Activity

Vale do Póio (Circular Cabriz - Favais)

Download

Trail photos

Photo ofVale do Póio (Circular Cabriz - Favais) Photo ofVale do Póio (Circular Cabriz - Favais) Photo ofVale do Póio (Circular Cabriz - Favais)

Author

Trail stats

Distance
7.93 mi
Elevation gain
2,228 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,228 ft
Max elevation
3,268 ft
TrailRank 
31
Min elevation
3,268 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 24 minutes
Coordinates
3367
Uploaded
September 8, 2023
Recorded
September 2023
Share

near Cabriz, Vila Real (Portugal)

Viewed 32 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofVale do Póio (Circular Cabriz - Favais) Photo ofVale do Póio (Circular Cabriz - Favais) Photo ofVale do Póio (Circular Cabriz - Favais)

Itinerary description

Partida da aldeia de Cabriz, com subida ao longo do leito do Póio até à aproximação à Cascata de Cai d'Alto. Até este ponto, recomenda-se o uso de calçado com boa aderência, devido à necessidade de saltitar e trepar pelas pedras escorregadias do leito do rio. Desaconselha-se totalmente este trajeto com tempo húmido ou após muita queda de chuva.

Com a Cascata de Cai d'Alto à vista, abandonamos o leito do rio e trepamos pelo meio do mato, procurando sempre as zonas com mais pedra e menos fechadas, em direção ao planalto de Favais. A subida é exigente, com forte inclinação (cerca de 30% em grande parte), e longa (cerca de 2 km). Requer muita paciência e perseverança, devido à densidade do mato. Recomenda-se o uso de calças, a não ser que pretenda aproveitar para fazer umas boas esfoliações à base de carqueja e giesta.

Terminada a parte mais dura da subida, entra-se em terreno mais limpo e onde se pode voltar a correr para rapidamente chegar a Favais, onde pode recarregar os bidões de água no tanque comunitário.

O regresso a Favais faz-se mais uma vez, em grande parte, pelo mato (agora mais aberto e corrível), aproveitando os vestígios daquilo que parece ser um caminho de transumância abandonado. Deve-se correr com bastante cautela, devido à irregularidade do piso. No verão, é fácil encontrar-se serpentes, pelo que se deve ter o cuidado de não as pisar.

Comments

    You can or this trail