Photo ofTrack Ferreira do Zezere Castelo de Bode Ourem (Seguindo o trilho junto á A13) Versão 2 Photo ofTrack Ferreira do Zezere Castelo de Bode Ourem (Seguindo o trilho junto á A13) Versão 2 Photo ofTrack Ferreira do Zezere Castelo de Bode Ourem (Seguindo o trilho junto á A13) Versão 2

February 18, 2020
February 2020

near Ferreira do Zêzere, Santarém (Portugal)

3º versão do track Ferreira do Zezere Castelo de Bode Ourem. Este já passa bastante longe da Barragem do Castelo de Bode.

Nesta versão foi tido em conta ainda maior facilidade do track para ser ainda mais acessível a todos os pilotos e motas.

As alternativas representadas pelos waypoints são em relação ao track Original https://pt.wikiloc.com/trilhas-moto-trail/track-ferreira-do-zezere-castelo-de-bode-ourem-33256491 feito precisamente há um ano atrás

Este track foi também feito para experimentar a nova (nas minhas mãos) máquina. Por isso algumas das fotos ainda são retiradas das outras duas versões e com a minha velhinha KXF que deixou saudades

O track não é difícil, apenas com algumas excepções e existem alternativas em outros tracks carregados na minha página.

70% Track (estradão, trilho)
30% Alcatrão

Esta parte do track está cada vez mais a ser conquistada pela natureza mas por enquanto ainda é transitável

PictographRisk Altitude 0 ft

Track Díficil

Na ultima vez que esta parte foi tentada havia trabalhos florestais a decorrer no terreno e não foi possível passar aqui. Agora já existe o trilho mas ainda está bem usado pelas máquinas o que torna esta pequena descida relativamente difícil

Panorâmico

Para chegar a este ponto foi difícil e com uma bigtrail é bastante complicado. Mas o ponto de regresso é onde começa o desvio a partir do track

PictographLake Altitude 0 ft
Photo ofParque de Merendas da Albufeira do Carril Photo ofParque de Merendas da Albufeira do Carril Photo ofParque de Merendas da Albufeira do Carril

Parque de Merendas da Albufeira do Carril

Bom ponto de paragem

Ponte Romana

Local bonito para um pic-nic. Fotos retiradas do https://www.wikiloc.com/trail-bike-trails/track-fzz-barragem-do-carril-nabao-42690568

Propriedade/Acesso Privado?

Nesta zona, apesar de já ter passado aqui várias vezes, encontrei um casal com um bebé uma pessoa mais idosa (Possivelmente a avó da criança). Insistiram que eu parasse para falar. Disseram-me que aquela zona era propriedade privada e que não podia ali passar. Aquele estradão está aberto, não tem qualquer cancela e segue depois de um túnel por baixo da A13. A outra opção é por Santa Cita, sempre por alcatrão mas uma distância semelhante. Deixo ao critério de cada um.

Ruinas que aparenta ser de uma antiga igreja, não encontro nenhuma referência de que igreja era esta. Fotos e texto retirado de: https://www.wikiloc.com/trail-bike-trails/track-ferreira-do-zezere-castelo-de-bode-ourem-seguindo-o-trilho-junto-a-a13-35851865

PictographRisk Altitude 0 ft

Subida/Inicio do Track de TT

Subida íngreme que poderá ser complicada para principiantes

Escapatória ao Track de TT-2

Escapatória 2 que evita as subidas íngremes, mas durante o inverno poderá também ser complicada devído aos trabalhos agrícolas na zona.

Escapatória ao Track de TT - 3

Escapatória mais fácil pela localidade de Marmeleiro. Apanha menos de 1 km de alcatrão

Alternativa ao Track até Cem Soldos

Não foi uma grande alternativa visto que apanhei quase 2 km de alcatrão

Descida para o Vale

Parte do track feita para regressar ao trilho original.

Track de Enduro

Uma pista de Super-Enduro que parecia ter tido alguma prova na semana anterior ou então estava para ser realizada.

PictographTunnel Altitude 0 ft

Tunel por Baixo do Caminho de Ferro

Passar para outro lado virar no primeiro trilho á direita

Recomeço do Track

Escapatória ao trilho de XC

2º Trilho de BTT XC

Escapatória ao 2º Trilho de XC

Panorâmico

PictographBridge Altitude 0 ft

Ponte Estreita

Ponte estreita. No caso de um 4x4 existe uma escapatório uns 100 metros á frente