Pedra do Baú

April 8, 2024
April 2024

near Paiol Grande, São Paulo (Brazil)

O Complexo da Pedra do Baú é um conjunto de rochas gnaissicas da Serra da Mantiqueira cujo ponto culminante é a Pedra do Baú com altitude de 1950 metros. Além do Baú o Complexo é formado pelo Bauzinho e Ana Chata.
A Pedra do Baú foi escalada pela primeira vez em 1940, pelos irmãos João e Antônio Teixeira de Sousa, conhecidos por irmãos Cortez. Dois anos depois, o empresário Luís Dumont Vilares patrocinou a construção das duas vias ferratas de acesso à pedra, na face sul, lado do bairro do Baú, e na face norte, lado de São Bento do Sapucaí. Algum tempo depois foi construído o primeiro abrigo de montanha do Brasil, no topo da Pedra, abrigo este que não existe mais restou apenas o piso e o alicerce desse abrigo, alvo de vandalismos seguidos ao longo dos anos. A via ferrata face sul atualmente está interditada por motivos de segurança.

Ao contrário do que muitos pensam a Pedra do Baú não fica em Campos do Jordão, ela se localiza em São Bento do Sapucaí – SP. O Complexo é um Monumento Natural Estadual (MoNa), dentro de uma Área de Proteção Ambiental – a APA Sapucaí-Mirim.

Estacionamos os carros no Restaurante Pedra do Baú às 7h (R$ 30,00). Nos identificamos na portaria de controle, já tínhamos nos registrados no site da prefeitura, mas pode fazer o registro na hora só demora um pouco mais.
A trilha até a base da Pedra, via ferrata da face norte, tem cerca de 2 km sempre subindo com ganho de altitude de 300 metros.
No início da ferrata encontramos o primeiro fiscal de controle da via, outros dois estavam mais acima fiscalizando o uso de equipamentos e os requisitos de segurança.
Os equipamentos de segurança obrigatórios, capacete, cadeirinha e talabarte podem ser alugados no Restaurante Pedra do Baú por R$ 90,00 ou em outras agências de turismo de São Bento.
Iniciamos a subida da ferrata e não demorou para alcançar o “trânsito” dos grupos que já estavam na via, passar alguém ali está fora das regras de
segurança, mas não tem motivo para ter pressa. Fomos curtindo o visual e a adrenalina da subida dos 160 metros de desnível do paredão. Chegando no topo encontramos duas pessoas que esperavam pacientemente a vez para descer, na ferrata quem sobe tem prioridade.
Após algumas fotos do mirante da ferrata seguimos para o mirante do Bauzinho no extremo esquerdo da Pedra do Baú, no caminho passamos pelo alicerce do antigo abrigo de montanha. Fizemos fotos na proa do Baú, a ponta da pedra que não tem apoio embaixo e desse ponto temos uma linda vista da Pedra do Bauzinho e da região abaixo.
Em seguida descemos por uma trilha utilizada pelos escaladores para ver o Teto do Baú, ponta da pedra suspensa no ar onde existe a via de escalada “Origens” nível 11B, a mais difícil do Brasil, a escalada do Teto do Baú tem uns 20 metros de extensão pendurada no teto, quem tiver curiosidade veja o vídeo Origens do canal Off no Youtube. Retornamos para a parte de cima do Baú pela trilha e para quem for descer essa recomendo o uso de uma corda para segurança, pois a trilha é uma escalaminhada curta mas perigosa.
Retornamos para a ferrata norte para descer para a base, demoramos mais para descer que para subir, tivemos que esperar nos patamares os grupos que subiam para depois prosseguir na descida, sendo o problema dos finais de semana e feriados. Fora dos finais de semana é bem tranquilo, não tem trânsito na ferrata. Dali retornamos para o Restaurante onde almoçamos. Se almoçar no restaurante, não precisa pagar o estacionamento, portanto não esqueça de carimbar o cupom do estacionamento.

Um comentário sobre a ferrata, alguns anos atrás não exigiam equipamento de segurança para subir e os turistas subiam a ferrata na fé e na coragem (ou desinformação). Utilizando o equipamento de segurança em nenhum momento senti medo, mas na hora da chuva percebi que a bota escorregava um pouco e a pegada da mão já não tinha a mesma aderência. Fiquei imaginado um turista com um tênis comum descendo a ferrata embaixo de chuva, qualquer vacilada seria fatal.

Dicas:

Para subir a via ferrata da Pedra do Baú a administração do Parque exige o uso de equipamentos de segurança, capacete de escalada, cadeirinha de escalada e mosquetão ou talabarte duplo, equipamentos que podem ser alugados no Restaurante Pedra do Baú ou em agências de turismo de São Bento.

Subindo pelo Restaurante da Pedra do Baú não pagamos a taxa de entrada no Parque e a trilha é mais fácil apesar de ser toda em subida.

A Pedra do Baú e a Ana Chata precisam ser agendadas com antecedência:
Contatos (12)39716110; meioambiente@saobentosapucai.sp.gov.br.

Gravado com Etrex32x

PictographCar park Altitude 4,514 ft

Portaria (controle de entrada de visitantes)