Travessia Ferradura x Caminho do Sal

Photo ofTravessia Ferradura x Caminho do Sal Photo ofTravessia Ferradura x Caminho do Sal Photo ofTravessia Ferradura x Caminho do Sal

September 2, 2020
September 2020

near Alto Da Serra, São Paulo (Brazil)

Trilha da Ferradura - Extremamente técnica e perigosa em muitos trechos. Pegamos muitos trechos expostos e escorregadios devido à chuva do dia anterior. Não recomendado para iniciantes. Muitas bifurcações que podem confundir. A subida não alivia muito pq qualquer descuido nas pedras pode ser fatal.
Passamos pelas cachoeiras da Tartaruga, dos Grampos, Fumaça, Escondida e Lago Cristal.Encontramos muito lixo nas trilhas (LEVE SEU LIXO EMBORA). Após o trecho de trilha fomos em direção ao Caminho do Sal e depois acessamos por outra trilha a Estrada do Rio Pequeno para enfim terminarmos o treino.
Todo cuidado é pouco nesta trilha, e ela é PROIBIDA. Vá por conta e risco.

• jorgebeer Sep 5, 2020

Fala André! Beleza? Roteiro pauleira esse, hein? Parabéns! Apenas uma correção: onde ta marcado Garganta do Diabo na verdade é o Portal, a entrada "oficial" pro chamado Vale da Morte, isto é, onde se juntam o Rio das Areias (Fumaça), Vermelho (Grampos) e Solvay (Ventos), pra formar o Rio da Onça, que deságua no Rio Mogi. A Garganta do Diabo tá beeem mais pra baixo. Quando você for vai reconhecer imediatamente o porquê desse nome. Além da garganta tem a cachu do Anubis e o Cachoeirão pertinho. Vale a pena conhecer, mas é preciso planejamento, sair cedo e consultar bem a previsão do tempo. Como você bem disse, andar em rio pelas pedras e sem trilha requer técnica e traquejo. E o menos que se quer nessa hora é ser pego, num desfiladeiro bem estreito, por uma tromba dágua súbita. Abração

• Photo of André C Lima
    André C Lima Sep 8, 2020

Fala Jorge, muito obrigado pelo feedback. Sempre confundo o nome deste trecho. Mas vc está correto, ali é o início do Vale da Morte mesmo. As vezes me preocupo com quem tem acesso a estes tracks, pq é um lugar que dispensa aventureiros de primeira viagem!!!

• jorgebeer Sep 8, 2020

Pois é, André! Infelizmente a maior parte dos resgates nessa região da Serra do Mar não é de acidente ou perdidos, é pura falta de planejamento desses aventureiros de primeira viagem. Fulano junta amigos aleatoriamente sem condicionamento e sem preparo em grupo de internet, saem tarde e chegam na cachu metade da tarde. Só que ainda tem a volta, e aí boa parte do grupo ta exausto demais pra retornar e são forçados a passar a noite ali, pedindo "resgate".