Activity

Trail Bem Viver (6ª edição - 2023)

Download

Trail photos

Photo ofTrail Bem Viver (6ª edição - 2023) Photo ofTrail Bem Viver (6ª edição - 2023) Photo ofTrail Bem Viver (6ª edição - 2023)

Author

Trail stats

Distance
9.14 mi
Elevation gain
2,402 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,402 ft
Max elevation
1,543 ft
TrailRank 
34
Min elevation
126 ft
Trail type
Loop
Time
2 hours 44 minutes
Coordinates
2093
Uploaded
May 11, 2023
Recorded
May 2023
Be the first to clap
Share

near Magrelos, Porto (Portugal)

Viewed 69 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofTrail Bem Viver (6ª edição - 2023) Photo ofTrail Bem Viver (6ª edição - 2023) Photo ofTrail Bem Viver (6ª edição - 2023)

Itinerary description

Percurso da sexta edição do Trail Bem Viver (trail curto), realizado a 7 de maio de 2023, com início e chegada no Alto da Forca (em Magrelos). A prova passou por vários caminhos e zonas rurais da freguesia de Bem Viver (no Marco de Canaveses); alguns pontos do percurso foram próximo do rio Douro, mas também em zonas de montanha, passando pelo baloiço do Ladário, de onde se tem uma vista impressionante sobre o rio Tâmega (na zona onde desagua no Douro, junto a Entre-os-Rios), que tem, visto de cima, a forma de uma coração. Parte do percurso coincide com o PR2 do Marco de Canaveses (designado 'Dois Mosteiros, Dois Rios'), que faz a ligação entre o mosteiro de Vila Boa do Bispo e o de Alpendorada através de caminhos pelo meio do monte (com muita pedra solta, bastante mato a precisar de ser desbravado e aparentemente com sinalização em falta, diga-se de passagem).
Este percurso do Trail Bem Viver passa por várias propriedades privadas, logo será muito difícil voltar a fazê-lo numa outra ocasião. Para além disso, alguns pontos do percurso tiveram que ser limpos apenas para que pudesse ser possível passar; por essa razão, esses mesmos caminhos poderão estar intransitáveis várias semanas / meses depois da realização do evento.
O percurso foi variado, com tempo favorável e não teve grande dificuldade técnica; os primeiros 3 quilómetros foram quase sempre a descer em direção ao rio Douro, por vezes através de caminhos estreitos e sinuosos. Depois, cerca de 3 quilómetros de subida (!), inclusive em zonas de bosque com mato cerrado, até chegar à zona do abastecimento (na Quinta Casal da Silva, em Magrelos). Começou, então, uma fase diferente da prova (e, para mim, mais interessante), com cerca de 8 km maioritariamente em trilhos de terra batida, incluindo algumas partes do PR2 MCN (por zonas de vinhas e caminhos rurais em Magrelos e Ariz). A única questão a melhorar é o espaço de partidas e chegadas (que me pareceu apertado para o número de participantes) e o design da T-shirt; não houve medalhas para os participantes, em vez disso foi oferecida uma caneca (questões sem grande importância, acho que no essencial a organização esteve bastante bem).

Comments

    You can or this trail