Ronda do Alvão

March 24, 2019
March 2019

near Ermelo, Vila Real (Portugal)

Percurso realizado por trail runners mas também apropriado para trekkers. Locais como as Fisgas de Ermelo, o rio Olo, a ribeira de Fervença e o seu vale, os granitos do Arnal, a cascata de Galegos da Serra ou a subida ao Vaqueiro são obrigatórios em qualquer percurso pelo Alvão meridional. Mas o percurso tem mais motivos de interesse, como se pode ver no álbum Facebook (https://www.facebook.com/pg/rondacumessagrados/photos/?tab=album&album_id=2569084806466127), e aconteceu também muito improviso, tornando a experiência única, ainda mais empolgante e dificilmente repetível.

NOTAS:
- entre Fervença e Barreiro o percurso encontra zonas de vegetação densa, onde é necessário ter paciência e tentar seguir o melhor possível a direção certa.
- há alguns segmentos onde se improvisou uma passagem fora dos trilhos, tornando o percurso mais selvagem e interessante (casos do planalto de Lamas de Olo, descida para o Arnal ou subida para o Vaqueiro)
- devido às características do terreno - presença de muito xisto ou granito em vários segmentos -, o percurso é por vezes exigente para as articulações.