Pedra do Baú- via Ferrata - São Bento do Sapucaí/SP

Photo ofPedra do Baú- via Ferrata - São Bento do Sapucaí/SP Photo ofPedra do Baú- via Ferrata - São Bento do Sapucaí/SP Photo ofPedra do Baú- via Ferrata - São Bento do Sapucaí/SP

2 hours
April 8, 2024
April 2024

•   5 2 Reviews

near Paiol Grande, São Paulo (Brazil)

Pedra do Baú- via Ferrata - São Bento do Sapucaí/SP

VÍDEO: https://www.instagram.com/reel/C5gZlhIuXLm/?igsh=MThnMml2Mm15eGExeA==

Como parte do nosso plano de levar amigos para montanhas, eu e Carol colocamos na nossa programação 2024 a subida da pedra do baú pela via Ferrata. Já havíamos subido em 2021 com os "Doidão da Montanha" pela Ferrata e algumas vezes escalando, mas era hora de voltar com "não escaladores" para conquistar essa icônica montanha!

LOG ANTERIOR (COM ANA CHATA): https://pt.wikiloc.com/trilhas-via-ferrata/pedra-do-bau-e-ana-chata-72684830

**** A TRILHA ****

Saímos eu, Carol, Adelino, Neuza, Nicolas, Rodrigo, Vanina e o Miguel (9anos) as 8 rumo à Pedra do Baú. Nossa jornada começou no Restaurante do Baú, aonde Rodrigo alugou os equipamentos por R$90,00. Os demais usaram meus equipamentos de escalada - capacete + cadeirinha de segurança + 2 solteiras (auto-seguro) e 2 mosquetões.

Já no início chegamos ao check point, aonde se confere a reserva, que havíamos feito previamente no site https://pedradobauu.wixsite.com/my-site-1/agendamentos-bau-1.

Tudo ok, subimos pela trilha que não é complicada mas um pouco inclinada até a base da pedra. Lá, novo check feito pelos bombeiros civis, que orientam sobre a forma correta de usar o equipamento.

Por segurança, eu amarrei Miguel a mim, de forma que ele não precisaria se ancorar na escada e partimos para cima.

A subida é lenta devido a necessidade de sempre ter 1 ponto ancorado na escada. Uma paradinha na "parada dos covardes", um trecho mais exposto que deixou nosso pequeno Miguel apreensivo, mas nada que um pouco de papo não o convencesse a subir.

Chegamos então no cume do Baú aonde as fotos são simplesmente magníficas! Enquanto o pessoal se divertia, eu e Adelino descemos pela trilha que leva ao teto do Baú. É nesse ponto que as vias de escalada "Normal do Baú" e "Anormal" chegam e de onde os escaladores fazem o rapel para voltar.

Atenção: Não recomendo fazer essa trilha pelo grau de exposição e escalaminhadas difíceis.

Depois do nosso desvio, fizemos um pequeno lanche e partimos em direção a face sul para tentar avistar a pedra Ana Chata. Mas a trilha está pouco usada e pelas nuvens decidimos descer.

A descida é sempre mais complicada pois sempre tem congestionamento de grupos subindo e descendo. Mas nada demais também.

Descemos de volta ao restaurante e aproveitamos para saborear uma refeição deliciosa a R$60 por pessoa.

Sucesso total do @vatrilhar e seus amigos na pedra do Baú

Inicia-se a trilha aqui

Posto de check do agendamento

Aqui mais um check e início de subida da ferrata

Aqui encerra-se a ferrata

Turma no cume do Baú

PictographRisk Altitude 6,129 ft

Aqui vemos o teto do Baú. É a chegada das vias "Normal do Baú" e "Anormal" A trilha de acesso é bem inclinada e exposta. Uma escalaminhada bem puxada. Somente para experientes

• nmsassaki Apr 11, 2024

Trilha muito boa, em companhia de pessoas muito queridas! Parabéns Marcos e Carol pelo incentivo, vocês são demais!!!

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Apr 12, 2024

Excelente opção pra quem visita são bento

• Photo of aacoelho
    aacoelho Apr 12, 2024

Excelente trilha. Visual incrível.