Pico da Pedra Branca-Subida pelo Vale da Pedra dos Carvalhos.

Photo ofPico da Pedra Branca-Subida pelo Vale da Pedra dos Carvalhos. Photo ofPico da Pedra Branca-Subida pelo Vale da Pedra dos Carvalhos. Photo ofPico da Pedra Branca-Subida pelo Vale da Pedra dos Carvalhos.

November 15, 2017
November 2017

near Rio da Prata, Rio de Janeiro (Brazil)

Subida ao Pico da Pedra Branca partindo da praça do Rio da Prata em Campo Grande-RJ
Partindo da praça há três mais que uma alternativa para se alcançar o cume da PB, Eu fiz uma menos conhecida e mais fácil de se perder, em dois trechos tive que retornar por estar seguindo o caminho errado. Mas fica aí agora o tracklog como reconhecimento da trilha. Esse percurso é o mais curto para se chegar ao topo, tirando o trecho a mais que eu percorri dá pra fazer a subida e a volta com 14 Km, quando que no trecho pelo manga larga daria 18 km e pela estrada das torres 16 km. Contudo não é menos duro, pelo contrário é um trecho bastante exigente no esforço.

A subida foi feita como treino em corrida de montanha, com duração de 2 hs de subida e 1:30 de descida, mais o tempo que fiquei lá no alto apreciando o ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro.

O percurso começa na estrada da Batalha, passando pelo farol da Prata e seguindo pelo trecho da Trilha trans-carioca. Passei pela cascata do engenho e segui até um ponto onde se tem uma entrada a esquerda que sai desta trilha e pega uma estradinha de terra sempre subindo . quando chegar a uma porteira no final dessa estradinha pegar a entrada a direita de uma trilha que geralmente tem um grande movimento de motocross.
Antes de chegar no final da subida dessa trilha entrei a esquerda em outra trilha que logo no início já apresenta uma bela visão do vale do bairro de Campo Grande .
Nesse ponto eu não conhecia, mas achei que seria fácil porque pelo mapa parecia não ter errada para encontrar o outro ponto que também conhecia pela estrada das torres, mas por ser uma trilha pouco movimentada o mato estava bastante alto e escondia a trilha.
A saída dessa trilha se dá em um ponto que intercepta a trilha que eu usei para voltar pelo caminho das torres. Após essa interseção existem algumas marcações em vermelho no tronco das arvores pelo caminho .