Caminhos do Romântico do Porto, Casa Tait, Macieirinha e Jardins do Palácio de Cristal
near Massarelos, Porto (Portugal)
Viewed 86 times, downloaded 1 times
Trail photos
Itinerary description
Os caminhos do Romântico desenvolvem-se no Vale de Massarelos, local repleto de quintas, solares burgueses, jardins públicos e privados planeados durante o século XIX, onde abundam espécies vegetais autóctones e exóticas que criam uma mancha verde muito apetecível, que nos fazem render a um espírito contemplativo e de fuga ao mundo citadino.
O elemento água está sempre presente e reforça toda a ambiência romântica, que se podem admirar nos chafarizes, fontes e lavadouros alimentados pelo Ribeiro de Vilar que desagua no Rio Douro.
Este caminho mistura um Porto burguês com vários palacetes e belos jardins, com um Porto antigo, cheio de ruelas e escadarias, humildes e antigas habitações, algumas delas já degradas, onde habitam uma população com algumas carências e onde não chega nenhuma viatura motorizada. Esta interessante convivência torna este local atraente, digno de uma pormenorizada visita.
O nosso percurso tem início na rua de Entre-Quintas, muito perto da entrada principal do Palácio de Cristal.
Descemos a rua, fazemos um desvio à esquerda para visita dos jardins da Casa Tait, visitando também uma pequena porção dos jardins do Palácio de Cristal adjacente àquela Casa.
Continuamos pela rua de Entre-Quintas e virarmos pela rua da Macieirinha. Depois de passar por algumas ruelas e escadarias, o próximo local que atrai a nossa atenção é a Fonte e Lavadouro no cimo da rua dos Moinhos. Voltamos atrás, atravessamos a rua D. Pedro V, visitamos mais uma bela Fonte, a Fonte da rua de D Pedro V e voltamos a subir uma escadaria, agora em direção à rua da Pena e a um dos Polos da Universidade do Porto.
A descida faz-se pela rua de Golgotá e rua da Boa Viagem e antes de atingir a margem do rio Douro, ainda passamos por outro belo solar, este fechado ao público.
Em frente ao rio Douro passamos pelo Museu do Carro Elétrico e o próximo local de interesse é a belíssima Igreja Corpo Santo de Massarelos, com a sua belíssima fachada em azulejos.
Iremos atravessar a formosa e cosmopolita rua da Restauração, para continuar a nossa caminhada pela rua de Entre-Quintas.
Voltamos aos jardins da Casa Tait e daqui iremos visitar os belos jardins do Palácio de Cristal.
******************************************** ********************************************
Alguns pontos de Interesse
- Casa Tait e Jardins
- Palacete Macieirinha
- Fonte e Lavadouro da rua dos moinhos
- Fonte da rua de D Pedro V (1.2 km)
- Museu do carro elétrico
- Igreja do Corpo Santo de Massarelos (2.3 km)
- Miradouro Da Torre (3.0 km)
- Jardins do Palácio de Cristal (3.3 km)
Waypoints
Casa Tait
Desde o séc. XVII, a zona de Massarelos, nos arredores da cidade, era muito procurada por negociantes sobretudo estrangeiros para a compra de terrenos para quintas de recreio. A Quinta do Meio, hoje conhecida como Casa Tait, deve a atual designação ao facto de ter sido comprada pelo negociante de vinho do Porto e naturalista, William Tait (1844-1925) em 1900, contudo o mesmo já habitava a casa desde 1880 e antes dele o Rev. Edward Whitely aí dirigiu um colégio para rapazes. A propriedade manteve-se na posse da família Tait até 1978, ano em que morre Muriel Tait. A partir desse momento a propriedade passa à posse da Câmara Municipal do Porto. Os jardins eram muito apreciados pelo bosque a Norte, pela coleção de camélias e pelo roseiral instalado no terraço sobranceiro ao Douro, podendo destacar-se o monumental tulipeiro da Virgínia [Liriodendrum tulipifera], com mais de 250 anos, classificado como árvore de interesse público, em 1950, um conjunto arbóreo de camélias [Camellia japonica L.], com cerca de 60 exemplares, uma magnólia-de-flores-grandes [Magnolia grandiflora] e um outro tulipeiro da Virgínia, bastante mais jovem, estes últimos classificados em 2021.
Igreja do Corpo Santo de Massarelos
Igreja de Corpo Santo de Massarelos A actual igreja Paroquial de Mascarelos foi construída a partir de 1776, para substituir a velha e arruinada Ermida da Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos. Esta fora fundada por mareantes, por volta de 1394 e, segundo a tradição, o Infante D. Henrique foi seu confrade. A ela pertencia uma frota de navios, alguns dos quais foram requisitados pelo Rei D. Filipe 1, para a sua Invencível Armada. Em 1960, foi colocado o painel de azulejos, de Mendes da Silva, que representa São Telmo e o Infante D. Henrique.
Comments (20)
You can add a comment or review this trail
Precioso paseo por la bonita ciudad de Oporto, que buenos recuerdos me trae, estuve allí hace siete años, gracias por compartir, saludos cordiales.
Bonito paseo con un magnífico reportaje fotográfico gracias por compartir.
Un abrazo.
Obrigado Pajaro pelo comentário e avaliação. Fico contente que tenhas estado no porto e tenhas gostado.
Um abraço companheiro
Obrigado MPuet pelo comentário e avaliação. Uma abraço amigo
Magnífica ruta por Oporto acompañada de un excelente reportaje fotográfico.
Saludos
Belo passeio turístico pelo Porto. Muito boas fotos e explicações. Um grande abraço.
👏👏👏👏😉👍
Obrigado Sara pelo comentário e avaliação. Saludos
Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação . Um abraço companheiro
Obrigado MBruno77 pela avaliação. Um abraço
Interessant recorregut 👏👏👏👍👍👍
Obrigado Josep pela avaliação
Bonita ruta, acompañado de un buen reportaje fotográfico y una buena descripción. Un abrazo
Hermoso paseo disfrutando de los encantos de una fantástica ciudad.
Felicidades amigo.
Superbonito recorrido!!!!! Un abrazo XXXXL!!!! ❤️❤️❤️❤️❤️
Obrigado Francisco pela avaliação e pelo teu simpático comentário. Um abraço forte
Bonito paseo bien documentado por Porto...saludos
Bonita ruta y fotografías un abrazo amigo
¡Strilhos, amigo! Acabo de ver tus fotos y la descripción de tu ruta por los Caminhos do Romântico do Porto y estoy impresionado. Cada rincón que capturaste en Casa Tait y Macieirinha se siente tan lleno de vida y encanto. Y esos Jardins do Palácio de Cristal, ¡wow! La combinación de naturaleza y arquitectura es simplemente mágica. Tu pasión por el turismo se nota en cada detalle. Definitivamente, esta ruta es un imperdible para quienes buscan disfrutar de la belleza y la historia de Oporto. ¡Enhorabuena por este gran trabajo!
Obrigado Jorditons pelo teu entusiasmante comentário, tuas amáveis palavras e valorização. Um abraço amigo