Lapinha da Serra - Cachoeira Bicame

Photo ofLapinha da Serra - Cachoeira Bicame Photo ofLapinha da Serra - Cachoeira Bicame Photo ofLapinha da Serra - Cachoeira Bicame

September 25, 2021
September 2021

near Lapinha da Serra, Minas Gerais (Brazil)

IMPORTANTE: Esta trilha é paga. Para entrar na área que da acesso à cachoeira do Bicame, é necessário comprar um passe de 55,00 reais. Você pode compra-lo via e-mail ou telefone com a Carol 31991566276. Só pode entrar 30 pessoas por dia, então se for mais tarde, corre o risco. Como no dia eu não sabia, tive que esperar na portaria para comprar na hora, mas corre o risco de dar errado. Em geral os funcionários são ótimas pessoas.

Lapinha da Serra - Trilha fácil, sem muitos picos. Metade estrada, metade single track. Paisagem maravilhosa saindo cedo pra ver a neblina contornar a serra. A cachoeira é incrível. No fim, subimos pela margem da cachoeira pra dar a volta, entre km 15 e 18. Não aconselho, pois tivemos que "varar pasto" por falta de trilha.

Enfim, uma das melhores trilhas que fiz.

História:

Lapinha da serra, assim como Santana do Riacho, foi criada para servir como ponto de apoio aos tropeiros que faziam este percurso antes da explosão da exploração do diamante. Os primeiros colonizadores de Santana do Riacho construíram uma capela em outubro de 1759 ao redor da qual a população foi se instalando. A partir de 1836, com o nome de Riacho Fundo, foi incorporado como distrito por diferentes cidades: Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Santa Luzia e Jaboticatubas.

Em dezembro de 1962, com a esperada emancipação, Riacho Fundo passou a se chamar Santana do Riacho. Esta região começou a se desenvolver ainda no século XVIII, desbravada por bandeirantes.

A partir do século seguinte, os tropeiros trataram de interligar as áreas povoadas através do comércio, transportando cachaça, rapadura, farinha etc, em lombos de burro. Existem muitas histórias sobre a Lapinha na versão de seus antigos moradores, embora muitas delas tenham se perdido. Uma dessas versões conta que a Lapinha foi fundada por apenas três famílias que trabalhavam em fazendas da região, no início do século passado.

Até hoje, quase todos os moradores possuem um grau de parentesco, gerando uma série de casamentos consangüíneos e levando alguns moradores a procurar maridos e esposas fora da vila.

• Photo of Tiago Magalhães Silva
    Tiago Magalhães Silva Oct 24, 2021

O amigo, boa noite. Sabe dizer se é possível acampar selvagem em algum local nessa região? Mesmo que a gente converse com administração do parque ou coisa do tipo?
    Estamos querendo fazer um pedal de BH até a região da serra do cipó, acampar selvagem, e retornar no segundo dia! Seriam só eu e mais um amigo! Nada de turma grande... Nem bagunça!

• Photo of @guerranutri
    @guerranutri Oct 25, 2021

Boa noite meu amigo. Nesse trecho que eu fiz não é permitido, mas em Lapinha da Serra acho que você consegue no pico. Procure no Wiki um percurso que chama 10 picos da Lapinha que lá tem. Qualquer coisa chama aqui 31992452863