Southwest Coastline by @TerraPirata - Comporta - Vila de Sagres

Photo ofSouthwest Coastline by @TerraPirata - Comporta - Vila de Sagres Photo ofSouthwest Coastline by @TerraPirata - Comporta - Vila de Sagres Photo ofSouthwest Coastline by @TerraPirata - Comporta - Vila de Sagres

Experts only
5 days 14 hours 24 minutes
February 26, 2023
February 2023

near Comporta, Distrito de Setúbal (Portugal)

Passeio off-road pela Costa Vicentina baseado no Track do TerraPirata - SouthWest Coast Line.

O Track é muito exigente e com muitas partes em areia solta, principalmente na parte do gasoduto.

Além da área acima referida, também na zona antes e depois de Porto Côvo, aonde passamos por várias zonas de areia.

O percurso é espectacular e vale muito a pena fazerem, mesmo tendo em conta a dificuldade do mesmo.

Atenção que no percurso por detrás de Aljezur, o track atual está a cruzar um condomínio / Turismo de Habitação que está a ser construído. Apesar de já lá estar a placa de proibição de entrada, ainda nos foi possível passarmos, mas muito em breve é possível que seja mesmo fechado.

Nós só conseguimos fazer o percurso fora de estrada até à Praia do Amado, depois seguimos por estrada até Sagres porque já eram 18h30 e tinha anoitecido.

A dormida foi na Casa Azul, em Sagres.
O quarto Twin custou 75 € com um excelente pequeno almoço.
Recomendo vivamente este local pelas condições e serviço prestado.

No dia seguinte saímos pelas 09h30 e fizemos o Track fora de estrada até a Vila do Bispo.
A 1a parte do track segue por serra a norte de Bensafrim e em direção a leste até chegar à zona de Odiáxere onde percorre em direção a Monchique

Atenção que antes de Odiáxere o track vai dar a uma quinta que está fechada com um portão com cadeado.
Tivemos que descer à N125 para depois apanhar o track um pouco mais à frente.

A partir daqui vamos dar a Monchique e entramos em serra com algum calhau e muitas subidas e descidas.

Confesso que, apesar da 1a parte do track deste dia, ter umas paisagens bem bonitas e muito interessantes, achei um pouco chato e maçador porque cruza algumas aldeias e obriga-nos a passar em algumas estradas de alcatrão.
Mesmo a parte que se faz a Serra de Monchique, e dado que já fiz o mesmo percurso algumas vezes, acho um pouco chato e exigente.

A partir da Barragem de Sta. Clara, os caminhos são espetaculares com paisagens brutais de um Alentejo diferente praticamente até Colos perto do Cercal.

Em determinada altura entramos em uns estradões que nos levam praticamente até Grândola.

Para finalizar e para despedida o percurso ainda nos dá um "cheirinho" da Serra de Grândola.

Excelente!

Uma vez mais relembro, Respeitem o locais por onde passam e tenham em atenção o tráfego que por vezes e quando menos esperamos aparecem de frente. É incrível, mas quando menos esperamos aparece sempre alguém. Aconteceu connosco já depois de Aljezur quando no meio do nada surgiu-nos um camião de frente. Foi um susto!!!

Para além destas surpresas inesperadas, o track passa por algumas herdades com gado a pastar, quintas e pequenos campos agrícolas onde nos cruzamos com algumas pessoas.

Fizemos o track em Fevereiro de 2023.

Este track foi retirado do blogue TerraPirata.com, com algumas alterações feitas por nós no momento e para o terem atualizado, devem de retirar o percurso de GPS de lá (TerraPirata).

O track foi feito em Fevereiro de 2023 e fizemos cerca de 650 kms em 2 dias.