VIA FERRATA EL CHORRO

September 12, 2018
September 2018

•   5 4 Reviews

near El Chorro, Andalucía (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

A Via Ferrata El Chorro está situada no Pueblo El Chorro, município de Álora, província espanhola de Málaga, comunidade autónoma da Andaluzia, na estrada MA-5403, entre o Embalse del Tajo de La Encantada e a Estación El Chorro, junto ao famoso Caminito del Rey, inserida na Paraje Natural del Desfiladeiro de Los Gaitanes, espaço natural protegido declarado Área Natural a 28 de julho de 1989. Este ambiente configura-se como um espaço natural único de espetacular beleza cénica e enorme riqueza ecológica, que convida à prática de diversas atividades e desportos de aventura em pleno contacto com a natureza. A isto devemos acrescentar que, para muitos, este lugar abrupto é a Meca da Escalada no Sul da Europa, com muitas vias equipadas para a sua prática.

É a primeira Via Ferrata em El Chorro. Promovido pela Diputación de Málaga para favorecer o turismo e construída pela empresa Tierra y Ferro, em abril de 2017.
Via ferrata de dificuldade moderada (K3), larga, vertical e muito aérea, com 650 metros de via equipada e 250 metros de desnível, bastante completa, já que integra uma ponte tibetana, uma ponte mono e uma tirolina de cerca de 35 metros com uma sensação de altura importante. A paisagem é espetacular, há excelentes vistas da vila e da estação de El Chorro, do rio Guadalhorce, da albufeira Tajo de la Encantada e do início do Vale do Guadalhorce.

O equipamento da via está feito com grampos ondulados em boas condições e bastante próximos que fazem com que não seja demasiado complicada a progressão. Os cabos da tirolina e pontes estão com tensão suficiente para a atividade. O regresso faz-se em mais de metade do percurso com linha de vida para descer o que anteriormente se subiu. A parte final da descida pode ser feita pelos grampos ou por rapel de 25 metros.

Panorama do Embalse Tajo de La Encantada desde a Via Ferrata

DESCRIÇÃO DA VIA FERRATA

Iniciamos a atividade no estacionamento do Caminito del Rey, seguimos por 200 metros o caminho de terra na margem da albufeira, saindo à direita subimos até chegarmos ao painel informativo da ferrata. Continuamos a subir em direção ao maciço rochoso ao lado do túnel do comboio, ponto de início da ferrata. Também se pode estacionar no final da estação, no início do caminho de Albercones, 15 minutos nos separam do início da ferrata.

A primeira secção é vertical, onde a altura é rapidamente ganha com a ajuda dos grampos, em seguida, atravessamos uma pedreira (cuidado com pedras soltas), continua-se através de outra parede até chegar à tirolina com cerca de 30m, recomendada roldana de velocidade tandem cable.

Uma vez passada a tirolina, continuamos usufruindo da sua ascensão até chegarmos à ponte tibetana, continuaremos para mudar de face e encontrar uma última ponte mono com uma vista magnífica sobre a albufeira. Uma vez aqui, começamos a descer sempre com a companhia da linha da vida até chegarmos a um canal onde subimos seguindo a linha da vida até chegarmos a um ponto em que podemos optar por descer por rapel de cerca de 25 metros ou por grampos de via ferrata. Uma vez concluída a descida, chegamos ao final da ferrata.

A partir daqui, seguimos o caminho que está bem marcado na direção de uma fonte, onde seguimos pela esquerda, contornando o maciço rochoso ao longo do qual a ferrata se desenvolve até chegar ao Caminito del Rey. No caminho seguimos em direção ao estacionamento, passando pela Capilla - Escuela ou Ermita de La Medalla de La Milagrosa, pouco depois estamos no estacionamento!

Croqui da Via Ferrata El Chorro

Distancia total c/acessos: 2,8 km
Desnível total: 250 m
Extra-prumos: Não
Pontes: Sim (Tibetana 1: Nepalesa 1)
Tirolinas: Sim
Época: Todo o ano
Pago: Não

IMPORTANTE, por muito “acessível” que pareça uma via ferrata, a progressão deve-se fazer sempre utilizando um sistema específico de auto-asseguramento cuja principal caraterística é a capacidade de dissipar a altíssima energia que advém dos elevados factores de queda que se geram nos acidentes em ferratas.

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

01.PARKING EL CHORRO

02.CARTEL INFORMATIVO

03.INICIO FERRATA

04.TIROLINA

Photo of05.PNR EMBALSE TAJO DE LA ENCANTADA Photo of05.PNR EMBALSE TAJO DE LA ENCANTADA Photo of05.PNR EMBALSE TAJO DE LA ENCANTADA

05.PNR EMBALSE TAJO DE LA ENCANTADA

06.PUENTE TIBETANA

07.PUENTE MONO

08.FIN FERRATA (DESCENSO)

09.RAPEL

10.SAIDA FERRATA (FIN LIÑA VIDA)

11.FUENTE - ABREVADERO

Fuente

Photo of12.ERMITA DE LA MEDALLA DE LA MILAGROSA Photo of12.ERMITA DE LA MEDALLA DE LA MILAGROSA Photo of12.ERMITA DE LA MEDALLA DE LA MILAGROSA

12.ERMITA DE LA MEDALLA DE LA MILAGROSA

• Photo of DiogoPmoreira
    DiogoPmoreira Sep 18, 2018

Via ferrata diversificada e muito agradável de se fazer.

Caminhantes Sep 18, 2018

Obrigado por comentar e avaliar a trilha mktHiker.

• andrepm94 Sep 18, 2018

Via ferrata fenomenal!

Caminhantes Sep 19, 2018

Obrigado por comentar e avaliar a trilha andrepm94.

• Photo of Sobreltiempo
    Sobreltiempo Mar 2, 2019

Muy bien definido todo ..gracias por el aporte

Caminhantes Mar 2, 2019

Hola sobreeltiempo!
    Gracias por tu comentario y valoración.
    Saludos.

• angsanlin Oct 22, 2019

Hola, ¿se puede evitar la tirolina?

Caminhantes Oct 22, 2019

Hola angsanlin!
    No se puede evitar la tirolina...