Núcleo Pedra Grande com todas as trilhas

Photo ofNúcleo Pedra Grande com todas as trilhas Photo ofNúcleo Pedra Grande com todas as trilhas Photo ofNúcleo Pedra Grande com todas as trilhas

November 11, 2023
November 2023

near Santana, São Paulo (Brazil)

Hoje foi dia de agradecer a Mãe Natureza mais uma vez depois da Prova Alvo, 50k UTCD em Mucugê - Chapada Diamantina.

Foi dia tbm de mapear todo o percurso com os devidos Way Points para quem quiser fazê-las com segurança…sem pressa, parando para marcar os principais pontos, correndo tranquilo leve e contemplando!!!

Sai de casa que tem correndo e a trilha sobe e desce inicia na portaria para o NÚCLEO DA PEDRA GRANDE ou se preferir, pode subir a Serra da Cantareira até a Portaria Águas Claras.

Trilha circular a partir de Santana, com passagem por:
- Horto
- Trilha da Bica
- Trilha do Bugio
- Lago das Carpas (9.8 km)
- Mirante da Pedra Grande (18.1 km)
- Trilha da Samambaia Açu
- Suçuarana
- Aguas Claras

Entrada pelo Horto Florestal

Portaria Núcleo Pedra Grande venda de ingresso

PictographPark Altitude 2,717 ft

Trilha da Bica fica um pouco mais à frente da entrada para trilha da Pedra Grande, tem banheiro e água!!

A trilha da bica é um looping, não tem como se perder…eh uma trilha mais fechada e técnica!!

Na saída da trilha da bica, para a esquerda, vc pode optar em descer mais um pouco, é por trilha ou a direita pelo asfalto, são 3kms de subida íngreme.

Entrada para a trilha da pedra grande, onde passará por um figueira que eu considero o portal que dividi os mundos.

Nesse ponto vc entrar à esquerda e continuar por trilha até a Pedra e Café ou ir reto e seguir pelo asfalto.

Fique atento nessa casinha, pois a trilha continua ao lado dela, tem uma placa de Hidrate se.

Saída da trilha, esquerda Mirante, direita tem a subida para Águas Claras, Lado das Carpas.

PictographPark Altitude 3,422 ft

Esquerda lago das carpas, para chegar lá descida tranquila, a volta a subida e um pouco pesada, mas nada que impeça…direita portaria águas claras e trilha suçuarana.

Lago das carpas

Não tem como errar, essa trilha eh um looping, técnica e tem a entrada para trilha das águas, trilha mais fechada, mas vale o refresco na pequena queda d’água e poças!!!

Portaria Águas Claras, mais próxima do mirante e sem guardador de carros!!!

PictographPark Altitude 3,753 ft

Entrada Águas Claras

Nesse trecho se entrar por Águas Claras, vire à direita para o Mirante da Pedra

Mirante, vale a pena a contemplação da cidade, tem um café com um deck e mesas

• juliperazzolo Mar 10, 2024

Estou treinando com foco em algumas corridas com muitas subidas, e gostaria de fazer esse percurso. Moro bem perto da região, já fui até o Parque da Pedra Grande, mas nunca fiz todas as trilhas de uma vez. Gostaria de entender melhor qual foi a sequência do percurso. Horto Florestal, Parque da Pedra Grande, Trilha da Bica, Trilha do Lago das Carpas, Trilha da Samambaia Açu, Trilha da Suçuarana, Núcleo Águas Claras, Mirante da Pedra Grande e depois o retorno com a descida de volta rumo ao Horto? Foi isso? Não precisa pagar outra entrada no núcleo Águas Claras?

Fabio_Tavares Mar 10, 2024

Olá Juli, um ótimo lugar com trilhas íngremes e técnicas aqui na região.
    Treino sempre lá, pois já saio de casa correndo e da 4,9 kms até o portão Núcleo Pedra Grande.
    Entrada R$ 50,00, mas pode comprar o passaporte, mais vantajoso, no meu caso, que vou sempre.
    Eu sempre dou uma variada no roteiro.
    Esse de ontem fiz o seguinte:
    Passei o portão e peguei a primeira entrada pra subida da Pedra, passou os bancos a direita bem na curva entrar a esquerda, passará por trás da grande figueira, fiz um Looping passando pelo outro lado da figueira sai no asfalto novamente…subi mais um pouco onde tem os banheiros, la preste atenção que tem a entrada para a trilha da bica, que foi a sequência que fiz…entrando nela mais a frente tem uma bifurcação (que tbm eh um looping) tem uma árvore caída um trecho que tem que fazer um vara mato…

Fabio_Tavares Mar 10, 2024

Saindo da trilha da bica, desci para a outra entrada para o núcleo e fiz ele inteira até a pedra cruzando a estrada em alguns pontos…

No final, peguei a direita (asfalto) depois a esquerda sentido lago das carpas, que foi minha sequência…

Fabio_Tavares Mar 10, 2024

Subindo das carpas, entrei a esquerda pra trilha Samanbaia açu onde ao final desse trecho tem uma trifurcação…

Tanto em frente como esquerda eh a mesma trilha um looping, se quer iniciar com subida, aconselho virar à esquerda…e ao final da trilha que se quiser se refrescar tem a descida para as águas, uma queda que da um up para continuar o treino…

Fabio_Tavares Mar 10, 2024

Na saída do looping, pode fazer um pequeno trecho íngreme que chega na portaria Águas Claras, fazer retorno e voltar sentido pedra grande fazendo a trilha de volta…

Da tbm para fazer a volta, tipo um
    Quarteirão, em volta da pedra, eh asfalto, mas com um subida e descida bem legais de fazer.

Veja se entendeu😌

Tem sinalização, mas eh muito falha…mas não rola de perder.😉

Qualquer coisa, pode chamar

Vc pode pagar ou na entrada pelo horto ou por águas claras, são todas interligadas!

• juliperazzolo Mar 11, 2024

Muito obrigada pelas explicações, Fábio! Quero fazer esse percurso completo, em breve. Apesar de ser moradora da região e frequentar o Parque da Cantareira há bastante tempo, só conheço três trilhas - a principal até a Pedra Grande, a do Lago das Carpas e a da Bica. E só fiz correndo a da Pedra Grande. Estava procurando um lugar para treinar para corridas de montanha, e me animei quando vi o percurso que você postou. É um bom percurso para iniciantes em corrida de montanha? Vou fazer uma em setembro na Serra da Bocaina. Só 6km, mas com uma altitude considerável! E eu estou voltando agora aos treinos de subida, mas nunca fiz treinos específicos pra corrida de montanha, em trilhas.

Olá Juli
    Tem trechos fáceis e trechos mais técnicos…
    Se vc mora em santana, sabe que temos muuuuuitas subidas bem íngremes!!!
    - Subida do quartel CPOR pela calçada lado direito tem vários obstáculos
    - Subida da rua que da no Mercado Pastorinho tbm pela calçada lado direito

Fabio_Tavares Mar 11, 2024

Rua Potins pela calçada lado direito íngreme e com obstáculos

Tem um ladeira travessa da rua Voluntários que sai em frente a uma funerária a padaria Century, punk tbm!!!

Fabio_Tavares Mar 11, 2024

Aqui em Santana o que não falta são ladeiras íngremes e com vaaaaarios obstáculos nas calçadas até melhores que da trilha, pois nossa cidade está uma calamidade no quesito conservação, mas para nós até que eh bom para treinar!!!

Qualquer coisa ou dúvida eh só chamar!!

• juliperazzolo Mar 11, 2024

Na verdade eu moro quase do lado do Horto, 5 minutos de caminhada. Mas conheço bem as subidas de Santana, sim, minha vó morou quase a vida toda lá, e sei o grau de sofrimento que elas impõem! rsrsrs Valeu pela lembrança, vou me programar pra fazer pelo menos um treino por lá, também :-P