Pedra do Baú

June 22, 2023
June 2023

near Paiol Grande, São Paulo (Brazil)

Eu fiz a trilha sozinha. Se esse é o seu plano, você vai precisar dos equipamentos de segurança obrigatórios. Eu aluguei com uma agência local. Existem duas entradas e eu escolhi a do Restaurante do Baú. O lugar é lindo e, depois que você descer e respirar aliviado, dependendo do horário, vai ver um lindo pôr do sol. Senti quatrocentos e setenta e cinco tipos de medo, mas deu bom. Fui conversando comigo mesma. "Vai, Angelinha, respira, um pé, outro pé, ancora...". Deu muito bom. Deu ótimo. Ah! Uma manga comprida com filtro UV e protetor solar serão seus principais companheiros. E leva água, um queijinho mineiro, carambola e maracujá! 🙃

AGORA O RELATO QUE IMPORTA:
Dormi mal pra kct e quase desisti de ir. Mas fui trabalhando minha mente pra não ficar acasulada. E fui em direção à Pedra do Baú, com muito autorrespeito e certa de que não ultrapassaria nenhum limite meu. Quando cheguei na ferrata, a vontade de desistir foi grande. E ela me acompanhou durante vários trechos. Quando estava no meu limite do medo e pressão, ouvi uma voz. Seria o além? Não! Era o Leon e a Ângela (minha xará). Assim que cruzei com eles descendo, não hesitei em perguntar se poderia voltar com eles. Leon, que é guia, com todo carinho e empatia, pediu pra eu me acalmar. E provou com todos os dados técnicos que eu estava segura e nada ia acontecer. Tive uma aula vip e flash de escalada e equilíbrio emocional. Ele me disse: " Você vai se orgulhar de você depois de concluir o trajeto". Encorajada, segui. Os últimos trechos foram os mais desafiadores, mas finalizei. Cheguei no cume ainda com a adrenalina a mil. Sorte que levei um maracujá e uma carambola. Comi minhas frutinhas no cume, respirei fundo e me preparei pra descida. Na minha cabeça, descer parecia ser bem pior. Mas não foi! Me senti bem mais segura em relação à subida. E passei o trajeto todo falando em voz alta."Mais um lance, falta pouco, apoia o pé, clipa na escada, estamos quase chegando". E cheguei! Cheguei em um ponto de partida, com um pouco mais de coragem e disposta a levar meus medos pra passear. Tenho pavor de altura e enfrentar isso sozinha meu encheu de orgulho, assim como previu Leon! Na volta ao restaurante, um lindo pôr do sol. Meu coração é só gratidão. Leve seus medos pra passear.♥️

PictographCar park Altitude 4,517 ft

PictographCar park Altitude 4,541 ft

PictographInformation point Altitude 4,554 ft

PictographInformation point Altitude 4,572 ft

PictographInformation point Altitude 4,997 ft

PictographInformation point Altitude 5,647 ft

• Photo of EDARGE
    EDARGE Aug 4, 2023

Já subi quatro vezes, uma pela face Sul e três pela face Norte. O mais cansativo é chegar na base da pedra. A escadinha para subir é muito legal.

• Photo of Angela Patrícia
    Angela Patrícia Aug 26, 2023

🥾⛰️🧗‍♀️

• Photo of Kleber Venturelli
    Kleber Venturelli Sep 2, 2023

Parabéns pela coragem e disposição. Eu subi uma vez só, pois, sou do RJ, mas quero voltar e subir novamente, pois, gostei muito dessa aventura...