Via Ferrata Pombeira (Codeçais, Castro Daire)

Photo ofVia Ferrata Pombeira (Codeçais, Castro Daire) Photo ofVia Ferrata Pombeira (Codeçais, Castro Daire) Photo ofVia Ferrata Pombeira (Codeçais, Castro Daire)

May 21, 2023
May 2023

near Codeçais, Porto (Portugal)

Via Ferrata Pombeira
Percurso circular com início/final no ponto mais alto - parque de estacionamento facilmente acessível, em estrada alcatrão, de onde se pode também subir ao "Baloiço do Cavaleiro", spot para fotografia.
Início com reconhecimento ao local do final da via ferrata e futuro miradouro (na altura, ainda em construção). A seguir, percurso pedestre em estradão terra, sempre a descer até "Quinta do Doido" (2,1km) local aprazível com alguns laguinhos, baloiços e boa sombra...
Continuando a descer, atravessamos a ponte em betão para os Moinhos da Rocha, passamos por entre as casas e encontramos, depois de alguns degraus escavados na rocha, o início da via Ferrata (aos 2,8km).
Muito bem equipada, fácil (tanto em termos físicos como técnicos), conta com 4 pontes suspensas, duas paragens fotogénicas (com bancos em madeira e tudo, para descansar), tudo sempre ao longo do rio Vidoeiro, o que permite até dar mergulhos, se houver coragem para enfrentar a água "fresquinha"...