Photo ofMarumbi (Abrolhos, Ponta do Tigre, Gigante e Olimpo) via Noroeste descida Frontal Photo ofMarumbi (Abrolhos, Ponta do Tigre, Gigante e Olimpo) via Noroeste descida Frontal Photo ofMarumbi (Abrolhos, Ponta do Tigre, Gigante e Olimpo) via Noroeste descida Frontal

September 18, 2022
September 2022

near Marques, Paraná (Brazil)

Marumbi (Abrolhos, Ponta do Tigre, Gigante e Olimpo) via Noroeste descida Frontal.

O Conjunto Marumbi é a montanha com rota mais difícil do Paraná. O nome do cume mais alto (Olimpo) do Conjunto Marumbi recebeu o nome do seu primeiro desbravador, Joaquim Olimpio Carmeliano de Miranda.

Conjunto Marumbi ou Serra Marumbi é formado pelas montanhas:
Olimpo (1.539 m.) - Boa Vista (1.491 m.) - Gigante (1.487 m.)
Ponta do Tigre (1.400 m.) - Esfinge (1.378 m.) - Torre dos Sinos (1.280 m.)
Abrolhos (1.200 m.) - Facãozinho (1.100 m.) - Rochedinho (625 m).

A maioria destes picos é separada por diques de diabásio com orientação azimutal. É o caso da separação entre a Torre dos Sinos e o Abrolhos, chamada Desfiladeiro da Catedral e entre a Ponta do Tigre e a Esfinge, Desfiladeiro das Lágrimas.

O destino reservou ao Marumbi a honra de inaugurar a escalada esportiva no Brasil quando quatro paranaenses organizaram uma expedição com o único objetivo de vencer as dificuldades da escalada e desfrutar o prazer de ver o mundo lá de cima. No dia 21 de agosto de 1879, vindos pelo Caminho do Itupava, o farmacêutico Joaquim Olimpio de Miranda, Bento Manuel Leão, Antonio Silva e Joaquim Messias alcançaram o cume do que se acreditava ser a maior montanha do Paraná e repetiram a façanha nos anos seguintes até que isto veio a se tornar verdadeira mania regional.

A trilha constitui-se em subida acentuada, tendo vários trechos, cordas, correntes e grampos em paredões quase verticais, sendo boa parte delas expostas a desfiladeiros, que exigem bastante do físico (força na parte superior do corpo) e psicológico (devido a exposição a grandes alturas), terrenos escorregadio (nascentes correm pelas pedras da trilha) e em aclive/declive acentuados. Existe diversos pontos de água pela trilha.

Este tracklog teve inicio na Estação Marumbi com ascensão pela Trilha Noroeste (vermelha), Subimos até o Pico Abrolhos, passando pela Ponta do Tigre(1.400 m.), Gigante(1.487 m.) até o cume do Olimpo ou Pico Marumbi (1.539m.)

A Descida foi pela Trilha Frontal (branca), descendo direto do cume do Olimpo e passa pela Cachoeira dos Marumbinistas até o inicio da trilha na Estação Marumbi
As trilhas são bem marcadas com fitas e footprints. Há derivações em diversos trechos, mas as fitas coloridas indicam bem o caminho correto.

Devido aos desafios técnicos nesta trilha que exigem razoavelmente do físico e psicológico, graduo como uma trilha "Difícil".