Activity

A Rota da Água (Jancido / Gondomar)

Download

Trail photos

Photo ofA Rota da Água (Jancido / Gondomar) Photo ofA Rota da Água (Jancido / Gondomar) Photo ofA Rota da Água (Jancido / Gondomar)

Author

Trail stats

Distance
4.67 mi
Elevation gain
509 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
509 ft
Max elevation
283 ft
TrailRank 
77 4.3
Min elevation
25 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 55 minutes
Coordinates
1329
Uploaded
February 28, 2022
Recorded
August 2021
  • Rating

  •   4.3 1 review

near Foz do Sousa, Porto (Portugal)

Viewed 4686 times, downloaded 126 times

Trail photos

Photo ofA Rota da Água (Jancido / Gondomar) Photo ofA Rota da Água (Jancido / Gondomar) Photo ofA Rota da Água (Jancido / Gondomar)

Itinerary description

Estávamos no Porto, com vontade de esticar as pernas e apanhar ar. A manhã já ia avançada e nem botas de caminhada tínhamos; compramos um "lanche" e um Ice Tea e fomos fazer uma pequena volta circular, improvisada entre Travassos e as proximidades da Foz do Sousa, com passagem pelos moinhos de Jancido. Como equipamento fotográfico apenas o telemóvel...
O fio condutor deste percurso é a água: a partida numa praia fluvial, a companhia dos rios Ferreira e Sousa, este quase sempre à vista do caminheiro, o pequeno afluente que alimenta os moínhos de Jancido, a velha central de captação de água que alimentava o Porto, hoje um edifício histórico...

O carro ficou junto do Parque de Merendas de Travassos. Um recanto muito agradável, onde já não faltavam famílias a gozar o bom tempo e a preparar o piquenique.
Iniciamos o nosso percurso pelo Trilho da Pesqueira, cruzando por uma ponte de esteios o Rio Ferreira, cuja foz é ali mesmo, e subimos a margem direita do Sousa e logo a seguir acompanhamos a margem de um seu afluente, o ribeiro do Funtão (?).
O trajecto não engana: se bem que perto do Porto, o sítio respira ruralidade perdida, ou diminuída, há muito poucos anos. Rumamos sempre a norte, acabando por passar sob a A43 e tocamos agora os arrabaldes de Aldeia.
Entramos num frondoso eucaliptal ao tempo em que o nosso trilho inflecte para Oeste e depois sul, acabando por entrar num curto troço de asfalto antes de passar de novo sob a A43. Estamos agora num troço comum com o PR1 de Gondomar – “Linha de Midões e os Moinhos de Jancido”
A travessamos o Sousa, por uma ponte metálica com que os Rapazes de Jancido (falarei deles mais adiante) substituiram a velha ponte de caminho de ferro, que ruiu. Atravessando, estamos sobre o leito abandonado da via, o Trilho da Linha.

Um delícia o trilho, ribeirinho, seguindo de perto a margem esquerda do rio, até que chegamos ao mais surpreendente recanto do dia, os Moinhos de Jancido. A água de um regato cuja fonte provavelmente até vem do Sousa, mais acima (o rio faz aqui um longo pescoço), vem precipitar-se nos rodízios de vários moinhos dispostos em cascata. Surgimos no ponto mais baixo, onde a água se reúne ao Sousa, um sítio com mesa de piquenique, um baloiço, e um cenário que faria as delícias de Camille Corot.
A tranquilidade, a frescura, o rio em pano de fundo, o murmurejar da queda de água, prendem-nos. Fizemos ali o nosso piquenique numa das mesas disponíveis e depois de visitar a sucessão de moinhos descemos de novo ao reencontro do Sousa.

Resolvemos não seguir mais o trilho da Linha, para progredir junto aos verdes da margem. Passamos à ponte de Longras (onde também existem mesas) e só fomos retomar o trilho mesmo no seu final, onde se aproxima da EM614. Pelo caminho vimos uma familia atarefada, de pés mergulhados no rio, roupas de banho, a remexer o fundo. Estávamos precisamente frente ao nosso ponto de partida, mas na outra margem. Soubemos depois que andavam a apanhar... ameijoa!!

A estrada municipal atravessa o rio na ponte se Santo Amaro, junto do parque de merendas com o mesmo nome, e nós abandonámo-la logo a seguir, para tomar a Rua das Águas. Na curva da estrada ajudamos uma vendedora a livrar-se de algumas nozes, as primeiras do ano.
Depois tomamos um café na Associação dos Reformados da Foz do Sousa, e fomos passar na Central de Captação de Águas da Foz do Sousa. Mais uns passos e estávamos de regresso ao ponto de início, onde o grupo da ameijoa continuava atarefadíssimo, e numa larga mesa de merendas a animação ia grande e a comida pouca, pois enquanto caminhávamos nós, empanturravam-se eles!


Parque de Merendas de Travassos

Situado na freguesia da Foz do Sousa, junto à foz do Rio Ferreira, é um espaço de 3750m2, com mesas para piqueniques, e a tranquilidade conferida pela rio que ali se espraia, numa zona de pouca profundidade. Numa das entradas um poema recorda:
Aproveita este recanto
Em forma de bem pensar
Não chames a ti o pranto
Destruindo um belo canto
No qual podes descansar





Rio Sousa

O Sousa é o grande herói deste pequeno percurso circular: caminhamos o tempo todo em volta das suas águas, e é também um pequeno afluente seu quem faz mover as rodas dos Moinhos de Jancido, a grande atracção da caminhada.
Tem nascente na freguesia de Friande, (concelho de Felgueiras) e desagua 51km mais abaixo, na margem direita do rio Douro, na freguesia de Foz do Sousa.


Rio Ferreira

O Ferreira brota em múltiplas nascentes da antiga Chã de Ferreira, admitindo-se como nascente principal a de Freamunde. Com um comprimento de 43km, vai desaguar no rio Sousa precisamente no ponto onde iniciamos o trilho, em Travassos. Neste ponto o rio Ferreira é vencido por uma ponte com o mesmo estilo da de Longras, que não sei se não foi também reconstruída pelo povo de Jancido.
No percurso existem duas ETAR, uma no concelho de Paços de Ferreira, e outra no concelho de Gondomar em São Pedro da Cova.


Ponte de Longras

Pouca informação consegui sobre esta ponte. Parece ser centenária, a recuperação foi despoletada pelo "grupo dos cinco" que tomou em mãos o restauro dos moinhos de Jancido, e presumo que seria utilizada como ligação rápida para cereal e farinha serem movimentados entre os moinhos e as aldeias mais a Norte.


Moinhos de Jancido

São oito moinhos com mais de duzentos anos, um deles muito curioso, redondo em pedra de xisto e telha de lousa, a Cascata do Caiáguas mesmo ao seu lado.
Os moinhos são movidos por águas que brotam na zona e se dirigem ao Sousa, em parte conduzidas por levadas. O curso de água terá uns mil metros. Todos tem nome, herdado das famílias a quem pertenciam: Moinho do Quintas, Moinho do Oliveira, Moinho do Capela, Moinho do Alves, Moinho do Caralhitos, Moinho do Almeida, Moinho do Crestina e Moinho do Garrido, na ordem da nascente para a foz. A uma das famílias pertence uma amiga caminheira :)
O incrível é que funcionaram até aos anos 70 do século passado, o do Capela até 1979!
Todo o local, as condutas, as estruturas, foram recuperados recentemente pelos Amigos de Jacinto, um grupo de voluntários locais, que dedicou muito de seu tempo e esforço à cansativa, mas recompensadora tarefa. Agora é fácil seguir a água e visitar todos os moinhos, não faltando mesas de madeira abrigadas na sombra, para repasto ou descanso. Um obrigado para eles!




Antiga Central de Captação de Água da Foz do Sousa

A abundância de água trazida pelos rios Sousa e Ferreira propiciou a construção desta central, para abastecimento da cidade do Porto. Está abandonada há mais de trinta anos, e classificada como monumento de interesse público.

"A partir de 1855 e, em especial, através do decreto real aprovando o contrato firmado com a Compagnie Générale des Eaux pour l'Étranger, para construção de obras de captação, elevação, transporte e distribuição de água ao domicílio, que foi conferira ao Porto a exclusividade de utilização das águas dos Rios Sousa e Ferreira, erguendo-se, para o efeito, e entre outras estruturas, a 'Central-do-Sousa', mas cuja fragilidade, em tempo de cheias, justificou as beneficiações nela realizadas, já em finais do anos vinte do século XX, até que a edificação da 'Central Elevatória de Lever' conduziu à sua desactivação. (A Martins no site da DGPC)

Um mês antes do nosso percurso foi assinado um Memorando de Entendimento entre os Municípios de Gondomar e do Porto e a empresa Águas de Douro e Paiva (AdDP), que visa a criação e gestão de um Centro de Excelência da Água, nesta Central. Será um Centro de Conhecimento e Inovação assente no eixo Água-Energia, onde decorrerão ações de formação e de capacitação que promovam a disseminação do conhecimento científico e técnico, o debate de políticas públicas e a musealização.




A Linha de Midões

É uma antiga linha ferroviária de bitola de 60cm, que operou entre 1856 e 1927.
Por aqui rodaram as vagonetas carregadas de carvão extraído das minas de Midões e ouro e antimónio de Montalto, que eram carregados em barcos na Foz do Sousa para seguir Douro abaixo até à cidade do Porto.
As minas de Midões ficam pouco mais acima, entre Gens e Covelo.
Em 1872, pertencem à firma Hastings & Tait designação depois alterada para Veloso & Tait. Mas em 1916 o proprietário já é Manuel Martins da Rocha, que funda a Empresa Mineira do Carvão de Midões, Lda.
É com ele que se dá o crescimento, juntando concessões em Melres e São Pedro da Cova, e abrem-se novos poços, criam-se oficinas e... o caminho de ferro!
Em 1924, passa a empresa a designar-se de Companhia Anónima Portuguesa para Exploração de Combustíveis, mas a produção é suspensa em 1927, no meio de profunda crise financeira.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Aldeia

PictographPicnic Altitude 52 ft

Area de merendas - Longras

PictographWaypoint Altitude 46 ft
Photo ofBaloiço - Jancido Photo ofBaloiço - Jancido Photo ofBaloiço - Jancido

Baloiço - Jancido

PictographProvisioning Altitude 66 ft

Café da Associação dos Reformados de Foz do Sousa

Photo ofCartazes informativos Photo ofCartazes informativos Photo ofCartazes informativos

Cartazes informativos

PictographWaypoint Altitude 47 ft
Photo ofCascata do Caiáguas e moinho do Garrido Photo ofCascata do Caiáguas e moinho do Garrido Photo ofCascata do Caiáguas e moinho do Garrido

Cascata do Caiáguas e moinho do Garrido

PictographMonument Altitude 0 ft
Photo ofCentral de Captacao de Agua Da Foz Do Sousa

Central de Captacao de Agua Da Foz Do Sousa

PictographTree Altitude 211 ft

Eucaliptal x

PictographPicnic Altitude 126 ft

Mesa de piquenique

PictographPicnic Altitude 114 ft

Mesa de piquenique

PictographPicnic Altitude 48 ft

Mesas piquenique Jancido

PictographTunnel Altitude 51 ft
Photo ofMina de água Photo ofMina de água

Mina de água

PictographWaypoint Altitude 72 ft
Photo ofMoinho do Almeida Photo ofMoinho do Almeida Photo ofMoinho do Almeida

Moinho do Almeida

PictographWaypoint Altitude 103 ft

Moinho do Alves

PictographWaypoint Altitude 107 ft
Photo ofMoinho do Capela Photo ofMoinho do Capela

Moinho do Capela

PictographWaypoint Altitude 61 ft
Photo ofMoinho do Crestina Photo ofMoinho do Crestina

Moinho do Crestina

PictographWaypoint Altitude 101 ft

Moinho do Sousa

PictographCar park Altitude 0 ft
Photo ofParking (Travassos) Photo ofParking (Travassos)

Parking (Travassos)

PictographPicnic Altitude 63 ft

Parq Merendas de Sto Amaro - Foz do Sousa

PictographPicnic Altitude 63 ft
Photo ofParque de Merendas de Travassos Photo ofParque de Merendas de Travassos Photo ofParque de Merendas de Travassos

Parque de Merendas de Travassos

PictographTunnel Altitude 144 ft

Passa sob A43

PictographBridge Altitude 56 ft
Photo ofPonte da Linha Photo ofPonte da Linha Photo ofPonte da Linha

Ponte da Linha

PictographBridge Altitude 26 ft
Photo ofPonte de esteios sobre o Ferreira Photo ofPonte de esteios sobre o Ferreira Photo ofPonte de esteios sobre o Ferreira

Ponte de esteios sobre o Ferreira

PictographBridge Altitude 52 ft
Photo ofPonte de Longras reconstruída em 2012 Photo ofPonte de Longras reconstruída em 2012 Photo ofPonte de Longras reconstruída em 2012

Ponte de Longras reconstruída em 2012

PictographBridge Altitude 0 ft
Photo ofPonte de Santo Amaro sobre o Sousa

Ponte de Santo Amaro sobre o Sousa

PictographWaypoint Altitude 63 ft

Trilho da Linha

PictographFlora Altitude 35 ft
Photo ofTrilho da Pesqueira - caminho velho lajeado trilho da pesqueira Photo ofTrilho da Pesqueira - caminho velho lajeado trilho da pesqueira Photo ofTrilho da Pesqueira - caminho velho lajeado trilho da pesqueira

Trilho da Pesqueira - caminho velho lajeado trilho da pesqueira

PictographWaypoint Altitude 261 ft
Photo ofTroço de asfalto Photo ofTroço de asfalto

Troço de asfalto

PictographTunnel Altitude 185 ft

Túnel sob A43

Comments  (8)

  • Photo of NPeres
    NPeres Feb 28, 2022

    Esse trilho é muito giro! 😉

  • Photo of papaleguas
    papaleguas Feb 28, 2022

    😊😊
    Abraço, NPeres!

  • pevens Aug 22, 2022

    An Easy little walk of 6-7 kms, providing a fair amount of shade for a hot day.
    First 2 kms are climbing up but not difficult.
    Unfortunately the GPS was not recording the route exactly but should be enough to follow.
    The first half of the walk is not an official trail, therefore not marked.
    Nice small picnic area around the 4 kms mark, close to the water.

  • pevens Aug 22, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    An Easy little walk of 6-7 kms, providing a fair amount of shade for a hot day.
    First 2 kms are climbing up but not difficult.
    Unfortunately the GPS was not recording the route exactly but should be enough to follow.
    The first half of the walk is not an official trail, therefore not marked.
    Nice small picnic area around the 4 kms mark, close to the water.

  • Photo of papaleguas
    papaleguas Aug 22, 2022

    Glad you liked it, pevens. It's a beautiful place and the watermills are charming. Happily my gps recorded exactly over the trails and roads, as one can see by the zoomed projection over the google map above (except in the mill area, of course!)

  • Rui Almeida 9 Mar 24, 2023

    Hello papaleguas

    I was searching for a spot to park my car. What do you recommend?

    I look forward to walking this one

    Rui

  • Photo of papaleguas
    papaleguas Mar 24, 2023

    Olá, Rui, no exacto ponto onde se inicia o trilho há onde deixar o carro. E se for fim de semana é tudo menos deserto!
    Boa caminhada!

  • Rui Almeida 9 Mar 24, 2023

    Muito obrigado! Será mais para o final de abril! Deixarei concerteza o meu comentário. Obrigado por partilhar

You can or this trail