Farinha Seca Real Ataque c Circular Graciosa / Morretes

Photo ofFarinha Seca Real Ataque c Circular Graciosa / Morretes Photo ofFarinha Seca Real Ataque c Circular Graciosa / Morretes Photo ofFarinha Seca Real Ataque c Circular Graciosa / Morretes

Experts only
one day 7 hours 33 minutes
September 24, 2023
September 2023

near Marques, Paraná (Brazil)

Farinha Seca Real Ataque c Circular Graciosa / Morretes. Início dia 23/09 as 6:30 am estacionamento da Chácara do Macuco, seguimos estrada da Prainha até entrada da trilha Caminho do Itupava. Chegamos no Santuário de Nossa Senhora do Cadeado onde fizemos uma parada rápida para tirar algumas fotografias do Conjunto Marumbi, pagamos o caminho percorrendo por 2km pela estrada de Ferro Curitiba/Paguá, passando por 3 Túneis e duas pontes de ferro, tbem neste trecho pudemos apreciar uma bela vista do Pico do Diabo, do Salto do Inferno e da Garganta do Diabo, chegando na estação Véu de Noiva, aproveitamos para tomar um café no canteiro de Obras da Rumo, iniciamos então a subida da trilha nova ( Circuito Ultra / Balança/ Véu de noiva) que leva até o Cume Coroados, antes passamos por um paredão de Rocha, do Coroados, seguimos ao Cume do Morro do Ultra cota 1073 m, nome este em homenagem a Equipe q abriu este segmento de Trilha na Farinha Seca, do Ultra passamos pelo Salto Rui Barbosa, mais uma parada para hidratação e comida, num trecho curto atingimos o Rio Nundiaquara de cima que abastece o Salto Rui Barbosa, na saída do Rio Nundiaquara encontramos dificuldade para achar a marcação c fitas da trilha, depois de alguns perdidos, voltamos p trilha e fomos em direção do Campo dos Ciprianos, neste ponto é possível atacar os seguinte cumes ( Isolado; Sem Nome e Avalanche) na parte atrás do Avalanche temos o Campo do Galápagos, não atacamos nenhum destes pontos referidos anteriormente, seguimos a trilha até Bifurcação do Balança, antes passamos pelo Rio Imortal, tbem um trecho com dificuldade de achar a trilha , poucas fitas de marcação. Bifurcação do Balança pegamos à esquerda p seguir nosso objetivo em direção ao Mojuel, passamos pelos Cumes do Jurupêaçu e Jurupêmirim, e tbem o Cume do Mojuel na Cora 1173m, uma saída à esquerda do Mojuel leva até o Cume do Pico Pelado, mas nós seguimos direto, neste trecho apesar de bastante extenso , não tivemos dificuldades nenhuma de navegação, bem sinalizado a trilha, após essa longa caminhada atingimos o Cume do Morro dos Macacos e o Cume do Farinha Seca, este precisa de uma saída à direita da trilha e seguir uma pequena distância para atingir seu Cume. Seguindo a trilha agora em direção ao Polegar, passamos pelos Cumes do Tapapui, um longo trecho via Rio c bastante pedras e a água não atrapalha a caminhada, final do Rio passamos pelo Cume do Taquaril, depois Cume do Esporão do Vita, tbem com um pequeno trecho c saída à esquerda da trilha p atingir seu Cume. Próximo Cume a atingir foi o Casfrei, outro trecho longo e com uma subida íngreme para chegar até a caixa de Cume do Polegar ( obs. Na travessia da Farinha Seca, somente duas Montahnas/ Pico tem caixa com Caderno de Cume; o Polegar e o Morro do Sete q está mais à frente depois do Morro Mãe Catira), a chegada ao Cune do Polegar foi as 4:07 do dia 24 já no Domingo, iniciamos então a longa descida da rampa do Polegar até chegar na Bifurcação para a trilha que leva ao Mãe Catira e Morro do Sete, seguimos à esquerda e fomos direto para a Chácara do Garbens, que para nossa tristeza encontra-se abandonado, somente um Dog estava lá, deixamos um pouco de comida p ele, e acessamos o Trecho Histórico da Estrada da Graciosa as 6:00 hs, tocamos até o 1º Mirante da Serra Eng Lacerda onde paramos para nos limpar um pouco e hidratação, agora iríamos iniciar mais 22 km de corrida pela Estrada da Graciosa até chegar na Chácara do Macuco pegar o Carro. A descida da Serra foi bem até a parada Mãe Catira, apesar do calor de mais de 30C que estava no dia com sensação térmica próximo de 40C. Apartir da Parada Recanto Mãe Catira até São João da Graciosa, asfalto pegando fogo e sem árvores para refrescar, consegui correr até este ponto, de São João da Graciosa até a Ponte do Rio Nundiaquara são 7 Km, feito entre caminhada e trote, chegando na Ponte do Rio Nundiaquara saída a direita para acessar a Estrada da Prainha mais 4Km para chegar no Macuco. A partir deste ponto a dificuldade maior foi enfrentar a dor nos pés, devido a machucados causados ainda na trilha da Serra por conta do calor excessivo e umidade, produziram muito sal no corpo, o que acelerou o aparecimento de queimaduras provocados pela bolhas na pele, principalmente sola do pé e ponta dos dedos. Chegada na Chácara do Macuco as 11:37 am. Pegamos o carro e tocamos p Curitiba via BR 277, depois de 30 horas de atividades ininterruptas.

PictographBridge Altitude 95 ft

PictographCar park Altitude 285 ft

• Photo of WSAlexandre
    WSAlexandre Sep 27, 2023

Parabéns Itamar, incrível relato.