Nome vulgar Freixo de folha estreita Origem: Europa atividades Apreciar as folhas e frutos na primavera e verão. Compreender a que importância que as plantas ripárias têm nos ecossistemas.

PictographLake Altitude 421 ft

Paisagem de Retenção de Água

Charca e lago de retenção de água pluvial de nascente .

PictographTree Altitude 434 ft

Planta Invasora: Erva das Pampas

*INFORMAÇÃO DA PLANTA* Nome científico: Cortadeira Selloana Família: Poaceae Origem: América do Sul, Chile e Argentina

PictographTree Altitude 403 ft

Medronheiro

*INFORMAÇÃO DA PLANTA* Nome científico: arbustus Atividades a desenvolver - Acompanhar as várias fases da árvore durante as estações do ano - Fotografar a árvore - Apreciar a flor e o fruto. - conhecer uma planta bombeira, pois é resistente ao fogo.

PictographTree Altitude 404 ft

Planta Autóctone: Sobreiro

*INFORMAÇÃO DA PLANTA* Nome científico: Quercus suber Família: Fagaceae Origem: Sul da Europa, Predominante em Portugal

PictographLake Altitude 405 ft

Paisagem de retenção de água

PictographReligious site Altitude 412 ft
Photo ofZona de Meditação / Saudações ao Sol e à Terra Photo ofZona de Meditação / Saudações ao Sol e à Terra Photo ofZona de Meditação / Saudações ao Sol e à Terra

Zona de Meditação / Saudações ao Sol e à Terra

Atividades a praticar na zona do Pinhal - O pinhal é uma zona perfeita para praticar uma boa sessão de meditação em grupo. Para praticar esta atividade é necessário colocar um tapete de Yoga ou toalha sobre a relva, para a sessão se tornar mais confortável. - É também uma zona para uma conexão mais espiritual, com a prática da saudação ao sol.

PictographTree Altitude 413 ft

Pinhal

*INFORMAÇÃO DA PLANTA* Nome científico: Pinus pinea Família: Pinaceae Origem: Pinales O nosso pinhal tem 17 árvores frondosas e é ideal pela sua sombra para descansar e merendar. No inverno colhemos as pinhas retiramos os pinhões e guardamos para decoração natalícia e para atear fogo nas lareiras.

PictographTree Altitude 438 ft

Olival

*INFORMAÇÃO DA PLANTA* Nome científico: Olea europaea L Família: Oleaceae Origem: Parte Oriental do Mar Mediterrâneo Abundante em Portugal O nosso Olival entrou no projeto o azeite do nosso jardim, contribuindo com 10 kg de azeitonas para a nossa parceria Junta de Freguesia de Santo António dos cavaleiros Atividades a praticar - Fotografar as árvores nos seus detalhes - Apreciar a forma e textura da folha e do fruto.

PictographFauna Altitude 427 ft
Photo ofEstação de Interação com os Animais Photo ofEstação de Interação com os Animais Photo ofEstação de Interação com os Animais

Estação de Interação com os Animais

Atividades a praticar - Visitar e conhecer as várias espécies de animais na estação - Interagir com os animais - Visualizar e fotografar os animais - conhecer a alimentação os hábitos e a reprodução dos coelhos e pássaros.

PictographTree Altitude 426 ft

Ginjal

*INFORMAÇÃO DA PLANTA* Nome científico: Prunus cerasus L. Família: Rosaceae Origem: Sudoeste da Ásia Abundante em Portugal na zona de Óbidos e Alcobaça e também no nosso jardim já possuímos um pequeno ginjal. A espécie e ginja de folha no pé. Utilizado para a famosa ginjinha bebida licorosa portuguesa. Também se usa em infusões quer o fruto quer a folha e em compotas ou geleias.

PictographFlora Altitude 397 ft

Horta Mandala

Atividades a praticar - conhecer o consórcio de plantas amigas, das hortícolas a aromáticas. Apreciar os insetos a polinizar. - Acompanhar o crescimento dos vegetais. - Experienciar o perfume das plantas aromáticas. - Apreciar o som dos pássaros a cantar e das rãs a coaxar. - Ver e conhecer como se faz a compostagem orgânica com a qual fertilizamos a horta. Apreciar os peixes a nadar na charca.

PictographBirding spot Altitude 397 ft

Galinheiro

Atividades a praticar - Apreciar a beleza dos galos e galinhas - Ouvir os galos a cacarejar - Alimentar as galinhas - Fotografar os animais - ver os ovos e as galinhas no choco

PictographTree Altitude 405 ft

Planta Autóctone: Romãzeira

*INFORMAÇÃO DA PLANTA* Nome científico: Punica granatum Família: Punicáceas Origem: Pérsia Atualmente é bastante comum em Portugal podemos dizer que se tornou autóctone Atividades a praticar - Conhecer as fases da árvore em todas as estações do ano - Capturar imagens - Apreciar a estética da árvore - Consumir o fruto - Cultivar a sensibilidade