Photo ofTrilha dos Búfalos x Cachoeira dos Pretos x Pedra de São Domingos x Pedra da Balança x Piranguçu x Pedra São Francisco Photo ofTrilha dos Búfalos x Cachoeira dos Pretos x Pedra de São Domingos x Pedra da Balança x Piranguçu x Pedra São Francisco Photo ofTrilha dos Búfalos x Cachoeira dos Pretos x Pedra de São Domingos x Pedra da Balança x Piranguçu x Pedra São Francisco

2 days 7 hours 8 minutes
April 23, 2023
April 2023

•   3.7 1 review

near Bairro Vila Suiça, São Paulo (Brazil)

Track completo passa pela Trilha dos Búfalos, Cachoeira dos Pretos, Pedra de São Domingos, Pedra do Jair, Cachoeira do Simão, Serra da Pedra da Balança, Serra da Luminosa, Represa de São Bernardo, Rampa de Vôo Livre Piranguçu, Cachoeira São Bernardo, Caminhos Rurais por Campos do Jordão, Mirante da Pedra São Francisco encerrando em São Francisco Xavier. Percurso realizado em 3 dias. O início se dá em Mogi das Cruzes, pegando parte da rota da Luz, roteiro 90% off, os trechos on-road são de interligação entre as estradas. Recomenda-se fazer o track no sentido em que foi traçado devido a dificuldade de alguns trechos que recomenda-se fazer descendo. Primeiro trecho ruim é a trilha dos Búfalos, muitas erosões, pedras soltas e atoleiros. A subida da Pedra de São Domingos tem calçamento nos trechos mais íngremes o que facilita o trajeto, cuidado apenas com o transito de veículos que pode atrapalhar o fluxo. Serra da Balança tinha muitas pedras soltas e algumas erosões profundas em alguns trechos, não recomendado fazer na chuva, trecho bastante íngreme, tomar cuidado com os jipes no sentido oposto, devido ao pouco espaço pode ficar difícil caso apareça um carro. O trecho após a Serra da Pedra da Balança estava bastante ruim também com muitas pedras e atoleiros. A Serra de Piranguçu (ou Serra São Bernardo) é muito íngreme, controlar a descida para a moto não pegar embalo, quando passamos tinham acabado de passar a máquina na estrada então tinha muita terra remexida, pedras e estava bastante escorregadio. Nos caminhos rurais pegamos um trecho bastante ruim dentro de uma propriedade particular, tem uma placa na entrada onde indica que é proibido ultrapassar, porém como estava aberta seguimos, a estrada de chão vai até determinado ponto, seguindo a trilha percebe-se que não é utilizada há muito tempo, o trecho está bastante maltratado pelo abandono e pelas chuvas da época, mas ainda é possível passar. Não recomendamos fazer esse trajeto na chuva, ou após longos períodos de chuva.

Estação Luis Carlos - Trecho do Caminho da Luz

PictographRisk Altitude 2,180 ft

Leia descrição, ponto crítico.

PictographRisk Altitude 2,934 ft

PictographCampsite Altitude 2,816 ft

Camping 40 reais por pessoa.

PictographMountain pass Altitude 5,116 ft

Apenas 4x4 ou veículos especiais

Serra de Piranguçu

• Photo of fabio off road
    fabio off road Jun 16, 2023

O pior trecho é a Trilha dos Búfalos, principalmente se estiver sozinho, tem muitas subidas com erosões, pedras soltas etc.