Pico da Tijuca

December 22, 2021
December 2021

near Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro (Brazil)

A ativação do Pico da Tijuca (PY1/RJ-017), realizada no dia 16/12/21, me permitiu experimentar novamente sensações que nenhum radioamador esquece: o primeiro QSO em uma repetidora, o primeiro DX, o primeiro conteste, o primeiro cartão QSL recebido. Me permitiu também vivenciar o que é mais importante no radioamadorismo: a presença dos outros radioamadores! Após alguns minutos de frustração pela recepção sofrível de um Baofeng UV9R com anteninha de borracha, incapaz de ouvir a maior parte dos colegas que eu sabia que estavam chamando e com os quais eu tinha combinado, comecei a ouvir vários outros colegas radioamadores com os quais eu nunca tinha falado antes! Colegas que me orientaram, que persistiram pacientemente para registrar os contatos, no mais puro espírito do radioamadorismo! Foi difícil segurar a alegria e a empolgação depois disso! Andar um pouco pelo cume para fugir da visada das antenas do Sumaré, seguindo a orientação do PY1TZ, foi fundamental para marcar contatos com as seguintes estações: PY1TZ, PU1KJA, PY1AA, PY1XP, PU1WTW, PY1PDF, PY1TP, PY1NP. Por razões climáticas, a ativação foi decidida às pressas, pois só de madrugada o radar meteorológico do Sumaré indicou uma janela de tempo no meu dia de folga. Na próxima ativação, tentarei divulgar com mais antecedência, mas no fim das contas é sempre a montanha que decide. Também pretendo ativar com uma estação melhor: radio base, antena direcional e bateria, deixando o HT apenas para emergência. Em resumo, foi uma manhã de muita diversão e aprendizado! Agradeço mais uma vez a todos os colegas soteiros, e faço também um agradecimento especial aos seguintes colegas: PY1MNC, PU1KIT, PY1PDF e PY1II, pelos ensinamentos propagados pessoalmente, pelo rádio e pelos vídeos! Forte 73!