Bolívia #06 - Passeio em La Paz e El Alto - Marcelo

Photo ofBolívia #06 - Passeio em La Paz e El Alto - Marcelo Photo ofBolívia #06 - Passeio em La Paz e El Alto - Marcelo Photo ofBolívia #06 - Passeio em La Paz e El Alto - Marcelo

August 28, 2023
February 2023

near Chijini, La Paz (Bolivia)

Cheguei no terminal de La Paz no amanhecer. Depois de ir no banheiro e lavar a cara, fui em direção à rua e de cara já tinha uns taxis oferecendo o serviço. Comparei o preço dos taxis com o app da uber e eram muito próximos. Resolvi ir de taxi até o centro de La Paz.
Ele me deixou na porta do hostel e, como cheguei muito cedo, ainda estava fechado. Então desci a rua à procura de algum lugar para tomar um café da manhã enquanto o Hostel ainda não abria. Parei justamente em frente à Igreja de San Francisco. Fiquei um pouco admirado com a beleza dela. Ali na mesma praça da igreja, tinha uns vendedores vendendo um desauyno. Comi ali mesmo em frente a Igreja. Foi bem legal.
De barrigão cheio, voltei para o hostel, fiz check-in, deixei minhas coisas no quarto, paguei o passeio da estrada da morte para o dia seguinte e então parti pra rua mais uma vez.
Primeiro lugar que fui pra conhecer foi a praça central da cidade, que é a Plaza Murillo. Recebe este nome em homenagem a um das figuras principais na luta pela independência de La Paz. Frente a ela, existem diversos prédios bonitos e importantes do governo. Depois de conhecer um pouco da praça, fui caminhando pelas ladeiras/ruas para chegar num Museu que antes era a casa de Murillo. Infelizmente estava fechado. Mas ao chegar por ali me deparei com uma pequena pracinha que fazia homenagem a guerra do Acre.
Continuei a caminhar indo em direção ao Mercado de Bruxas. Após uma bela caminhada cheguei no mercado. É bem diferente e louco. Têm uns fetos de Lhama expostos além de várias ervas e afins. Comprei o meu imã de geladeira de lá. Curti o local. Bem diferente.
Conhecido a rua das bruchas, era hora de ir até o teleférico para conhecer a cidade do alto, ou melhor, conhecer a cidade El Alto.
El Alto não é um lugar muito tranquilo: a noite ali é bem perigoso. Fiquei muito pouco tempo ali. Por teleférico acabei conhecendo o setor roxo, prata e azul. Mas conversando com os guardinhas dali, me disseram que o amarelo e o verde são os que tem as melhores vistas.
Enquanto estava no teleférico, comecei a sentir o mal da altitude, o soroche. Nisto resolvi voltar para o hostel para descansar. No caminho pra ele, na praça San Francisco, estava tendo uma apresentação de uns artistas. Assisti e fui descansar. Amanhã seria o passeio da estrada da morte!

O projeto:
Fica registrado aqui o meu mochilão onde o propósito era conhecer algumas cidades da Bolívia e finalizar no Chile. A ideia seria sair de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, cruzar a fronteira da Bolívia, chegando em Puerto Quijarro. Já dentro da Bolívia, a ideia era seguir para Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, Torotoro, La Paz, Isla del Sol, Sucre, Potosí e, para finalizar, mas não menos importante, descer até a cidade de Uyuni para cruzar o maior deserto de sal do mundo: o deserto de Uyuni. Atravessando este, a viagem terminaria no deserto do Atacama em San Pedro de Atacama, já no Chile. Como o projeto desta viagem surgiu do sonho de conhecer os desertos do Uyuni e do Atacama, chamei este projeto de "Los Desiertos".

20/02/2023 - Corumbá (MS/BRA) e Puerto Quijaro (BOL)
21/02/2023 - Santa Cruz de la Sierra
06/03/2023 - Deslocamento de Potosí x Uyuni
07/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 1
08/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 2
09/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 3 - Chegada no Deserto do Atacama (CHL) e um Passeio por San Pedro do Atacama
10/03/2023 - Deserto do Atacama - Valle de la Luna

PictographBus stop Altitude 12,103 ft

Terminal de ônibus de La Paz

PictographOvernight Altitude 11,988 ft

Praça principal (plaza murillo)