Eco-Escolas Eco-Trilho EB-do-Castro

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho EB-do-Castro Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho EB-do-Castro Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho EB-do-Castro

May 29, 2020

near Muro, Porto (Portugal)

Descubra a história e a ocupação de um território circunscrito na Reserva Agrícola Nacional. Alvarelhos é uma freguesia do concelho da Trofa, distrito do Porto.
As primeiras citações a este local remonta ao séc. X, bem antes da constituição da Nacionalidade. Data do ano 979 um documento de escrita do Mosteiro de Moreia (Maia), onde se faz referência a Alvarelhos.
A história desta freguesia está retratada na sua bandeira pela imagem da Deusa do mar Romano – a Nereida – estatueta em bronze séc. I d.C encontrada no Castro de Alvarelhos.
A estatueta apresenta um corpo feminino, nu até às ancas, terminando em duas caudas de peixe erguidas sobre uma base que representa águas ondulantes, estilizadas em forma de escamas.
Mas Alvarelhos não é só um conjunto de achados arqueológicos, possui:
• cursos de água afluentes da Ribeira da Aldeia, por sua vez afluente do rio Ave;
• solos de excelente aptidão agrícola;
• edifícios centenários;
• uma biodiversidade que é necessária conhecer e preservar
• lendas e tradições.
Este trilho intitulado "Á descoberta da nossa terra" é composto por seis estações:
- uma moradia ecológica;
- a Igreja Matriz de Santa Maria de Alvarelhos que encerra uma história centenária;
- campos agrícolas que produzem uma diversidade de produtos hortícolas;
- pela Quinta do Paiço onde encontra-se um exemplar de tulipeiro com 300 anos e um marco miliário (do latim: miliarium, a partir de milia passuum, “mil passos”) colocado ao longo da Via XVI, estrada do Império Romano, que demonstra a importância que esta zona tinha para os romanos;
- o Castro de Alvarelhos situado na Serra de St.ª Eufémia e foi habitado entre os finais da idade do bronze até à idade média, e é um monumento nacional desde 1910;
- e pelo ribeiro de Alvarelhos um ecossistema essencial para a manutenção de uma biodiversidade que está a ser cada vez mais ameaçada pelas atividades antrópicas e que é necessário conhecer para preservar.

PictographMountain hut Altitude 344 ft

Casa Ecofixe

A Casa Ecofixe, como foi batizada, é uma habitação térrea construída há base de materiais reciclados e que funciona de forma sustentável, inspirada no conceito Earthship, criado na década de 70, no México, pelo arquiteto Mike Reynolds. Eco-Trilho. Tema: Casa Ecofixe (A casa e mobiliário) Local: Rua 25 de Abril n.º 698 Disciplinas envolvidas: Francês; Ciências Naturais Autores: Margarida Vong; Cristina Amaral; Mónica Loureiro; José Cruz Explorações e vivências Etapa Sinta Observe atentamente os pormenores da casa e jardim. Etapa Viva Descubra os diferentes materiais reutilizados nesta moradia ecológica. Diálogo de saberes A reutilização de resíduos ou mesmo de materiais naturais na construção minimiza os custos ambientais ou apenas o custo monetário? Dê outros exemplos de materiais reutilizáveis que poderão ser utilizados na construção civil. Consegue identificar alguma plantas autóctones no espaço ajardinado da casa Ecofixe? Essas plantas ornamentais necessitam de grandes quantidades de água para a sua sobrevivência? Utilize o smartphone e aceda ao Kahoot disponibilizado. A importância de preservar as plantas autóctones é de extrema importância porque são espécies que estão bem adaptadas ao tipo de solo e às condições climáticas de determinada região. Para saber mais https://www.publico.pt/2013/02/22/p3/noticia/ecofixe-uma-casa-portuguesa-de-pneus-terra-e-latas-1816336 https://www.onoticiasdatrofa.pt/construiram-casa-com-pneus-latas-e-madeira/ http://ecoconstruir.blogspot.com/2013/10/casa-ecofixe-na-trofa-1.html https://www.youtube.com/watch?v=bCCigxslICc Informação para formadores Ligações com: Articulação com Desenvolvimento sustentável|Saúde|Ambiente |Arquitetura |Ecologia Disciplinas envolvidas no trabalho colaborativo entre professores e alunos: Francês; Ciências Naturais Objetivos Verificar se os alunos adquiriram/ aplicam corretamente o vocabulário relativo às divisões e mobiliário da casa; Desenvolver as competências essenciais de comunicação em língua francesa. Relacionar a gestão dos resíduos e da água procedente da ação humana. Analisar criticamente os impactes ambientais, sociais e éticos de casos de desenvolvimento científico e tecnológico no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de das populações humanas. Materiais Kahoot -https://create.kahoot.it/details/la-maison/73b89bb2-69e6-4f52-ad20-a416c2797565 Ligação à Internet/dados móveis/telemóvel /Tablet

PictographReligious site Altitude 236 ft
Photo ofIgreja Matriz de Santa Maria de Alvarelhos Photo ofIgreja Matriz de Santa Maria de Alvarelhos Photo ofIgreja Matriz de Santa Maria de Alvarelhos

Igreja Matriz de Santa Maria de Alvarelhos

É uma Igreja centenária, que já sofreu várias remodelações, da primitiva igreja ficaram de pé apenas as paredes, nas quais foram rasgadas janelas ao gosto da época. Felizmente que não tocaram nas portas laterais, salvando-se assim estes vestígios do templo românico. Caso contrário, dificilmente acreditaríamos na antiguidade desta igreja. A igreja possui um esbelto campanário a coroar a sua fachada muito simples, ladeada por dois torreões. No interior, as paredes estão revestidas de azulejos seiscentistas de inquestionável valor. Tema: Igreja Matriz de Santa Maria de Alvarelhos Local: R. Santa Maria 2, 4745-054 Alvarelhos Disciplinas envolvidas: História/Educação Moral Religiosa e Católica Autores: Diana Miranda; Margarida Vong; Sabia que nos começos do séc. XVII, houve necessidade de restaurar a igreja. A altura não era contudo das melhores, porque Portugal se encontrava sob o jugo de Castela (Espanha). Mas a obra era urgente, porque a galilé e a capela-mor ameaçavam ruína. O espaço foi então adaptado pelo povo ao estilo do tempo. Na padieira da porta lateral estão gravadas duas datas – 1682 e 1684. Da primitiva igreja ficaram de pé apenas as paredes, nas quais foram rasgadas janelas ao gosto da época. Explorações e vivências Etapa Sinta Observe a igreja externamente e posteriormente entre em silêncio no templo. Sinta a frescura que o envolve. Etapa Viva Sabe identificar o estilo das portas laterais do templo cristão? Conhece como identificar numa igreja o santo a que lhe é dedicado? Diálogo de saberes – Compreenda A partir das portas laterais concluímos que o templo será anterior ao séc. XIII. Será mesmo dos séculos XI ou XII. O santo padroeiro de um determinado local encontra-se posicionado do lado esquerdo da porta de entrada principal num templo cristão. Para saber mais… É sabido que, durante séculos, as freiras do mosteiro beneditino de Vairão, do vizinho concelho de Vila do Conde, donatárias da freguesia, entregavam as suas terras aos caseiros, para serem cultivadas. Os emprazamentos eram feitos apenas a pessoas de comprovada idoneidade moral. Os mesmos abrangiam somente três vidas completas e acabadas, isto é, do marido, da esposa e de um dos filhos. No fim das três vidas, o contrato caducava e era feito um novo emprazamento. Este regime vigorou até 1834, altura em que foram extintas as Ordens Monásticas e confiscados os seus bens. O senhorio das terras conferia direitos e impunha deveres. Entre os principais direitos, sobressaía o de receber as rendas e apresentar o pároco. Um dos deveres consistia em garantir o sustento do culto e do pároco. Nas procissões é comum integrarem os porta-estandartes representativos dos Santos e coletividades da freguesia, os andores de Santa Rita, S. Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Dores, S. Roque, Santa Eufémia e Nossa Senhora de Assunção, os escuteiros da freguesia, os pais e jovens da Profissão de Fé, pálio com o pároco da freguesia, elementos da comissão de festas, entidades oficiais e Banda de Música Informação para formadores Articulação com Património|Saúde|Religião| Arquitetura Disciplinas envolvidas no trabalho colaborativo entre professores e alunos: História e Educação Moral Religiosa e Católica. Objetivos: Educar a sociedade dando conhecimentos sobre a religião católica. Visitar locais de culto para conhecer mais sobre a sua história de uma determinada povoação/freguesia; Aumentar a literacia sociocultural; Reconhecer e respeitar as diferentes crenças e credos. Materiais: Máquina fotográfica.

Agricultura

As freguesias rurais apresentam um aumento do número de licenciamento para obras de edificação. O grande impacto no número de pedidos devido à alteração da legislação que regula a edificação em Reserva Agrícola Nacional, entre 2014 e 2015 tem levado a uma redução considerável dos solos de elevada capacidade agrícola. Nesta equação à que poderá o tipo de agricultura a implementar e a importância do solo. Se quisermos um futuro mais sustentável temos que repensar a nossa forma de explorar os recursos naturais e o nosso padrão de consumo. A velocidade de formação do solo é de 1cm/100-400 anos, por isso são necessários cerca de 3000 a 12 000 anos para se formar um solo desenvolvido. Num só ano é possível a erosão de cerca de 20cm a 30cm de solo resultante sobretudo de atividades antrópicas. Tema: Solo - Atividades económicas (Agricultura) Local: Campos agrícolas. Disciplinas envolvidas: Geografia e Inglês. Autores: Liliana Campos; Diana Miranda; Ana Cruz; Laura Santos Sabia que a velocidade de formação do solo é de 1cm/100-400 anos, por isso são necessários cerca de 3000 a 12 000 anos para se formar um solo desenvolvido. Num só ano é possível a erosão de cerca de 20cm a 30cm de solo resultante sobretudo de atividades antrópicas. Explorações e vivências Etapa Sinta a Natureza Observe a tonalidade das camada do solo. Observe mais quantidade de matéria orgânica? Etapa Viva a Natureza Faça o registo fotográfico do espaço agrário presente ao longo do percurso definido. Classifique-o quanto ao tipo de agricultura (tradicional ou moderna). Classifique-o quanto à morfologia agrária (dimensão das explorações, forma das explorações, etc.), quanto ao sistema de culturas (variedade de culturas, aproveitamento do solo) e quanto ao povoamento (disperso, concentrado). Diálogo de saberes – Compreenda a Natureza Utilize o smartphone e aceda ao Quizizz disponibilizado, sobre ambiente. Para saber mais http://www.culturamix.com/meio-ambiente/natureza/formacao-do-solo http://www.revistaamigosdanatureza.com.br/verProduto.php?id=17 Informação para formadores Articulação com Património|Desenvolvimento sustentável|Alimentação|Saúde|Ambiente Disciplinas envolvidas no trabalho colaborativo entre professores e alunos: Geografia e Inglês. Objetivos - Identificar formas de agricultura sustentáveis; - Identificar os principais tipos de agricultura portuguesa; - Conhecer as potencialidades do espaço agrícola; - Indicar os fatores que condicionam a agricultura. - Verificar se os alunos adquiriram/ aplicam corretamente o vocabulário em inglês sobre o tema meio ambiente. - Desenvolver as competências essenciais de comunicação em língua inglesa. Outras notas importantes No nosso dia a dia utilizamos várias expressões relacionadas com o solo ora veja: Quando dizemos que uma ideia encontrou um "solo fértil", quando esta se espalha facilmente entre as pessoas. E que costumamos dizer que uma pessoa "criou raízes", quando ela permanece ali por muito tempo, interagindo com a comunidade do local. E as expressões "solo fértil" e "raízes" são usadas para nos referirmos a contextos de crescimento saudável, de multiplicação, de produtividade. A sobrevivência do ser humano sempre esteve literalmente relacionada a um solo fértil e às raízes Materiais Quizizz https://quizizz.com/join?gc=463792 Ligação à Internet/dados móveis/telemóvel /Tablet Máquina fotográfica.

PictographTree Altitude 363 ft

Quinta do Paiço

A quinta do Paiço tem densos jardins repletos de árvores e arbustos Encontra neste local um tulipeiro (Liriodendron tulipifera) com 300 anos de idade. As árvores de grande porte desempenham várias funções num ecossistema. São locais de sombra e de refúgio para inúmeras espécies de seres vivos, são os locais de nidificação de algumas aves, são os sumidouros do dióxido de carbono, contribuem para diminuir a erosão dos solos, são produtores de grandes quantidades de oxigénio e tornam os espaços mais frescos nos dias de maior calor devido à humidade que estão a libertar durante a respiração celular. Para além de tudo isto encontra um marco miliário (do latim: miliarium, a partir de milia passuum, “mil passos”) colocado ao longo da Via XVI, estrada do Império Romano, encontrado neste local e que demonstra a importância que esta zona tinha para os romanos. Tema: Árvore centenária (Tulipeiro com 300 anos) Local: Rua do Crasto – Quinta do Paiço. Disciplinas envolvidas: Ciências Naturais e História Autores: Luís Salvador; Liliana Campos; Cristina Ferreira e José Cruz Sabia que os anéis de crescimento de uma árvore indicam a idade e as condições climatéricas que assolaram o local onde esta cresce? Explorações e vivências Etapa Sinta a Natureza Contemple a copa da árvore e o diâmetro do tronco. Sinta a textura do tronco da árvore, abraça-la, ouça as vibrações e faça silêncio. Contemple os densos jardins existentes dentro da quinta do Paiço repletos de árvores e arbustos Etapa Viva a Natureza Junte o número de pessoas necessário para rodear por completo todo o diâmetro dessa árvore. Quantas pessoas são necessárias para abraçar o tulipeiro (Liriodendron tulipifera)? Consegue dar um valor aproximado do perímetro do tulipeiro? Indique uma idade aproximada para exemplo exemplar. Qual o significado de uma coluna cilíndrica nesse espaço? Consegue identificar alguma inscrição? Diálogo de saberes – Compreenda a Natureza Utilize o smartphone e aceda ao Kahoot disponibilizado. A via romana que passava na região é um indicativo da importância do Castro de Alvarelhos (próxima estação a explorar). Essa estrada na altura a mais importante do território, onde muito mais tarde irá assentar Portugal, ligava Felicitas Iulia Olissipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga), da qual existe um marco miliário na Quinta do Paiço. Outras notas importantes Segundo Mário Capella o miliário encontra-se na Quinta do Paiço, á Carriça, na estrada de Braga ao Porto. Pertencente à Via XVI (Braga-Olisipo), encontra-se bem conservado e é feito em Granito. Tem apenas 1,12m de altura e 1,94m de circunferência. Ainda segundo este autor, o miliário encontrava-se levantado sobre um muro de jardim junto às casas da quinta. Nesta mesma quinta, segundo Carlos Faya Santarém, terá sido recolhida uma pátera de prata com 7cm de diâmetro. Estava decorada na parte central com um homem com barba, capacete, couraça, polainas, lança e escudo. Apresentava ainda uma inscrição votiva. Fora da Quinta do Paiço, Martins Sarmento terá identificado um caminho largo lajeado que poderá corresponder à antiga estrada romana. Este autor informa ainda que, segundo informação oral, o miliário seria mesmo proveniente deste local. Para saber mais (no site que se segue faz referência à Quinta do Paiço e outros locais) https://www.100milarvores.pt/2015/04/um-dia-com-arvores.html Informação para formadores Articulação com Património|Desenvolvimento sustentável|Alimentação|Saúde|Ambiente Disciplinas envolvidas no trabalho colaborativo entre professores e alunos: História e Ciências Naturais. Objetivos - Conhecer o património natural; - Conhecer um pouco da história da quinta do Paiço; - Reconhecer o valor histórico da quinta do Paiço; - Conhecer árvores centenárias. Materiais Smartphone com ligação à internet e um Kahoot sobre a Quinta do Paiço.

Castro de Alvarelhos

Situado no Monte de Santa Eufémia foi habitado entre os finais da idade do Bronze até à idade Média. A sua localização sugere um caráter agro-pastoril das comunidades que habitaram. A ocupação deste local durante a idade do Bronze está documentada por cerâmicas polidas e carenadas, machados em pedra polida e lâminas de sílex. A partir de Meados do Séc. V e talvez em sequência a um amplo incêndio a população dispersou-se para espaços ainda não detetados pela arqueologia, pelo que este núcleo urbano é abandonado. A zona de visita mais clara corresponde a uma plataforma intermédia, onde se identificaram, além de estruturas circulares castrejas, diversos indícios arquitetónicos de romanização, nomeadamente casas de tipo domus, sobrepostas às construções da Idade do Ferro. Algumas rochas que compõem o Castro estão cobertas por líquenes de várias espécies. Tema: Castro de Alvarelhos Local: 41º 18’ 3.35’’N 8º 37’ 5.74’’ Rua Sobre-Sá Disciplinas envolvidas: História e Ciências Naturais Autores: Dinis Moura; Ricardo Gomes; Thomas Tuerlinckx Sabia que o Castro de Alvarelhos está na origem do nome da nossa escola - Escola Básica do Castro. E que o Castro é um monumento nacional desde 1910. Do período da ocupação medieval são ainda visitáveis, neste espaço, as ruínas da segunda igreja de Alvarelhos e sepulturas do mesmo período. Explorações e vivências Etapa Sinta a Natureza Contemple toda a paisagem em seu redor pois tem uma vista privilegiada sobre o Monte. Observe atentamente todo o espaço nomeadamente as ruínas das casas o seu formato e dimensão bem como o traçado dos arruamentos. Etapa Viva a Natureza Procure líquenes sobre as rochas que constituem as ruínas. Fotografe indícios de que houve ao longos dos tempos diferentes povos. Procure e faça o registo fotográfico de vestígios religiosos relacionado com o cristianismo. Diálogo de saberes – Compreenda a Natureza Os líquenes são seres vivos muito simples caracterizados pela simbiose formada por um fungo e uma alga. Podem assumir-se sob diversas formas, cores e tamanhos, e colonizam os mais inóspitos habitats. Diferentes espécies tem resistência distinta à poluição, pela sua vulnerabilidade às alterações ambientais, podem ser utilizados no auxílio à identificação de áreas merecedoras de estatuto de proteção. As espécies mais sensíveis têm tendência a desaparecer dos locais mais contaminados, assim, o mapeamento da biodiversidade de líquenes permite inferir da qualidade do ar numa região. Os líquenes são bioindicadores daí terem na atualidade um papel muito significativo em estudos de bioindicação e biomonitorização da qualidade atmosférica. Os métodos de biomonitorização permitem avaliar e verificar se certos limites e normas estabelecidas pela legislação, agências ambientais e órgãos de promoção da saúde e bem-estar humanos são efetivamente cumpridos. Quanto maior for a poluição menor é a diversidade de líquenes encontrados num determinado local. Para saber mais https://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_de_Alvarelhos e documento escrito da casa da cultura da Trofa. Artigo sobre o Castro de Alvarelhos publicado no Jornal de Notícias do dia 24-5-2020. Para saber um pouco mais sobre líquenes: http://esa.ipb.pt/blogs/liquenes/ Informação para formadores Articulação com Património|Desenvolvimento sustentável|Alimentação|Saúde|Ambiente Disciplinas envolvidas no trabalho colaborativo entre professores e alunos: História e Ciências Naturais Link para o kahoot: https://kahoot.it/challenge/02056997?challenge-id=30e6a776-1917-4d93-8a49-3f0c9ce1f350_1590067749582 ( ativo até 17 de junho 2020) Objetivos: Reconhecer os contributos da civilização helénica para o mundo contemporâneo. Relacionar a difusão do Cristianismo com a utilização das infraestruturas imperiais e com as condições culturais. Aprender mais sobre a vida das comunidades passadas na região Desenvolver as competências cívicas dos alunos através da sensibilização os alunos para a importância de conhecer e preservar o património histórico local. Identificar os principais grupos de rochas existentes em Portugal em cartas geológicas simplificadas e reconhecer a importância do contributo de outras ciências para a compreensão do conhecimento geológico. Relacionar algumas características das rochas e a sua ocorrência com a forma como o Homem as utiliza, a partir de dados recolhidos no campo. Reconhecer os líquenes com populações pioneiras numa sucessão ecológica. Relacionar o grau de poluição com a diversidade de espécimes de líquenes. Materiais: Boas sapatilhas e roupa confortável; Smartphone com acesso à Internet Máquina fotográfica.

Ribeiro de Alvarelhos

O ribeiro de Alvarelhos tem pelos menos dois cursos de água afluentes da Ribeira da Aldeia, por sua vez afluente do Ave. Este ecossistema ribeirinho é essencial para a sobrevivência de muitos seres vivos, uma vez que, alguns deles no seu ciclo de vida passam pelo meio de vida aquático como é o caso dos anfíbios e entre muitos outros. A água é indispensável à vida. E os campos agrícolas em seu redor beneficiam com a sua presença. Tema: Água Local: Ribeiro de Alvarelhos Disciplinas envolvidas: Físico-química e Ciências Naturais, Português. Autores: Maria Fátima Pinto; José Cruz; Ana Paula Reis. Sabia que apenas 3% da água de toda a Terra é doce e a maior parte não é acessível pois encontra-se nas calotas de gelo do Ártico e da Antártida. A água doce disponível encontra-se nos rios, nos lagos e nos lençóis freáticos. A água de um lago ou de um rio pode ser cristalina, mas, normalmente, não é própria para beber. A qualidade da água pode ser alterada quando as pessoas despejam enormes quantidades de lixo e esgotos tornando-a demasiado poluída. As plantas e os peixes começam a morrer, a água cheira mal, tem péssimo aspeto e provoca doenças nas pessoas. A quantidade de água no corpo varia à medida que crescemos. Um bebé recém-nascido tem a maior percentagem de água- 78%. Quando chegar a adulto, terás apenas 60% de água. Explorações e vivências Etapa Sinta a Natureza Observe a água do ribeiro quanto ao seu aspeto, tipo de vegetação ribeirinha, animais presentes Etapa Viva a Natureza (Português) Leia em voz alta o poema "Lição sobre a água", de António Gedeão. (Físico-química) Será que o ribeiro de Alvarelhos é limpo ou poluído? Atente aos seguintes indicadores: 1- A água é castanha ou lamacenta? 2- Vês algumas manchas de óleo na água? 3- A água é verde escura e está cheia de algas, sem sinais de peixes ou qualquer outro tipo de animais aquáticos? 4- A água cheira a ovos podres? Se respondeu “sim” a alguma destas perguntas, poderá ser um ecossistema poluído? (Ciências Naturais) Utilizando o Kit com “projeto Rios” e recolha água do ribeiro utilizando uma rede e um tabuleiro e analise durante 10 minutos o número e as espécie de invertebrados que consegui recolher e identificar, utilizando para o efeito uma grelha com imagens dos diferentes tipos de macroinvertebrados que poderá encontrar num curso de água. Diálogo de saberes – Compreenda a Natureza (Português) Estabeleça uma comparação entre o ribeiro e o que é mencionado no poema. (CN/FQ) O ribeiro é um ecossistema repleto de vida. De acordo com a categoria de seres vivos encontrados na água corrente poderá avaliar a sua qualidade. O grau de tolerância à poluição é diferente de espécie para espécie. Por exemplo uma água onde prevaleça sanguessugas, minhocas e vermes aquáticos búzios e larvas de mosquito e de mosca é indicadora de uma má qualidade de água. Em contrapartida a presença de larvas de mosca de água, caramujo, casulo de larva de mosca de água larvas de plecópteros besouro aquático larvas de efémera e de besouro aquático são bioindicadores de um curso de água não poluído. As espécies de macroinvertebrados que habitam num curso de água podem ser comparados a um “bio filme”, ou seja, são o retrato mais fiel da qualidade da água comparativamente A uma análise físico-química, onde se faz uma amostragem pontual num determinado local de um curso de água. Para saber mais http://www.state.ky.us/nrepc; http://www.discovercarolina.com/html/s05nature05a03b.html http://www.virginia.edu/~sos-iwla/Stream-Study/Methods/form.HTML Informação para formadores Articulação com Património|Desenvolvimento sustentável|Alimentação|Saúde|Ambiente Disciplinas envolvidas no trabalho colaborativo entre professores e alunos: Físico-química, Ciências Naturais e Português. Objetivos Analisar as dinâmicas de interação existentes entre os seres vivos e o ambiente; Relacionar o equilíbrio dos ecossistemas com a sustentabilidade do planeta Terra; Conhecer as características organoléticas da água; Identificar macroinvertebrados numa amostra de água; Analisar a qualidade da água; LEITURA - Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. ORALIDADE - Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias-chave. Materiais: O poema "Lição sobre a água", de António Gedeão. Tabuleiro Peneiro ou rede Pinças de ponta fina Placa de Petri Grelha de identificação de macroinvertebrados. Materiais necessários para as atividades a desenvolver aquando da chegada à escola Tratamento de águas realiza a atividade no laboratório de FQ Faça um filtro de água: - um filtro de café - um funil - um pouco de carvão ou gravilha fina - um pouco de areia - água do ribeiro - uma vasilha Procedimento: - Coloca o filtro de café no funil; - Põe uma camada de carvão moído ou de gravilha fina no fundo do funil; - Dispõe uma camada de areia por cima ; - Deita a água do ribeiro através do filtro para dentro da vasilha e observa. Conseguiu limpar a água?