Retiro das Pedras: Circuito 1 Forte de Brumadinho/Cachoeira das Ostras

Photo ofRetiro das Pedras: Circuito 1 Forte de Brumadinho/Cachoeira das Ostras Photo ofRetiro das Pedras: Circuito 1 Forte de Brumadinho/Cachoeira das Ostras Photo ofRetiro das Pedras: Circuito 1 Forte de Brumadinho/Cachoeira das Ostras

July 17, 2021
July 2021

near Retiro das Pedras, Minas Gerais (Brazil)

ATENÇÃO! Não se arrisque nesta trilha. Trilha técnica com travessia de córrego e varamato. Não ir em época de chuva.

PictographDoor Altitude 4,688 ft

Ponto de partida/chegada.

Siga pela estrada principal até o ponto de referência fotografado. Aproveite a linda paisagem! Olhe para direita.

Vire à direita e siga pela estrada principal até o Mirante.

Aproveite para apreciar a paisagem. Veja o Forte de Brumadinho e as trilhas espalhadas pela região.

PictographRuins Altitude 4,537 ft

Entre e aprecie o ambiente calmo e fresco, pois a descida será dura. Após descansar siga a trilha pela lateral direita do forte. Atenção! Direita de quem está de frente para a entrada do forte.

PictographRisk Altitude 3,438 ft

Muita atenção! Siga atentamente o rumo proposto pelo meu trajeto. Você saíra na beira de um córrego. Prepare-se para a aventura! Serão alguns minutos de adrenalina nas trilhas mal definidas.

Essa é uma marca arqueológica de algum primata antigo. Não faça fogueira nas matas! Não cometa esse crime, pois você pode se dar mal.

Momento refrescante. Lugar calmo para lanchar e preparar para a parte dura da caminhada. A parte fácil foi concluída. Agora é a subida! Caso esteja fazendo o caminho contrário, muita atenção a partir de agora, pois a trilha adiante é mal definida.

Lugar onde a maioria das pessoas ficam. Ponto onde há lixo, fogueira, caixas de som da JBR disputando quem toca mais alto. Muitas poses felizes de fotos para o Instagram. Prepare-se para caminhar margeando o córrego. Atenção, pois hora você caminha de um lado, hora do outro.