Pedra do Baú e Ana Chata

May 10, 2021
May 2021

near Paiol Grande, São Paulo (Brazil)

Pedra do Baú e Ana Chata. São Bento do Sapucaí/SP.

Altitude: 1964m. Altura da pedra do Baú: 340m. Primeira escalada: 1940.
(fonte: Wikipedia)

*** Atenção ***

Para trilha do Baú e Ana Chata é necessário agendamento, que deve ser feito no site https://pedradobauu.wixsite.com/my-site-1/agendamentos-bau-1 .

Além  disso, é necessário uso de capacete, cadeirinha de escalada com duas "solteiras" com mosquetões. Acredito que cinto paraquedistas NR-35 também seja possível.

**** A trilha ****

Trilha iniciada no Restaurante do Baú.
 É cobrada uma taxa de R$20 por veículo. A trilha começa bem no restaurante, aonde há uma loja que aluga os equipamentos necessários. Não sabemos valores e condições pois usamos nossos equipamentos próprios de escalada. Logo depois da loja há uma portaria em que é verificado o agendamento. A partir daí, a trilha começa com baixa dificuldade técnica mas bem íngreme. Um ponto de água logo no início da trilha que não fizemos uso.
No trecho mais íngreme, foi construída uma escada rústica que auxilia bastante.  A vista do monumento do Baú é espetacular (torça para estar sem nuvens). A trilha também passa por pinheiros de Araucaria, belíssimos.

Após uma boa caminhada, chega-se à via ferrata da face norte. É a única em uso, já que a sul encontra-se interditada (maio/2021).  Nesse ponto, apresentamos os nomes para novo "check" de agendamento e apresentar também os equipos para liberação da subida.

De início, já se tem os degraus encrustados na pedra que caracterizam a via ferrata. Há alternância entre degraus e trechos apenas com corrimãos. Nos degraus, faz-se a alternância entre os mosquetões para garantir a segurança da subida. No meio do trajeto, há a “Parada dos Medrosos”, aonde  a via fica mais íngreme e exposta. Manter o padrão de segurança de sempre ter um dos dois mosquetões presos.

A vista faz valer a subida. É lindo ver a região ao longe e um pouco a baixo, o Bauzinho. Fotos tiradas, lanche feito, hora de descer. E aí um pouco de congestionamento, já que é necessário alternar os grupos que sobem e descem.

Mesmo perdido um pouco de tempo, decidimos que havia condições de fazer a Ana Chata (também previamente agendada). Partimos pela trilha que se apresenta como um forte declive (que na volta é bruta rsrsrsrs). Trilha fácil até a chegada aos pés do morro. A partir daí, há uma pequena escada que desemboca dentro de uma caverninha. Não é longa a caverna, mas levemente apertada no final. Passamos com as mochilas “raspando” mas deu. Para facilitar e por já ser fim do dia, usamos nossas lanternas de cabeça.
Mais alguns trechos de escada e corrimãos (nada igual o Baú, aqui não precisa de equipos) chegamos ao cume da Ana Chata. A vista do Baú em toda sua plenitude é perfeita. Fotos e “sebo nas canelas” para chegarmos antes das 17hs no estacionamento do Restaurante do Baú. É o horário de fechar. A partir das 18hs o valor aumenta substancialmente!

Trilha realizada por mim, Carol, Edgard, Bia, Otávio e Luana. Desde hoje intitulado “Os Doidão da Montanha”.