Activity

Eco-Escolas Eco-Trilho (Carolina Michaelis)

Download

Trail photos

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho (Carolina Michaelis) Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho (Carolina Michaelis) Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho (Carolina Michaelis)

Author

Trail stats

Distance
0.54 mi
Elevation gain
30 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
30 ft
Max elevation
495 ft
TrailRank 
30
Min elevation
451 ft
Trail type
Loop
Coordinates
36
Uploaded
April 25, 2022
Be the first to clap
Share

near Ameal, Porto (Portugal)

Viewed 48 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho (Carolina Michaelis) Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho (Carolina Michaelis) Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho (Carolina Michaelis)

Itinerary description

Caracterização histórica

Recuando aos anos 1832 e 1833, este local esteve ligado ao “Cerco do Porto”, onde aconteceram algumas batalhas entre Liberais e Absolutistas.

No final do século XIX, foi previsto a construção de um hospital destinado ao tratamento de doenças respiratórias, nomeadamente a tuberculose, uma vez que o Porto passou por várias epidemias. No entanto, o projeto foi adiado e posteriormente executado noutro local, na cidade de Gaia atualmente denominado Hospital Santos Silva. Graças a esta mudança estratégica - que em muito se deve ao crescimento exponencial da cidade no início do sex. XX, hoje podemos usufruir deste espaço.

Na entrada principal da Quinta (rua de Bolama) pode-se observar uma antiga casa senhorial, na qual vivem uns caseiros que têm o privilégio de viver num ambiente rural em plena cidade, e observamos também um caminho calcetado e retilíneo, com bancos e passeios arborizados.

Waypoints

PictographWaterfall Altitude 475 ft
Photo ofQueda de água Photo ofQueda de água Photo ofQueda de água

Queda de água

Nesta estação o nosso foco é a queda de água e o que se encontra ao seu redor. O percurso da água é feito num circuito fechado em que a água é reposta pontualmente. Para que a água apresente sempre um aspeto límpido são adicionados produtos químicos que afetam negativamente toda a biodiversidade deste espaço, por exemplo a morte de alguns animais nomeadamente ratos e anfíbios. Outros elementos que se destacam neste local são algumas espécies arbóreas entre as quais um Carvalho Alvarinho (Quercus Robur) que representa uma importante fonte de alimento, albergando uma grande biodiversidade de flora e fauna. Junto a esta arvore é possível encontrar caídos no chão bicos de melros que provam a sua atividade neste sítio, como podemos observar nas fotografias Destaca-se também uma Magnólia (ordem Magniolis) com raízes bastante superficiais e com uma textura relevante, sendo capaz de nos proporcionar uma experiência mais sensorial com natureza, descalçando-nos e caminhando sobre estas raízes.

PictographWaypoint Altitude 485 ft
Photo ofElevação de granito Photo ofElevação de granito Photo ofElevação de granito

Elevação de granito

Nesta estação é possível observar afloramentos graníticos, que resultam da exposição de rochas na superfície terrestre, facilitando o estudo do interior da Terra a partir das mesmas. Os afloramentos são especialmente importantes quando ocorrem com as rochas intrusivas (como estes granitos), pois o processo de formação destas rochas ocorre sempre no interior da Terra, sendo raro o seu aparecimento na superfície por meios naturais. Aliás, este local é bastante usado por várias turmas para visitas de estudo, de forma aos alunos terem contacto direto com estas rochas e afloramentos. Ainda nesta área, podemos apreciar a maior concentração de sobreiros do Porto, uma das espécies de árvores mais predominante em Portugal, onde se extrai a cortiça. A reunião de várias características como a presença de uma casa rural, o silêncio e tranquilidade, dá-nos a ideia de ambiente campestre, em que perdemos a completa noção que estamos no meio de uma cidade como o Porto.

PictographBirding spot Altitude 487 ft
Photo ofObservação de aves Photo ofObservação de aves

Observação de aves

Aqui temos uma vista privilegiada para o topo de algumas árvores, como eucaliptos (Eucalyptus), pinheiros (pinus), sobreiros (Quercus Suber) e carvalhos (Quercus) , que se distinguem pelas suas características: altura, formato da copa, tronco, tipo de folha, longevidade, presença de flor e ou fruto. Uma grande vantagem desta paragem é a variedade de espécies de aves, que utilizam a copas destas árvores como dormitórios, ou seja, usufruem como seu habitat. Estas aves, ao contrário das que habitam em florestas, estão mais habituadas à presença humana, deixando-se observar de perto, que torna a experiência mais interessante e que faz deste local um ótimo ponto de observação de aves.

PictographTree Altitude 489 ft
Photo ofCarvalho monumental Photo ofCarvalho monumental Photo ofCarvalho monumental

Carvalho monumental

Nesta próxima estação encontramos o lugar ideal do nosso trilho para fazer uma breve pausa para descansar ou até lanchar, fica relativamente no meio do percurso e é um local bastante calmo e sereno com vários bancos que rodeiam uma espécie de praça com um monumental Carvalho (Quercus) no seu centro, que claramente se destaca nesta estação. Ainda nesta região deparamo-nos com um enorme sobreiro (Quercus Suber), com um comprimento fora do vulgar. Muita gente fica admirada com a sua estatura, inclusivamente pessoas da área quando o visitam. A dimensão desmedida deste sobreiro pode ser explicada pela necessidade de luz solar para se desenvolver, o que fez com que ele crescesse mais que o normal. Além disso, por volta desta altura da primavera, normalmente, encontramos uma ótima diversidade de aves a sobrevoar esta área.

Comments

    You can or this trail