Activity

Eco-Escola - Escola Básica de Vilarinho do Bairro - Caminhada pelo Coração

Download

Trail photos

Photo ofEco-Escola - Escola Básica de Vilarinho do Bairro - Caminhada pelo Coração Photo ofEco-Escola - Escola Básica de Vilarinho do Bairro - Caminhada pelo Coração Photo ofEco-Escola - Escola Básica de Vilarinho do Bairro - Caminhada pelo Coração

Author

Trail stats

Distance
4.76 mi
Elevation gain
69 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
121 ft
Max elevation
568 ft
TrailRank 
40
Min elevation
311 ft
Trail type
One Way
Moving time
one hour 36 minutes
Time
one hour 56 minutes
Coordinates
1122
Uploaded
May 8, 2019
Recorded
May 2019
Be the first to clap
Share

near Vilarinho do Bairro, Aveiro (Portugal)

Viewed 354 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofEco-Escola - Escola Básica de Vilarinho do Bairro - Caminhada pelo Coração Photo ofEco-Escola - Escola Básica de Vilarinho do Bairro - Caminhada pelo Coração Photo ofEco-Escola - Escola Básica de Vilarinho do Bairro - Caminhada pelo Coração

Itinerary description

Percurso com início na Escola Básica de Vilarinho do Bairro e que pretende sensibilizar a Comunidade Educativa para a proteção ambiental e proteção da saúde, dsenvolver hábitos de vida saudáveis, envolvendo toda a comunidade em práticas que aumentem a qualidade de vida e o bem-estar.

Waypoints

PictographTree Altitude 429 ft
Photo ofPinheiros Mansos

Pinheiros Mansos

O Pinheiro Manso (Pinus pinea L.) é uma gimnospérmica, da família das Pináceas, sub-família das Pinóideas e género Pinus a que pertencem os outros pinheiros.

PictographPhoto Altitude 474 ft
Photo ofVinhedos

Vinhedos

Por entre vinhedos e mata...

PictographPhoto Altitude 463 ft
Photo ofAbelha

Abelha

Abelha - seres vivos extremamente importantes na polinização de diversas plantas.

PictographPhoto Altitude 480 ft
Photo ofErva-de-são-joão

Erva-de-são-joão

Erva-de-são-joão ou Hipericão é uma planta herbácea perene, pertencente à família Hypericaceae.

PictographPanorama Altitude 476 ft
Photo ofVinhedos

Vinhedos

Vinhedos Bairradinos

PictographTree Altitude 480 ft
Photo ofOliveiras

Oliveiras

A oliveira é uma árvore da família das oleáceas. A oliveira produz azeitonas, que são usadas para fazer azeite. Tem pouca altura e tronco retorcido.

PictographTree Altitude 452 ft
Photo ofCerejeira

Cerejeira

Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas delas frutíferas outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluído no género Prunus (Rosaceae). O fruto da cerejeira são as cerejas, algumas delas comestíveis. As suas flores são usualmente brancas ou cor-de-rosa, com cinco pétalas e cinco sépalas, dispostas nos ramos de forma isolada.

PictographIntersection Altitude 450 ft
Photo ofFoto

Foto

Pedreira de Vilarinho

PictographPhoto Altitude 493 ft
Photo ofFoto

Foto

Poço em adobe.

PictographIntersection Altitude 495 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 518 ft
Photo ofCampo de cultivo

Campo de cultivo

Batatal

PictographRuins Altitude 505 ft
Photo ofHexagrama Photo ofHexagrama

Hexagrama

PictographRuins Altitude 532 ft
Photo ofConstrução em adobe

Construção em adobe

PictographPanorama Altitude 494 ft
Photo ofVinhedos

Vinhedos

PictographTree Altitude 488 ft
Photo ofSobreiros

Sobreiros

No final de 2011, o sobreiro foi consagrado, por unanimidade da Assembleia da República, a Árvore Nacional de Portugal. Esta classificação está diretamente relacionada com a grande importância económica, social e ambiental que representa para o país. Cerca de 23% da área florestal portuguesa é constituída por sobreiros, que suportam a principal indústria do país, além de darem um contributo fundamental contra a desertificação social e de contribuírem sem paralelo para a preservação da biodiversidade associada ao montado de sobro. A importância do sobreiro em Portugal é reconhecida desde o século XIII, altura em que surgiram as primeiras leis de proteção da espécie. Em Portugal o abate de sobreiros é proibido por lei.

PictographPhoto Altitude 412 ft
Photo ofTorres

Torres

Torres Integra a freguesia de Vilarinho do Bairro, terra importante pois o rei D. Manuel I concedeu-lhe foral, aos seis dias de Março de 1514, criando assim um pequeno concelho. Nesse Foral que concedia alguma alforria administrativa aos habitantes, vêm mencionadas terras e lugares, nomeadamente, Torres que produzia pão, vinho e linho, com que pagavam ao senhorio, o rei, (Torres, tal qual Vilarinho, pertencia, no século XIV a Martim Lourenço da Cunha, terras que recebera de D. Afonso IV, por carta de 3 de Fevereiro de 1355, por troca com Pombeiro da Beira). Refira-se que esta terra foi designada, primeiro, de Turres, mais tarde “Torres de Barro” para se fixar apenas em Torres, passadas algumas centúrias.

PictographPhoto Altitude 450 ft
Photo ofCalcário conquífero

Calcário conquífero

É uma rocha sedimentar biogénica. Os fósseis são facilmente destacáveis com as mãos. Este calcário conquífero contem principalmente fósseis de conchas de alguns molúsculos bivalves e gastrópodes.

PictographPhoto Altitude 493 ft
Photo ofCapela de Torres

Capela de Torres

PictographLake Altitude 403 ft
Photo ofLagoa de Torres Photo ofLagoa de Torres

Lagoa de Torres

A Lagoa de Torres é um local natural onde é possível apreciar diversas espécies de aves, entre as quais o Pato Real.Tem sido efectuado um repovoamento de toda a lagoa, em especial com a espécie piscícola de nome comum - Tenca, de elevado valor para a pesca desportiva.Trata-se de um local que oferece as mais diversificadas utilizações pesca,lazer, tranquilidade contacto com a natureza.

PictographLake Altitude 380 ft
Photo ofBunho Photo ofBunho

Bunho

O bunho é uma espécie de junco. Erva vivaz, tem caules redondos, verdes, lisos e sem folhas. As folhas, em forma de tira, são todas submersas. As flores apresentam-se em conjuntos pouco densos de espiguilhas ovais vermelhas-acastanhadas, perto do topo dos caules. Cresce em maciços densos, cobrindo largas áreas sobre as águas. Possui potencial ornamental pela sua corpulência, robustez e beleza das suas inflorescências. Pode servir para marginar lagos especialmente nas suas zonas de ocorrência natural.

PictographPicnic Altitude 398 ft
Photo ofParque de Merendas da Lagoa de Torres

Parque de Merendas da Lagoa de Torres

Comments

    You can or this trail