Activity

Da Sobreira até Rans 2020

Download

Trail photos

Photo ofDa Sobreira até Rans 2020 Photo ofDa Sobreira até Rans 2020 Photo ofDa Sobreira até Rans 2020

Author

Trail stats

Distance
8.03 mi
Elevation gain
1,348 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
928 ft
Max elevation
1,070 ft
TrailRank 
32
Min elevation
270 ft
Trail type
One Way
Time
2 hours 55 minutes
Coordinates
820
Uploaded
June 24, 2020
Recorded
June 2020
Be the first to clap
Share

near Sobreira, Porto (Portugal)

Viewed 79 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofDa Sobreira até Rans 2020 Photo ofDa Sobreira até Rans 2020 Photo ofDa Sobreira até Rans 2020

Itinerary description

Realizado pelo interior dos lugares rurais e agrícolas, percorrendo por vezes debaixo de alguma florestação como castanheiros, Sobreiros,Pinheiros e Eucaliptos, caminhando sempre por dentro dos caminhos empedrados e florestais uma ou outra travessia das estradas principais mais movimentadas,

Monumentos:
Capela da Senhora da Guia do Sec. XVI / XVII.

Honra de Barbosa ou Torre de Barbosa
A actual configuração da Torre de Barbosa, esconde um dos mais antigos testemunhos da arquitectura medieval em Portugal. A tradição remete para 866, como o ano da construção de uma primitiva estrutura militar neste local. No entanto, ainda não se identificaram quaisquer vestígios desta primitiva estrutura e só a intervenção arqueológica poderá esclarecer.

No século XII, existem informações mais seguras sobre este momumento. No reinado de D. Afonso Henriques, esta terra esteve na posse de D. Mem Moniz (irmão de D.Egas Moniz), nobre a que se atribui a construção de um paço fortificado no local. Por testamento esta propriedade passou para a sua filha, D.Teresa Mendes, e por casamento desta com D.Sancho Nunes de Barbosa, o primeiro nobre em Portugal a usar este apelido e a cuja existência se deve a alteração do topónimo.

O aspecto actual da torre medieval remete para meados do século XIV e , posteriormente , de duas reformas nos reinados de D.João I e de D.Manuel.
A torre é uma estrutura de planta quadrangular, de dois andares marcados por vãos abertos nos alçados, e encimada por uma linha de ameias a toda a sua volta. O aparato denso dos muros dá-lhe um aspecto mais arcaico que aquele que seria de supor numa construção do século XV.
No reinado de D.Manuel , esta torre foi objecto de uma modernização.
Por essa altura, ter-se-ão dado importantes transformações nas partes habitacionais, alterações estas que a época moderna se encarregaria de aprofundar.

Comments

    You can or this trail