Pau da Fome - Pico da Pedra Branca

7 hours one minute
June 8, 2023
June 2023

near Monjolo, Rio de Janeiro (Brazil)

Início às 8h, horário de abertura do Parque. Após alguns metros da portaria, banheiros limpos à esquerda.
Fim do calçamento, inicia-se trilha de subida constante, toda sombreada, floresta com exemplares antigos da bela Figueira, poucos obstáculos naturais por 4km até a Casa Amarela, local que foi sede do Sítio Santa Bárbara, ainda propriedade privada, sob os cuidados do Sr. Manoel Calixto. Apenas uma casa simples onde vive esse senhor muito hospitaleiro. Caso não queira passar por dentro, há caminho à direita.

Após, mais 3,5km de trilha com raízes, bambuzais e algumas árvores caídas, com subida de grau superior à 1a parte.
Poucas bifurcações sem identificação, seguindo o caminho mais limpo, chega-se ao Pico.
O Pico: uma rocha com uma escada de madeira curta, fácil de subir, uma coluna de concreto datada de 1957 de onde é possível avistar parte da cidade do Rio e a Serra dos Órgãos.
Há cachoeiras no percurso, mas não nos abastecemos da água para beber. Boas para banho. Visitamos a Cachoeira do Campo.
Levamos 1,5l e foi suficiente.