Cânion da Faxina e Cachoeira do Setor 4

Photo ofCânion da Faxina e Cachoeira do Setor 4 Photo ofCânion da Faxina e Cachoeira do Setor 4 Photo ofCânion da Faxina e Cachoeira do Setor 4

April 22, 2021
April 2021

near São Luiz do Purunã, Paraná (Brazil)

Trilha realizada com crianças, inclusive uma de colo.

Roteiro:
13:45 - Fim da descida/chegada no estacionamento
14:00 - Saída do estacionamento com destino à Curitiba
15:00 - Chegada em Curitiba

Local de estacionamento: Recanto Cruzeta, onde pagamos 15 reais para deixar o carro e utilizar a infraestrutura do local, que dispõe de banheiros com chuveiro, área verde, balanços para crianças, lanchonete, etc. Tudo bem simples mas muito agradável e, aparentemente, seguro.

Do estacionamento até o início da trilha dá 500m aproximadamente.

Para acessar a trilha não foi preciso pagar nenhuma taxa nem pegar autorização prévia. No local de início encontramos uma cerca com passagem liberada e uma placa alertando para que nenhum lixo seja deixado na região, principalmente fezes e papel higiênico.

A trilha em geral é bem marcada e livre de vegetação. Passando predominantemente por regiões de campo aberto (capim baixo) e em alguns locais por floresta fechada, mas como já dito, de trilha limpa.

Na subida do último pico, Morro Careca, dá para seguir em frente e encontrar a trilha do atalho, no entanto eu retornei para levar a criança de colo pela trilha do atalho, por isso a gravação da tracklog retornou ao invés de prosseguir após o pico do Morro Careca.

As crianças, com idade entre 6 e 10 anos, se divertiram muito na trilha, e apesar do cansaço devido algumas subidas íngremes, conseguiram chegar sem muita dificuldade. A de 3 anos foi no colo o tempo todo e gostou muito do passeio.

Infelizmente começou a chover enquanto estavamos na cachoeira, então optamos por retornar sem concluir o passeio pelas bordas do cânion.

Vale ressaltar que o local é de propriedade particular e que a liberação de acesso é opcional dos proprietários, por isso tenha muito respeito, consciência ecológica e cuidado, para que essa liberação continue sendo dada.

Boa aventura!

Início da trilha

Interseção

Cachoeira

• Photo of Reginaldo.Mendes
    Reginaldo.Mendes Nov 16, 2022

Otimo para levar nosso filhos