VN GAIA - MARCO ZERO N2

September 4, 2022
September 2022

near Mafamude, Porto (Portugal)

Cada viagem nos ensina alguma coisa, desde que paremos para refletir e colóquenos essas reflexões no papel.

Essa viagem fiz sozinho pois quero me acostumar a viajar só. Essa opção é interessante pois faz as coisas no seu ritmo, da sua maneira e nos seus tempos.

Estar acompanhado por outros amigos implicar, primeiro, um ajuste nas agendas - o que muitas vezes se mostra complicado.

Segundo, ha que ter uma sintonia no destino e nas paradas, ou seja, os gostos tem que ser semelhantes (mesmo que seja só para a viagem em questão).

Terceiro, ambos tem que estar com a mesma capacidade financeira disponível para gastar na viagem. Isso implica que tem condições de comer no mesmo lugar, que podem abastecer no mesmo lugar, que podem dormir no mesmo local e etc.

Quarto, há que haver Harmonía no ritmo da tocada na viagem e nas necesidades de paradas para descansar. Uns querem andar mar rápido, outros precisam de mais paradas para “esticar as pernas”, a depender uns querem ir rápido pelas autoestradas enquanto outros querem pegar as nacionais e deitar nas curvas.

Quinto, e não menos importante, a que se pensar que quem viaja junto vai conviver e a convivência é sempre um factor que pode adocicar ou amargar a viajem. Daí que é importante ter espaços onde cada qual possa fazer a coisa da sua maneira sem incomodar o outro, como marcar check-points para reagrupar na estrada para que entre os pontos cada um possa, se quiser, fazer ao seu ritmo. As dormidas, se houver, devem procurar o mais possível ser em quartos separados pois é importante se reservar esse espaço e evitar zonas de conflito, pois um vai querer a melhor cama, o outro ronca, aquele peida, esse acorda de noite para mijar e ascende a luz e dá descarga, aquele acorda muito cedo e por aí vai. Ademais, é importante que haja afinidade entre os viajantes. Daí que é bom, por exemplo, um jantar antes da viajem para todos se conhecerem - se for um grupo que não convive.

Enfim, ao menos esses cinco pontos tem que estar de acordo para que se saia em grupo - se não houver mais pontos que acabei esquecendo de colocar aqui. Por isso, viajar só é uma alternativa excelente para quem é inquieto e gosta de estar sempre conhecendo novos lugares.

Porém, viajar com amigos tem a sua vantagem, sem dúvidas. Daí, um solução é o “inquieto” que quer juntar os amigos, mas que ao mesmo tempo quer que as coisas saiam a sua maneira, planear a viagem e, então, propor para quem quiser aderir, deixando uma margem para que se não aparecer ninguém, ele vá sozinho.

Uma coisa que não se precisa imaginar é que viajar sozinho implicar em estar só. Neste viajem eu falei e conheci mais gente do que em 7 dias de viagem pela N2 com meus amigos C Xavier e J Saramago.

Em Vila Real conhecia a Filipa da Casa Lapao e la o Ricardo que é dono de um empresa de turismo pelo rio Douro, que me deu o seu cartão.

Em Chaves fiquei prosear com o António do bar Kilómetro Zero, que ficou me conta do a história da N2 e me mostrou um livro que eu não conhecia e que acabei comprando.

Enfim, viajar sozinho pode ser, inclusive, um excelente oportunidade para conhecer gente nova.

5.52 litros Efitec 98, 11,39€

Local onde tomei meu pequeno almoço.

Casa Lapao

Onde comi pela primeira vez um corvilhete, salgado típico de Vila Real

Tem uma empresa de passeio pelo Douro

Cheguei!! Ufa, só Deus sabe como esse caminho foi longo. Foi difícil suportar até aqui, mas cheguei. E quero ir mais. Muito mais, para aonde nunca deveria ter deixado de ir e ser, porém as coisas foram como foram e ainda resta tempo, não muito mas resta. Então, em frente e partir!!!