Retiro das Pedras: Circuito Forte de Brumadinho/Cachoeira das Ostras.

Photo ofRetiro das Pedras: Circuito Forte de Brumadinho/Cachoeira das Ostras. Photo ofRetiro das Pedras: Circuito Forte de Brumadinho/Cachoeira das Ostras. Photo ofRetiro das Pedras: Circuito Forte de Brumadinho/Cachoeira das Ostras.

July 24, 2021
July 2021

near Retiro das Pedras, Minas Gerais (Brazil)

ATENÇÃO! Trilha técnica com travessia de varamato e córrego. Não ir em época de chuva.

PictographDoor Altitude 4,482 ft

Entrada da trilha preliminar em frente ao bar. Como está proibido estacionar na entrada da trilha principal, precisamos deixar os veículos, se possível, nessa rua ou no bairro. Caminhadinha boa para aquecer, mas tome cuidado com a circulação de bicicletas nesse trecho.

PictographDoor Altitude 4,718 ft

Saída para acessar a trilha principal do outro lado da rua.

Passa um.

Entrada da trilha principal. Siga pelo estradão até a referência da antena. Caso prefira um menor percurso, siga reto negligenciando a rota, pois a trilha reencontrará lá em baixo. Você perderá uma paisagem linda à esquerda caso opte pelo caminho reto.

Entradinha discreta à esquerda após a antena.

Esse desvio proporciona uma visão muito legal à esquerda. Pra quem gosta de paisagem, é uma boa pedida.

Siga à direita até a estrada principal. Continue pelo estradão passando reto pela entrada do mirante e siga a rota. Você conhecerá um singletrekking maravilhoso! Nesse trecho vc atravessará pontes de madeira e tudo mais. A aventura começa daqui a pouco!

Siga à direita! É hora da aventura!

Vire à esquerda.

Vire à direita. Tá ficando bom!!!

Agora começa a subida com pontes de madeira, areal e muito mais. Curta a aventura!

Trilha confusa. Siga a rota e atente-se!

PictographMountain pass Altitude 4,829 ft

Lugar para boas fotos. Aqui você pode observar parte do caminho que te espera. Beba água e lanche, pois a caminhada será longa. Agora começa a brincadeira!

PictographRuins Altitude 4,534 ft

Siga margeando o Forte. Pequena trilha à direita. Tenha cuidado onde pisa, mas não esqueça de olhar para o horizonte. Visão simplesmente fantástica!

Muita atenção! Obstáculos na trilha, espinhos, mata ligeiramente fechada. Siga confiante até a próxima referência. Hora da aventura!

PictographRisk Altitude 3,438 ft

Siga, com muito cuidado, o trajeto. Não há trilha em alguns pontos. Existe chance de você se perder nesse local! Confira se a bateria do celular está ok antes de seguir em frente. Faca na caveira!

Lugar paradisíaco! Considero aqui a metade do caminho. Agora teremos muita subida… prepare as canelas.

Pequeno atalho à direita.

Esse lugar é bastante frequentado. Então prepare-se para se deparar com caixas da JBL disputando altura de som. Muita atenção na trilha margeando o córrego! Siga as marcações amarelas e atente-se para transpor o córrego quando necessário.

Trilhas confusas. Mantenha-se com atenção e siga o trajeto.

Vire à direita. Pessoas distraídas seguirão reto. Cuidado!

Essa é a penúltima subida. Tá chegando! Pra que simplificar? Toca pra cima!