Conhecer Bragança/Peregrinos na fé

May 9, 2022

near Loreto, Bragança (Portugal)

Hoje vamos fazer um percurso pelo património histórico e religioso da nossa cidade.
Disfrutem deste dia e desta possibilidade de estarmos juntos.

PictographReligious site Altitude 2,326 ft

A primeira catedral construída no século XXI Dedicada a Nossa Senhora Rainha, a atual Sé Catedral de Bragança foi desenhada pelo arquiteto Vassalo Rosa, sendo a primeira catedral portuguesa construída no século XXI. A construção da Catedral de Bragança foi um sonho adiado por muito tempo. Em 1768 o bispo local, D. Frei Aleixo, enviou uma carta ao Marquês de Pombal, Secretário de Estado e Ministro do Reino, informando-o da vontade de construir uma nova Sé. Desde essa data, e devido a uma sucessão de contratempos, tal sonho foi sucessivamente adiado. Só em meados do século XX houve condições para o lançamento de um concurso, tendo sido selecionado o projeto dos arquitetos Luís Vassalo Rosa e Francisco Figueira. Todavia, a edificação da catedral só ganhou forma em 1982, com o lançamento da primeira pedra, e o início oficial das obras ocorreu seis anos mais tarde, após mais uma série de adiamentos relacionados com a configuração e a estrutura do projeto. Inaugurada em 7 de Outubro de 2001, a Igreja de Nossa Senhora Rainha ou Sé Nova ocupa hoje uma área total de 10 mil metros quadrados, onde os assentos foram distribuídos em anfiteatro e a zona envolvente possui um desenho pentagonal, que a distingue e lhe confere uma aparência caracteristicamente contemporânea. Todo o edifício reflete a região circundante, desde os materiais de construção à vegetação implantada nos jardins e mesmo à orientação das portas. No interior, o sacrário tem a forma geográfica do distrito de Bragança, e, por trás do altar-mor, os traços fisionómicos na expressão do Cristo desenhado no painel cerâmico de Mário Silva revelam-se nordestinos.

PictographMonument Altitude 2,319 ft

Órgão de tubos

Os números do novo órgão de tubos da catedral de Bragança impressionam: tem 3.117 tubos, 64 registos sonoros e 100 comandos distribuídos numa consola de quatro teclados e pedaleira. Construído em Itália, pela Casa Organaria Zanin Organi sas di Zanin Francesco e C., de Codroipo. A construção do órgão sinfónico teve início no primeiro semestre de 2018 e os trabalhos de montagem e de afinação, no coro alto da catedral de Bragança, começaram no início de setembro de 2021. “Foram analisados os aspetos e pormenores mais complexos, macroscópicos e microscópicos, tendo por finalidade a otimização do aproveitamento dos sons e das cores no templo sagrado. Perfeitamente integrado na acústica da catedral, este órgão contemporâneo também possui natureza sinfónica, ou seja, para além da liturgia, possui capacidades para qualquer reportório de diferentes épocas históricas”. Neste contexto, o instrumento servirá não apenas como suporte à liturgia própria do culto católico, mas, também, para “concertos promovidos por entidades civis, religiosas, académicas e sociais.

Pequeno concerto no Órgão de tubos

Igreja dos Santos Mártires - Laudato Si

Laudato si' (português: Louvado sejas; subtítulo: "Sobre o Cuidado da Casa Comum") é uma encíclica do Papa Francisco, na qual o papa critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Cântico Uma carta escrita Dirigida a cada um de nós uma mensagem bonita louvado seja a toda criação criatura somos todos por amor de Deus Devemo-nos zelar pela casa comum cumprindo a missão, ver julgar e agir laudato si, laudato si, laudato si, laudato si (2x) trabalhar a terra que Deus criou cuidar da sua fertilidade para futura geração, laudato si cultivar a terra que Deus criou cuidar da sua fertilidade para as futuras gerações, louvado seja loudato si, laudato si, laudato si, laudato si (2x) louvado seja ao meu senhor, louvado seja (4x)

PictographProvisioning Altitude 2,218 ft

PictographReligious site Altitude 2,205 ft

Capela do Sr. dos Aflitos

Situada na margem esquerda do rio Fervença (afluente do rio Sabor que, por sua vez, é um dos principais afluentes do rio Douro), muito próxima da ponte do Loreto e não muito afastada do centro histórico da cidade de Bragança, a capela do Senhor dos Aflitos começou a ser construída nos finais do século XVIII, tendo sido reformada durante o século XX devido a um incêndio. Dispõe de um único altar, coberto com uma abside e dominado por um grande crucifixo e pela imagem da Pietá. As paredes interiores são revestidas de azulejos. A fachada exterior é dominada por uma grande cruz de granito, e no lado direito há um nicho. Nesta capela deve rezar-se com muita devoção o terço da misericórdia. Terço da Misericórdia Ensinado a Santa Faustina. "Pela recitação desse Terço agrada-Me dar tudo que Me pedem. Quando o recitarem os pecadores empedernidos, encherei suas almas de paz, e a hora da morte deles será feliz. Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vê e reconhece a gravidade dos seus pecados, quando se desvenda diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não desespere, mas se lance com confiança nos braços da minha Misericórdia, como uma criança nos braços da mãe querida. Estas almas têm sobre meu Coração misericordioso um direito de precedência. Diz que nenhuma alma que tenha recorrido à minha Misericórdia se decepcionou nem experimentou vexame..." "....Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso". COMO REZAR Primeiro reze um Pai Nosso, uma Ave Maria, e o Credo Nas contas maiores: "ETERNO PAI, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso muito Amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e de todo o mundo." Nas contas menores: "Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e de todo o mundo." Conclua rezando três vezes: "Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e de todo o mundo" "Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós". "Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha Paixão." voltar

PictographProvisioning Altitude 2,205 ft

PictographReligious site Altitude 2,168 ft

Igreja de São Vicente

A origem deste templo remonta ao séc. XIII, época em que funcionou como igreja paroquial. Foi reconstruído no séc. XVI, por ordem do então bispo D. António Pinheiro e novamente no séc. XVII devido a uma derrocada, mantendo a estrutura medieval na cabeceira mas com alterações notórias em estilo barroco. No exterior sóbrio, destaca-se o portal lateral, característico das igrejas conventuais, decorado em estilo maneirista. No interior, importa salientar a capela-mor com abóbada estrelada, policromada com ornamentos vegetalistas, e o revestimento a talha dourada em estilo rocaille, que se repete no arco triunfal e nos retábulos laterais. Esta igreja é relembrada pelo episódio lendário do casamento secreto de D. Pedro (rei entre 1357-67) com a dama de corte Inês de Castro, em 1352, celebrado pelo deão da Sé da Guarda D. Gil. Foi também aqui que o general Sepúlveda proclamou perante o povo de Bragança a oposição contra a invasão francesa comandada por Junot, em 1808. O facto está registado num painel de azulejos, colocado na fachada Sul em 1929.

Oração a São Vicente / Louvor

"Nós, os cristãos, não adoramos senão o Deus verdadeiro, Criador do céu e da terra e seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo, que de modo inefável procede de ambos. E em confirmação desta verdade estamos dispostos a dar a nossa vida." Oração em honra de São Vicente, mártir Ó Deus, eterno e Todo-Poderoso, de quem procede toda a sabedoria e fortaleza, dai-nos, como destes a São Vicente, mártir, a confiança em vossa palavra, a coragem nas dificuldades, a serenidade e a firmeza no sofrimento. Peço-vos pela intercessão de São Vicente, mártir, vosso servo fiel, a graça de (faça o seu pedido) e a fidelidade ao vosso amor até a eternidade. Amém! Música Abro Mão - Comunidade Católica Colo de Deus Eu descobri a alegria de estar e somente estar De nada pedir e só descansar Na Tua Presença, Senhor. Eu descobri a alegria de ser muito mais que ter De tudo perder pra tudo ganhar É a Tua Presença, Senhor. Eu abro mão de tudo Só pra ter a Ti Esqueço o meu futuro Só pra te seguir

PictographProvisioning Altitude 2,168 ft

PictographReligious site Altitude 2,301 ft

Igreja de Santa Maria

Situada intra-muros da Cidadela de Bragança, foi edificada no séc. XIV e também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Sardão. Considerada a igreja mais antiga de Bragança, de estilo românico, foi durante dois séculos modificada, tendo resultado num estilo Barroco. A fachada apresenta um portal barroco ricamente decorada com duas colunas salomónicas, decoradas por folhas de vides e cachos. O seu interior é formado por três naves separadas por colunas poligonais, que sustentam os arcos e uma pintura cenográfica, na cobertura do corpo da Igreja, representando a Assunção da Virgem. Destaca-se ainda a capela-mor e a capela dos Figueiredos, o retábulo a Santo Estêvão e a imagem de Santa Maria Madalena.

PictographProvisioning Altitude 2,300 ft

PictographMonument Altitude 2,292 ft

Domus Municipalis

A Domus Municipalis é um exemplo único no país da arquitetura civil românica. Com a forma de um pentágono irregular, é composto por uma cisterna abobadada sobreposta por uma galeria ampla com janelas em redor, que se identificou como o local de reunião dos homens-bons do concelho. Muito se tem discutido sobre a datação, sem haver certezas, mas considera-se que o séc. XIII é a data provável de construção da parte superior, podendo a cisterna ser anterior. É singular também pelo material utilizado, a pedra, que foi uma das razões da sua conservação até aos nossos dias. Este tipo de estrutura civil era habitualmente feito de madeira pois nem o poder municipal nem o Estado tinham meios para financiar obras civis deste género. Em termos decorativos, de salientar a escultura notável dos frisos utilizando o imaginário românico. O interior, amplo, é corrido por uma bancada ao longo das paredes e na face de maior extensão abrem-se duas portas. As janelas têm moldura lisa, exceto sete, que são decoradas com uma arquivolta e ornatos em forma de estrela. A cobertura, um telhado de cinco águas, foi colocada no séc. XX durante uma grande campanha de restauro.

PictographReligious site Altitude 2,206 ft

Igreja de S.Bento

O convento, quase irreconhecível, foi fundado, em 1590, por uma dama nobre brigantina, nas casas que lhe pertenciam e de que subsiste a pedra de armas no exterior da Igreja. Destinado a filhas nobilitadas da cidade e da região, colocou-o sob a proteção de Sta. Escolástica, irmã do patriarca de S. Bento. O acesso à Igreja faz-se por um portal lateral construída conforme os argumentos utilizados pela estética maneirista. O teto da nave, de madeira e abobadado, é obra setecentista que ostenta uma excelente pintura cenográfica, com arquitetura fingida e perspetivas acentuadas, da autoria de Manuel Caetano Fortuna. Na capela-mor, ocupada por um notável retábulo (1721) executado pelo figurino de estilo nacional, merece particular atenção o teto de alfarge (obra tardia de feição mudéjar).

PictographReligious site Altitude 2,202 ft

Igreja da Sé

A Igreja da antiga Sé foi construída entre os séculos 15 e 16. Era inicialmente destinada a acolher um convento de clarissas, mas foi entregue à Companhia de Jesus para albergar um colégio Jesuíta. Localizada no Centro de Bragança, o colégio Jesuíta foi fundado em 1561. Em 1563 acolhia já 300 alunos. Em 1759, no mesmo ano da extinção da Companhia de Jesus em Portugal é também extinto o Colégio de Jesus de Bragança e inventariados e arrolados os seus bens. Em 1764, quando se transferiu a sede de bispado de Miranda para Bragança, a igreja passou a Sé Catedral, altura em que sofreu obras de ampliação.

Lanche

Vamos agora alimentar-nos com o Pão da Vida.