Activity

Estrada Velha de Santos - Caminhos do Mar

Download

Trail photos

Photo ofEstrada Velha de Santos - Caminhos do Mar Photo ofEstrada Velha de Santos - Caminhos do Mar Photo ofEstrada Velha de Santos - Caminhos do Mar

Author

Trail stats

Distance
5.57 mi
Elevation gain
1,670 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,670 ft
Max elevation
2,440 ft
TrailRank 
54
Min elevation
1,403 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours one minute
Time
2 hours 22 minutes
Coordinates
1344
Uploaded
May 16, 2021
Recorded
May 2021
Be the first to clap
Share

near Rio Pequeno, São Paulo (Brazil)

Viewed 501 times, downloaded 5 times

Trail photos

Photo ofEstrada Velha de Santos - Caminhos do Mar Photo ofEstrada Velha de Santos - Caminhos do Mar Photo ofEstrada Velha de Santos - Caminhos do Mar

Itinerary description

Fizemos com a Guerreiros Trail um trail running pela Estrada Velha de Santos, a primeira ligação entre o litoral e a capital, e a primeira rodovia pavimentada da América Latina. Diversos #monumentos e #mirantes que contam um pouco de nossa #história.

Retornamos pela Calçada do Lorena, que é o trecho original da estrada e que antes se chamava Estrada da Maioridade, e por onde Dom Pedro I subiu a serra para proclamar nossa independência!

Veja o vídeo em nosso canal: https://youtu.be/VlgOB9RwxoU

Inscreva-se no Endorfinados: http://youtube.com/endorfinados?sub_confirmation=1

View more external

Waypoints

PictographInformation point Altitude 2,408 ft
Photo ofCasa de Visitas do Alto da Serra e Centro de Apoio ao Visitante Photo ofCasa de Visitas do Alto da Serra e Centro de Apoio ao Visitante Photo ofCasa de Visitas do Alto da Serra e Centro de Apoio ao Visitante

Casa de Visitas do Alto da Serra e Centro de Apoio ao Visitante

Construída em 1926, era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão, atual Henry Borden. Atualmente a casa é um centro de apoio ao visitante e abriga exposição sobre a Usina Henry Borden.

PictographMonument Altitude 2,341 ft
Photo ofPouso Paranapiacaba Photo ofPouso Paranapiacaba

Pouso Paranapiacaba

Edifício-monumento que traduzido da língua tupi, "Paranapiacaba" quer dizer "Lugar do qual se vê o mar". Em dias limpos e sem neblina (situação difícil de se encontrar na serra), realmente dá para se ver o mar, bem longe. Fica bem no alto da serra antes de começar as grandes curvas, mas já na descida da serra. Era usada como parada para os carros descansarem após a subida ou se prepararem para a descida. Contava inclusive com uma bica para fornecer água para os radiadores dos carros.

PictographRuins Altitude 2,259 ft
Photo ofRuinas

Ruinas

As ruínas dessa casa na Serra passam despercebida por alguns grupos de visitantes, mas a pequena trilha de alguns passos, que leva a essa antiga estrutura de pedra, vale a pena ser percorrida. A casa foi construída nos anos 1920 e abrigava os trabalhadores durante a construção dos monumentos e da estrada. Hoje só restaram as antigas paredes de pedra e uma chaminé.

PictographPanorama Altitude 2,172 ft
Photo ofMirante Curva do Uau Photo ofMirante Curva do Uau

Mirante Curva do Uau

No caminho entre cada um dos monumentos históricos, ficam atrações não construídas pelo homem e que são tão belas quanto as já citadas. A ‘Curva do Uau’, por exemplo, é um mirante de onde dá para ver toda a Baixada Santista.

PictographPanorama Altitude 2,049 ft
Photo ofDutos da Usina Henry Borden Photo ofDutos da Usina Henry Borden

Dutos da Usina Henry Borden

O cruzamento da trilha com os oito tubos gigantes que atravessam a Serra do Mar de cima a baixo, são um dos pontos mais inusitados do trajeto dos Caminhos do Mar. Eles são responsáveis pelo transporte de água da represa lá no planalto até a Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão, uma das mais antigas do Brasil. Se de dia eles já chamam muito a atenção de quem passa pelas estradas da serra, à noite eles parecem um colar de pérolas iluminado, no meio da Mata Atlântica.

PictographMonument Altitude 1,792 ft
Photo ofBelvedere Circular Photo ofBelvedere Circular

Belvedere Circular

Marca o primeiro encontro da Calçada do Lorena com a estrada (ao todo são duas intersecções). Realmente apresenta uma forma circular. A Calçada do Lorena normalmente é usada a partir deste ponto em excursões para o polo ecoturístico, que se faz a pé, sendo que os turistas entram pela calçada neste ponto e saem no próximo encontro com a estrada.

PictographMonument Altitude 1,551 ft
Photo ofRancho da Maioridade Photo ofRancho da Maioridade

Rancho da Maioridade

Edifício-monumento feito para servir de descanso aos turistas, assim como o Pouso Paranapiacaba, ganhou esta nome em homenagem à Estrada da Maioridade. Neste ponto, também havia uma bica para pôr água nos radiadores e para as pessoas beberem. Inicialmente abrigava uma garagem, oficina para consertos de automóveis e acomodação para eventual pernoite. Edifício construído em 1922.

PictographMonument Altitude 1,435 ft
Photo ofPadrão do Lorena Photo ofPadrão do Lorena Photo ofPadrão do Lorena

Padrão do Lorena

Marca o segundo encontro entre a Calçada do Lorena e o Caminho do Mar. Relaciona-se com o tráfego de mulas pela Calçada do Lorena, em grande parte para escoamento da produção de açúcar do interior paulista. Ponto médio do traçado da Calçada do Lorena na Serra do Mar, contém as placas de inauguração dessa estrada em homenagem a Lorena, redescobertas pelo próprio Washington Luís. O trecho em frente a esse monumento foi preservado com macadame.

PictographMonument Altitude 2,454 ft
Photo ofMonumento do Pico Photo ofMonumento do Pico

Monumento do Pico

No ponto mais alto da Calçada do Lorena e local primitivo de seu marco de inauguração, do qual só restou a lápide inserida no Padrão do Lorena. Do local é possível ter uma espetacular vista da Baixada Santista e do mar.

Comments

    You can or this trail